No Dia Mundial da Língua Portuguesa, SOMOS Literatura seleciona cinco livros nacionais para incentivar a formação de novos leitores.
No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Essa data foi estabelecida oficialmente em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o português é a língua mais falada no hemisfério sul. Por essa razão, é importante valorizarmos essa língua e incentivar atividades que celebrem essa diversidade.
Uma das formas de celebrar a língua é incentivando a leitura de clássicos nacionais entre os jovens. É comum que o público mais jovem tenha receio de se aventurar na leitura dessas obras, mesmo que escritas em seu idioma materno. No entanto, é uma fase interessante para ter o primeiro contato com livros que marcaram a história da literatura, pois as experiências futuras se formam por meio das leituras realizadas na juventude.
A SOMOS Literatura selecionou cinco livros nacionais para incentivar a formação de novos leitores.
Obras literárias indicadas pela SOMOS Literatura
O primeiro livro é O Cortiço recriado por Ivan Jaf, que combina dados factuais com criação ficcional para remontar a vida do autor maranhense até o momento em que escreveu sua obra-prima. O segundo é Dom Casmurro, marco do Realismo brasileiro escrita por Machado de Assis e traz um relacionamento regado de amor e ciúmes narrado a partir do ponto de vista do rabugento narrador Bentinho. Já O Guarani escrito por José de Alencar conta a história de um amor conturbado entre Peri, indígena goitacá, e Ceci, filha do fidalgo português D. Antônio de Mariz.
Os Sertões escritos por Euclides da Cunha narra episódios da descomunal guerra de Canudos e é uma importante denúncia social. E por fim, A Escrava Isaura escrita por Bernardo Guimarães retrata o sonho de liberdade da jovem Isaura, uma escrava branca educada como uma dama da corte. Essas obras são indicadas para os jovens se aproximarem dos grandes clássicos neste Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A SOMOS Literatura é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia. Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, a área também reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. Celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa é valorizar a nossa cultura e incentivar a formação de novos leitores.
Notícia | No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Essa data foi estabelecida oficialmente em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o português é a língua mais falada no hemisfério sul. Por essa razão, é importante valorizarmos essa língua e incentivar atividades que celebrem essa diversidade. |
---|---|
Incentivo à leitura | Uma das formas de celebrar a língua é incentivando a leitura de clássicos nacionais entre os jovens. É comum que o público mais jovem tenha receio de se aventurar na leitura dessas obras, mesmo que escritas em seu idioma materno. No entanto, é uma fase interessante para ter o primeiro contato com livros que marcaram a história da literatura, pois as experiências futuras se formam por meio das leituras realizadas na juventude. |
Livros indicados | O Cortiço, Dom Casmurro, O Guarani, Os Sertões e A Escrava Isaura são obras indicadas para os jovens se aproximarem dos grandes clássicos neste Dia Mundial da Língua Portuguesa. A SOMOS Literatura é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia. |
Com informações do site Portal Hortolândia.