O Ministro da Magia é o chefe da comunidade bruxa britânica em Harry Potter, e ao longo da história do mundo bruxo, houve 36 ministros. Assim como na política do mundo real, essas bruxas e bruxos assumiram o cargo com suas próprias ideias e objetivos, deixando-os com um grupo misto de apoiadores e críticos. Cada um trouxe algo único para a comunidade mágica – desde Ulick Gamp no século XVIII até Hermione Granger nos dias atuais.
Ao longo da série Harry Potter, o Ministério da Magia poderia ser amigo ou inimigo em qualquer momento dado. O mesmo muitas vezes era verdadeiro para o Ministro da Magia. Harry conheceu pela primeira vez o homem que comandava o governo bruxo durante a maior parte de sua infância em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, e ficou imediatamente claro que seus objetivos estavam centrados mais em seu sucesso do que no de sua comunidade. Isso também era verdade para muitos de seus antecessores, que foram registrados junto com suas conquistas (e deficiências) nos livros de história do mundo bruxo (bem como no site do Mundo Bruxo, é claro).
O início do século XVIII marcou uma grande mudança para a comunidade bruxa na Grã-Bretanha. Em 1692, o Conselho dos Bruxos, o órgão governante rudimentar que havia governado as bruxas e os bruxos britânicos por séculos, desmoronou quando o Estatuto Internacional de Sigilo levou a comunidade mágica ao esconderijo. Isso foi feito para a segurança tanto dos bruxos quanto dos Trouxas, e o fato de que essa foi uma decisão amplamente impopular entre os bruxos puros-sangues levou à necessidade de um órgão de governo mais estruturado. Assim nasceu o Ministério da Magia, e o primeiro Ministro foi eleito.
Ulick Gamp, chefe do Wizengamot, foi o primeiro bruxo a ser eleito Ministro da Magia. Ele ocupou seu cargo durante 11 anos antes de falecer ou renunciar. Sua maior conquista como Ministro foi fundar o Departamento de Execução das Leis da Magia, que se concentrava principalmente na manutenção do ainda novo Estatuto de Sigilo. Em homenagem a ser o primeiro Ministro da Magia, Gamp foi retratado em um quadro colocado no escritório do Primeiro-Ministro Trouxa na rua 10 Downing Street. Como visto em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, sua imagem ganhava vida e anunciava a visita do Ministro da Magia ao Primeiro-Ministro.
Após o mandato de Gamp como Ministro da Magia, muitas outras bruxas e bruxos assumiram o cargo. Não havia limites de mandato, mas Gamp estabeleceu um precedente para as eleições ocorrerem a cada sete anos – garantindo que um Ministro pudesse ser votado para fora se a comunidade não estivesse mais satisfeita com ele. Alguns Ministros da Magia duraram várias décadas, sendo o mais longo 38 anos, enquanto outros permaneceram por apenas alguns meses. Não está claro se esses líderes ocuparam o cargo dentro do Ministério da Magia que Harry visitou pela primeira vez em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. Independentemente disso, cada Ministro da Magia foi bem-sucedido em seu principal trabalho – manter o mundo bruxo em segredo dos Trouxas.
Damocles Rowle, eleito como Ministro da Magia imediatamente após Gamp, diferiu muito em sua abordagem ao Estatuto Internacional de Sigilo. A campanha de Rowle focava em sua promessa de ser “duro com os Trouxas”, sendo assim um favorito dos sangue-puros. Ele foi reeleito após sete anos, mas foi forçado pela Confederação Internacional dos Bruxos a renunciar, pois era considerado um risco para o Estatuto de Sigilo.
Perseus Parkinson foi outro Ministro da Magia favorável por suas políticas planejadas contra os Trouxas. Ele tentou várias vezes aprovar uma lei que tornaria o uso da magia pelos Trouxas um crime, mas falhou em todas as tentativas.
Ministro da Magia | Principais Conquistas |
---|---|
Ulick Gamp | Fundou o Departamento de Execução das Leis da Magia e estabeleceu o Estatuto de Sigilo |
Damocles Rowle | Promoveu políticas favoráveis aos sangue-puros, mas foi forçado a renunciar pela Confederação Internacional dos Bruxos |
Perseus Parkinson | Tentou aprovar leis contra os Trouxas, mas não teve sucesso |
Com informações do site Wizarding World, Harry Potter: Every Minister For Magic In Wizarding World History.