A professora Lays Meire Jacó, do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC em Navegantes, SC, está incentivando a prática da leitura com atividades interativas para turmas de dois maternais.
Com o apoio dos monitores Jussara Braganholi, Maria Jailma, Danielly Negromonte e Mauri Machado, a educadora criou diversas atividades literárias para mostrar aos pequenos que existem formas distintas de fazer a leitura.
As atividades, realizadas fora da sala de aula, utilizam os espaços livres da escola e do bairro em que estão localizados, instigando os sentidos, imaginação e alegria das crianças. A educadora quis proporcionar diversas oportunidades e momentos de leitura diferenciados aos alunos, além daqueles apresentados pelos adultos em casa.
Alguns dos desafios propostos para as turmas incluem encontrar livros pendurados em uma árvore – a Árvore literária; liberar livros presos como se fossem passarinhos em uma gaiola – a Gaiola dos Livros; visitar um “restaurante da leitura” onde o cardápio mistura alimentos e enredos; relaxar em uma rede enquanto lê um livro – Leitura na Rede; ler junto com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo no CEU das Artes.
Lays Meire Jacó se formou em 2021 e desde então busca expandir horizontes e alternativas na educação infantil. Segundo ela, para que as crianças tenham interesse pela leitura é importante ir além do básico e proporcionar atividades divertidas que mostrem novas formas de aprendizado.
Atividades interativas fora da sala de aula
Fora da sala de aula, as atividades literárias interativas criadas por Lays Meire Jacó com o apoio dos monitores Jussara Braganholi, Maria Jailma, Danielly Negromonte e Mauri Machado, visam proporcionar diversas oportunidades e momentos de leitura diferenciados aos alunos, além daqueles apresentados pelos adultos em casa.
Alguns dos desafios propostos para as turmas de maternal incluem encontrar livros pendurados em uma árvore – a Árvore literária; liberar livros presos como se fossem passarinhos em uma gaiola – a Gaiola dos Livros; visitar um “restaurante da leitura” onde o cardápio mistura alimentos e enredos; relaxar em uma rede enquanto lê um livro – Leitura na Rede; ler junto com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo no CEU das Artes.
Fica claro que Lays Meire Jacó quer mostrar às crianças que existem diversas oportunidades e momentos de leitura, mesmo fora do ambiente escolar, onde as palavras podem ser uma aliada dos sentidos, imaginação e alegria. Por fim, fica claro que a intenção de Lays é tornar o ensino na Educação Infantil mais divertido e assim expandir os horizontes das crianças sobre a importância da leitura.
Notícia |
---|
Professora incentiva prática da leitura com atividades interativas para turmas de maternal |
A professora Lays Meire Jacó do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC em Navegantes, SC, está criando atividades literárias interativas para as turmas de dois maternais na unidade. Com o apoio dos monitores Jussara Braganholi, Maria Jailma, Danielly Negromonte e Mauri Machado, a educadora quer mostrar às crianças que existem diversas oportunidades e momentos de leitura, mesmo fora do ambiente escolar. |
Desafios propostos |
|
Objetivo das atividades |
Mostrar às crianças que existem diversas oportunidades e momentos de leitura, mesmo fora do ambiente escolar, onde as palavras podem ser uma aliada dos sentidos, imaginação e alegria. |
Com informações do site ND Mais.