Pesquisadora lança livro sobre a história e importância do bordado na cultura brasileira

Belo Horizonte, 22 de setembro de 2023 – A pesquisadora e professora Maria do Carmo Guimarães Pereira afirma que o bordado é uma arte que merece reconhecimento. E para contribuir com uma visão que destaque o valor artístico, cultural e patrimonial do bordado, ela está lançando um livro chamado “Bordado – Sua História I Seus Silêncios” na Livraria da Rua na Savassi no próximo sábado (24).

O livro preenche uma lacuna no mercado brasileiro ao apresentar a história, o desenvolvimento e a importância do bordado na cultura brasileira. Para produzir essa obra, Maria do Carmo voltou à universidade para estudar história. A obra traz fotografias, imagens e referências bibliográficas amplas para pesquisadores, estudantes, profissionais da moda e historiadores.

Maria do Carmo decidiu escrever esse livro como forma de deixar documentada toda a sua pesquisa e dedicação ao ofício do bordado: “Queria deixar o meu legado, deixar registrado toda a minha vida de pesquisa e dedicação ao bordado”. Além disso, ela coleciona documentos, informações e têxteis relacionados ao bordado em um memorial que precisa de apoio financeiro e institucional para se tornar uma instituição oficial.

Entre as peças mais antigas em seu acervo estão mostruários de bordados de 1825 e 1878. O acervo conta com cerca de 9 mil peças sendo vigiado por um livro de tombo que documenta toda a história do objeto. Maria do Carmo considera importante que a luta seja pela existência desse memorial como uma forma de reforçar o valor cultural, patrimonial e histórico do bordado para as pessoas.

O lançamento do livro será neste sábado, dia 24 de setembro, na Livraria da Rua, localizada na Savassi, em Belo Horizonte.

Notícia: Pesquisadora lança livro sobre a história do bordado
Quem: Maria do Carmo Guimarães Pereira
O que: Lançamento do livro “Bordado – Sua História I Seus Silêncios”
Quando: No próximo sábado (24)
Onde: Livraria da Rua na Savassi
Por quê: Para contribuir com uma visão que destaque o valor artístico, cultural e patrimonial do bordado e preencher uma lacuna no mercado brasileiro ao apresentar a história, o desenvolvimento e a importância do bordado na cultura brasileira.

Com informações do site “O Tempo”.

Katia Rangel Katia Rangel

erente de projetos do portal. Graduada em Letras, tem como missão cuidar da parte técnica do site e garantir que tudo esteja sempre funcionando perfeitamente. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katia Rangel é a gerente de projetos do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário