Você já parou para pensar que alguns dos seus autores favoritos podem ter usado pseudônimos ao escrever seus livros? O mundo literário está cheio de escritores que preferem esconder sua verdadeira identidade por diferentes motivos. Neste artigo, vamos conhecer os 15 pseudônimos mais famosos do mundo dos livros. Prepare-se para se surpreender!
Índice do artigo (Clique para ver):
1. George Orwell: Eric Arthur Blair
George Orwell é um nome conhecido por suas obras clássicas como “1984” e “A Revolução dos Bichos”. Porém, o verdadeiro nome por trás desse pseudônimo é Eric Arthur Blair. Orwell escolheu adotar um nome diferente para separar sua vida pessoal da sua carreira literária.
2. Mark Twain: Samuel Langhorne Clemens
Mark Twain é um dos maiores escritores americanos de todos os tempos, conhecido por obras como “As Aventuras de Tom Sawyer” e “As Aventuras de Huckleberry Finn”. Porém, seu verdadeiro nome era Samuel Langhorne Clemens. Twain adotou esse pseudônimo para dar um tom mais descontraído aos seus textos.
3. Lewis Carroll: Charles Lutwidge Dodgson
Lewis Carroll é o autor por trás do clássico “Alice no País das Maravilhas”. Seu nome verdadeiro era Charles Lutwidge Dodgson. Carroll decidiu usar um pseudônimo para proteger sua imagem, já que escrevia para crianças e também era um renomado matemático.
4. Dr. Seuss: Theodor Seuss Geisel
Dr. Seuss é um autor amado por crianças e adultos de todo o mundo, com obras como “O Lorax” e “O Gato, o Chapeleiro e a Tempestade”. Seu verdadeiro nome era Theodor Seuss Geisel. Ele escolheu usar um pseudônimo para assinar seus livros infantis e deixar claro que eram voltados para um público mais jovem.
5. J.K. Rowling: Robert Galbraith
J.K. Rowling é a autora da famosa série “Harry Potter”, mas você sabia que ela também escreveu um livro sob o pseudônimo Robert Galbraith? Rowling usou esse nome para se aventurar em um novo gênero, o suspense policial, sem que seus fãs a identificassem imediatamente.
6. Stephen King: Richard Bachman
Stephen King é conhecido como o mestre do terror, com obras como “O Iluminado” e “Carrie, a Estranha”. Porém, ele também escreveu alguns livros sob o pseudônimo Richard Bachman. King escolheu esse nome para testar se suas obras eram populares por si mesmas ou se seu sucesso era apenas por causa de sua fama.
7. Agatha Christie: Mary Westmacott
Agatha Christie é uma das autoras de romances policiais mais conhecidas de todos os tempos, com personagens icônicos como Hercule Poirot e Miss Marple. Porém, ela também escreveu alguns livros sob o pseudônimo Mary Westmacott. Christie usou esse nome para explorar outros gêneros literários além do suspense.
8. Charlotte Bronte: Currer Bell
A escritora Charlotte Bronte é famosa por seu romance “Jane Eyre”. No entanto, ela publicou o livro inicialmente sob o pseudônimo Currer Bell. Bronte adotou um nome masculino para evitar preconceitos e dificuldades que as mulheres enfrentavam na época.
9. Emily Bronte: Ellis Bell
Emily Bronte, irmã de Charlotte Bronte, também optou por usar um pseudônimo masculino ao publicar seu único romance “O Morro dos Ventos Uivantes”. Ela assinou a obra como Ellis Bell, seguindo os passos de sua irmã no mundo literário.
10. Anne Bronte: Acton Bell
A terceira irmã da família Bronte, Anne Bronte, também utilizou um pseudônimo masculino para assinar suas obras. Ela publicou seus romances “Agnes Grey” e “A Inquilina de Wildfell Hall” como Acton Bell, mais uma vez buscando evitar o preconceito em relação às mulheres escritoras.
11. Nora Roberts: J.D. Robb
Nora Roberts é uma autora de romances que já vendeu milhões de cópias em todo o mundo. No entanto, ela também escreve uma série de livros futurísticos sob o pseudônimo J.D. Robb. Roberts usou esse nome para se aventurar em um novo gênero e atrair um público diferente.
12. Isaac Asimov: Paul French
Isaac Asimov é um dos grandes nomes da ficção científica, com obras como “Eu, Robô” e “Fundação”. No entanto, ele também escreveu alguns romances policiais sob o pseudônimo Paul French. Asimov usou esse nome para testar sua habilidade de escrever em diferentes gêneros.
13. Sylvia Plath: Victoria Lucas
Sylvia Plath é uma poetisa e escritora conhecida por seu livro “A Redoma de Vidro”. Durante sua vida, ela publicou um romance semi-autobiográfico sob o pseudônimo Victoria Lucas. Plath utilizou esse nome para explorar temas mais pessoais sem que sua identidade fosse imediatamente reconhecida.
14. Robert Galbraith: J.K. Rowling
Já mencionamos J.K. Rowling anteriormente, mas agora é hora de falar sobre seu pseudônimo Robert Galbraith. Rowling escolheu usar esse nome para lançar um novo livro e testar se sua escrita ainda era apreciada mesmo sem o sucesso da série “Harry Potter”.
15. Voltaire: François-Marie Arouet
Voltando um pouco no tempo, chegamos a Voltaire, um dos maiores escritores e filósofos do Iluminismo. Seu verdadeiro nome era François-Marie Arouet, mas ele preferiu adotar o pseudônimo Voltaire para proteger-se das autoridades e evitar censura.
Esses são apenas alguns exemplos dos pseudônimos mais famosos do mundo dos livros. Cada autor teve seus motivos para adotar um nome diferente, seja para se aventurar em novos gêneros, proteger sua identidade ou testar a aceitação de suas obras. Independentemente dos motivos, esses pseudônimos se tornaram tão conhecidos quanto os nomes reais dos escritores e fazem parte da história da literatura.
Mito | Verdade |
---|---|
George Orwell | Eric Arthur Blair |
Mark Twain | Samuel Langhorne Clemens |
Dr. Seuss | Theodor Seuss Geisel |
Lemony Snicket | Daniel Handler |
J.K. Rowling | Joanne Rowling |
George Eliot | Mary Ann Evans |
Lewis Carroll | Charles Lutwidge Dodgson |
Dr. Suess | Theodor Seuss Geisel |
Voltaire | François-Marie Arouet |
George Sand | Amantine Lucile Aurore Dupin |
Isak Dinesen | Karen Blixen |
Ellery Queen | Frederic Dannay and Manfred B. Lee |
Ann Landers | Eppie Lederer |
George Owell | Eric Arthur Blair |
Stan Lee | Stanley Martin Lieber |
Você sabia que muitos escritores famosos usam pseudônimos para publicar seus livros? Alguns exemplos incluem Robert Galbraith, que na verdade é J.K. Rowling, e Richard Bachman, que é o pseudônimo de Stephen King. Para conhecer mais pseudônimos famosos utilizados por escritores, confira o site Hypeness. Lá você encontrará curiosidades sobre os nomes usados por autores como Agatha Christie e George Orwell.
Dúvidas dos leitores:
1. Quem é o autor por trás do pseudônimo George Orwell?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de George Orwell é Eric Arthur Blair.
2. Qual é o pseudônimo usado pela autora de “Harry Potter”?
Resposta: J.K. Rowling usou o pseudônimo Robert Galbraith para publicar seu romance policial “O Chamado do Cuco”.
3. Quem é o autor por trás do pseudônimo Mark Twain?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Mark Twain é Samuel Langhorne Clemens.
4. Qual é o pseudônimo usado pelo autor de “A Culpa é das Estrelas”?
Resposta: John Green usou o pseudônimo Rosianna Halse Rojas em um de seus vídeos no YouTube.
5. Quem é o autor por trás do pseudônimo Lewis Carroll?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Lewis Carroll é Charles Lutwidge Dodgson.
6. Qual é o pseudônimo usado pela autora de “O Diário de Bridget Jones”?
Resposta: Helen Fielding usou o pseudônimo Rebecca Chance para escrever romances eróticos.
7. Quem é o autor por trás do pseudônimo Dr. Seuss?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Dr. Seuss é Theodor Seuss Geisel.
8. Qual é o pseudônimo usado pelo autor de “O Código Da Vinci”?
Resposta: Dan Brown usou o pseudônimo Danielle Brown para publicar seu primeiro livro, “Digital Fortress”.
9. Quem é o autor por trás do pseudônimo Robert Galbraith?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Robert Galbraith é J.K. Rowling.
10. Qual é o pseudônimo usado pelo autor de “O Nome da Rosa”?
Resposta: Umberto Eco usou seu próprio nome para publicar “O Nome da Rosa”.
11. Quem é o autor por trás do pseudônimo Agatha Christie?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Agatha Christie é Agatha Mary Clarissa Miller.
12. Qual é o pseudônimo usado pela autora de “Orgulho e Preconceito”?
Resposta: Jane Austen usou seu próprio nome para publicar seus livros.
13. Quem é o autor por trás do pseudônimo Stephen King?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de Stephen King é Stephen Edwin King.
14. Qual é o pseudônimo usado pelo autor de “A Torre Negra”?
Resposta: Stephen King usou o pseudônimo Richard Bachman para publicar alguns de seus livros.
15. Quem é o autor por trás do pseudônimo C.S. Lewis?
Resposta: O verdadeiro nome do autor por trás de C.S. Lewis é Clive Staples Lewis.