A atriz Marilyn Monroe, além de ser conhecida por sua beleza e talento no cinema, também era uma leitora ávida, com uma coleção pessoal de mais de 400 livros. Entre clássicos da literatura mundial, a sua biblioteca foi leiloada em 1999, juntamente com outros pertences da atriz, para beneficiar a instituição beneficente Literary Partners.
Confira abaixo os 10 livros:
1. Ulysses – James Joyce
Considerado o grande romance do século XX, esta obra apresenta Leopold Bloom ao leitor – um personagem vibrante que sai para suas atividades diárias e retorna à noite para casa. Assim como Ulisses Homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento onde Molly, sua esposa o espera.
2. Madame Bovary – Gustave Flaubert
Este clássico apresenta Emma Bovary – uma mulher sonhadora que busca aventura e satisfação fora do casamento infeliz com o médico Charles. Com um desfecho trágico, a obra marcou presença na lista dos maiores clássicos da literatura mundial.
3. Adeus às Armas – Ernest Hemingway
Este romance norte-americano é considerado um dos melhores sobre amor em tempos de guerra. Ambientado na Primeira Guerra Mundial, apresenta um enredo com vários pontos em comum com a biografia do escritor.
4. O Agente Secreto – Joseph Conrad
Esta obra de espionagem ambientada no cenário urbano de Londres do início do século XX é cheia de reviravoltas dramáticas e uma boa dose de humor.
5. Suave é a Noite – F. Scott Fitzgerald
Narrando a história de Dick Diver, um jovem psiquiatra que se casa com a rica Nicole Warren, este romance foi inspirado por fatos da vida do próprio autor e sua esposa, Zelda, enquanto curtiam os verões no sul da França.
6. Homem Invisível – Ralph Ellison
A obra narra a história de um jovem negro que sai do sul racista dos Estados Unidos e vai para o Harlem, em Nova York, nos primeiros anos do século XX. Invisível para brancos racistas e também para negros, o protagonista conhece um mundo muito diferente daquele que idealizara.
7. O Vermelho e o Negro – Stendhal
A principal obra de Stendhal conta a história de Julien Sorel, um jovem talentoso que sai de sua origem provinciana para circular entre as altas esferas da sociedade parisiense em meio ao convulsivo período francês dos anos 1830. Ricas descrições transformam essa clássica narrativa em uma experiencia gastronômica para o paladar literário.
8. Guerra e Paz – Liev Tolstói
Considerada obra-prima deste incrível autor, Guerra e Paz acompanha cinco famílias russas entre o período de 1805 a 1820, narrando a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto sobre a vida de centenas de personagens.
9. A Queda – Albert Camus
Um advogado francês vive em um vazio existencial e deseja se livrar da culpa que sente desde que presenciou uma mulher se matando no Rio Sena e não tentou salvá-la.
10. On The Road – Jack Kerouac
Sal Paradise, um escritor-amador em Nova Jersey, conhece um andarilho chamado Dean Moriarty, cujas personalidades destintas os unem no objetivo comum de atravessar o país através da Rota 66.
A biblioteca pessoal de Marilyn Monroe deixou para trás uma grande coletânea de obras clássicas que continuam fascinando leitores até hoje. Certamente, ela não apenas se enriqueceu literariamente, mas inspirou muitos outros a fazerem o mesmo.
1 comentário
Olá!! Melhores livros sobre Saúde Mental vocês tem??