5 livros para os jovens perderem o medo de ler clássicos da literatura brasileira
No dia 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data estabelecida oficialmente em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. Com o objetivo de valorizar a língua portuguesa, essa efeméride traz uma oportunidade para estimular a leitura de obras clássicas do idioma entre os jovens. Sendo o português a língua mais falada no hemisfério sul por mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes.
A leitura das obras clássicas nacionais é uma forma de celebrar a diversidade e também ajuda a ter um olhar crítico em relação ao presente e compreender melhor nossa formação literária, política e social. Italo Calvino, um dos mais importantes escritores italianos do século XX, afirmou que as leituras realizadas na juventude dão forma às experiências futuras fornecendo modelos, termos de comparação, escalas de valores e paradigmas de beleza.
Para estimular os jovens a se aventurarem na leitura desses clássicos neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, apresentamos cinco sugestões selecionadas pela SOMOS Literatura.
As sugestões da SOMOS Literatura são:
- O Cortiço, de Aluísio Azevedo – uma narrativa que recria eventos históricos do RJ do século XIX combinando dados factuais com criação ficcional.
- Dom Casmurro, de Machado de Assis – usa ironias em seu estilo inconfundível para narrar um relacionamento regado de amor e ciúmes no Rio antigo.
- O Guarani, de José de Alencar – um livro temperado por amor, aventura, vingança e planos de traição nas terras do Brasil colonial.
- Os Sertões, de Euclides da Cunha – narra episódios da desumana guerra de Canudos revelando um território desconhecido e esquecido pela República recém-instaurada no Brasil.
- A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães – temos uma jovem escrava branca educada como dama que deseja sua liberdade atravessando as maldades de seu dono.
A SOMOS Educação possui mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, reunidos em seu selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infanto-juvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.
Em resumo, o Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma oportunidade para valorizarmos nossa língua e incentivar a leitura das obras clássicas nacionais entre os jovens. Essas leituras não só ajudam a compreender melhor nossa formação política e social como também fornecem modelagens para experiências futuras dos novos leitores. As cinco sugestões selecionadas pela SOMOS Literatura são ideais para que os jovens deem início à leitura dessas grandes obras.
Notícia: | Dia 5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, estabelecido oficialmente em 2009 pela CPLP. A data tem como objetivo valorizar a língua portuguesa, que é a mais falada no hemisfério sul por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes. |
Importância: | A efeméride traz uma oportunidade para estimular a leitura de obras clássicas do idioma entre os jovens, o que ajuda a celebrar a diversidade e compreender melhor nossa formação literária, política e social. |
Sugestões de leitura: | O Cortiço, Dom Casmurro, O Guarani, Os Sertões e A Escrava Isaura são obras clássicas nacionais sugeridas pela SOMOS Literatura para estimular os jovens a se aventurarem na leitura. |
Área de Literatura da SOMOS Educação: | A área de Literatura da SOMOS Educação possui mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, além do portal Coletivo Leitor, que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança. |
Com informações do site Portal Hortolândia.