O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas. E para ajudar os participantes a se prepararem para a prova de Redação, o guia oficial do exame, “A Redação do Enem 2023 – Cartilha do Participante”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trouxe dicas importantes.
Segundo o guia, para escrever bem é preciso ler muito. Essa afirmação pode ser confirmada por diversos estudos, que apontam que a leitura ajuda a ampliar nosso vocabulário e diversificar nosso repertório sociocultural. Pensando nisso, listamos abaixo 15 sugestões de livros para ler:
- Torto Arado, de Itamar Vieira Junior;
- Ideias para o fim do mundo, de Ailton Krenak;
- O Ateneu, de Raul Pompeia;
- O Cortiço, de Aluísio Azevedo;
- A Polícia da Memória, de Yoko Ogawa;
- No seu pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie;
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
- Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro.
- Escravidão, de Laurentino Gomes;
- O Processo, de Franz Kafka;
- 1984, de George Orwell;
- Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han;
- A civilização do espetáculo, de Mario Vargas Llosa;
- O Perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie
- Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.
A seleção inclui livros que abordam diferentes temas e gêneros literários, contribuindo para a seleção de ideias, fatos e informações que podem ser utilizados na construção de argumentos sobre os mais variados temas. Entre os autores estão nomes consagrados como Machado de Assis e Franz Kafka, assim como também escritores contemporâneos como Chimamanda Ngozi Adichie e Laurentino Gomes.
Para o professor Marcelo Muller, professor de literatura da Escola SEB Dom Bosco, é importante não se limitar apenas aos clássicos da literatura. A leitura deve ser diversa e incluir memes e cartoons para entender o público alvo e a intencionalidade daquilo.
Com essa lista, esperamos ajudar aqueles que desejam ampliar seu repertório sociocultural por meio da leitura. Boa leitura!
Notícia: | O guia oficial do Enem 2023, divulgado pelo Inep, traz dicas importantes para a prova de Redação, como a importância da leitura para escrever bem e diversificar o repertório sociocultural. |
Livros sugeridos: |
|
Autores: | Machado de Assis, Franz Kafka, Chimamanda Ngozi Adichie, Laurentino Gomes e outros. |
Com informações do site “O Sul”.