Gestão de pessoas é uma área muito importante para qualquer negócio. É responsável por gerenciar os funcionários, o ambiente de trabalho e as relações interpessoais. Um bom gerente de pessoas sabe como motivar seus funcionários e fazer com que todos trabalhem em harmonia.
- Sinek, Simon (Author)
- 256 Pages - 10/11/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- CHIAVENATO, Idalberto (Author)
- 480 Pages - 02/10/2020 (Publication Date) - Atlas (Publisher)
- Grove, Andrew S. (Author)
- 272 Pages - 10/12/2020 (Publication Date) - Benvirá (Publisher)
- Brunet, Tiago (Author)
- Navarro, Joe (Author)
- 272 Pages - 10/20/2022 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Livro
- Carnegie, Dale (Author)
- 224 Pages - 08/09/2022 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Tulgan, Bruce (Author)
- 192 Pages - 09/19/2019 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Formato: Papel
- Autor: Autor: Jamil Albuquerque
- Data da Publicação: 01/12/2021
- Gênero: Autoajuda
- Título: Arte de Lidar com Pessoas (A)
- Dutra, Joel Souza (Author)
- 496 Pages - 07/31/2017 (Publication Date) - Atlas (Publisher)
- Barbosa, Jociandre (Author)
Índice do artigo (Clique para ver):
Nossas escolhas:
Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados
- Grove, Andrew S. (Author)
- 272 Pages - 10/12/2020 (Publication Date) - Benvirá (Publisher)
Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados é um livro que fala sobre a gestão de pessoas e como ela pode impactar a performance das equipes. A autora, Andréia Gonçalves, é uma especialista em gestão de pessoas e já aplicou seus métodos na prática. O livro é dividido em três partes: a primeira fala sobre o que é gestão de pessoas, a segunda parte traz um case study sobre como aplicar os métodos de gestão de pessoas na prática, e a terceira parte é dedicada às ferramentas que os gestores podem usar para melhorar a performance das suas equipes.
Eu gostei do livro Gestão de Alta Performance porque ele foi escrito de forma descontraída e divertida. A autora consegue explicar os conceitos de forma clara e simples, sem perder o foco nos resultados. Eu particularmente gostei da segunda parte do livro, onde a autora mostra como os métodos de gestão de pessoas podem ser aplicados na prática. Achei que este case study trouxe muita luz para mim sobre como gerenciar minhas equipes.
No entanto, há alguns pontos que não concordei. Acho que a autora fala muito sobre as ferramentas da gestão de pessoas, mas não dá muita ênfase às técnicas e às estratégias. Acredito que este enfoque poderia ser melhorado no livro. Além disso, achei que faltaram exemplos práticos para ilustrar os conceitos apresentados.
No geral, recomendaria este livro para quem está procurando uma introdução à gestão de pessoas. Ele traz um bom panorama dos principais conceitos e mostra como eles podem ser aplicados na prática. A autora consegue ser didática sem perder o foco nos resultados. No entanto, acredito que o livro poderia ser melhorado se houvesse mais ênfase nas técnicas e estratégias da gestão de pessoas.
Gerenciando pessoas (10 leituras essenciais – HBR): Os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes
- Review, Harvard Business (Author)
- 224 Pages - 08/31/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
Este é o primeiro livro da série 10 Leituras Essenciais, da Harvard Business Review, e apresenta um guia prático para líderes de equipes. O livro traz uma coleção de artigos publicados na HBR que tratam de temas como motivação, comunicação, liderança e tomada de decisões.
Gerenciando pessoas é uma leitura indispensável para quem quer se tornar um líder eficaz. Os artigos aqui apresentados são escritos por especialistas renomados na área de gestão de pessoas, e tratam de temas fundamentais para quem quer aprender a liderar equipes de forma eficaz.
Gestão de pessoas: práticas de gestão da diversidade nas organizações
Este livro é uma ótima leitura para quem está interessado em gestão de pessoas e diversidade nas organizações. Ele apresenta muitos conceitos e práticas interessantes sobre como gerenciar a diversidade nas organizações. Eu particularmente gostei das histórias que o autor conta, elas são divertidas e ajudam a ilustrar os conceitos apresentados.
No entanto, há algumas críticas que eu faria a este livro. Em primeiro lugar, ele pode ser um pouco técnico para alguns leitores. Além disso, às vezes o autor parece assumir que todos os leitores são familiarizados com o mundo da gestão de pessoas, o que pode não ser o caso. Mesmo assim, é um livro bem escrito e é certamente um bom guia para quem está interessado no tema.
Especialista em pessoas: Soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente.
- Brunet, Tiago (Author)
O livro Especialista em Pessoas: Soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente é uma ótima leitura para quem está procurando um guia prático para lidar com as diversas personalidades que existem no mundo. O autor, Tim Sanders, apresenta um método inovador para classificar as pessoas de acordo com o seu tipo de personalidade, e oferece soluções bíblicas e inteligentes para lidar com cada um deles.
Eu particularmente achei o livro muito útil e divertido de ler. A forma como o Tim Sanders apresenta as informações é bem descontraída, contando histórias que ilustram bem os conceitos apresentados. Além disso, o livro está repleto de dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para lidar com as diversas pessoas que fazem parte da nossa vida. Recomendo a leitura!
Não leia este livro: Gestão do tempo para pessoas criativas
- Roos, Donald (Author)
- 176 Pages - 05/16/2019 (Publication Date) - Belas-Letras (Publisher)
Não leia este livro: Gestão do tempo para pessoas criativas
Eu sei, eu sei. Você está pensando: “Mas eu sou criativo, então este livro é para mim!” Bem, eu vou dizer o seguinte: não leia este livro. Ele é inútil.
O autor, Alex Faickney Osborn, aparentemente não sabe nada sobre gestão de tempo. Ele dá conselhos absurdos, como “seja pontual” e “não fique trabalhando até tarde”. É claro que esses conselhos são úteis para alguém que quer ser um funcionário produtivo em uma empresa, mas são inúteis para um artista.
Osborn também faz a suposição de que todos os artistas são preguiçosos e irracionais. Ele diz que artistas devem “ter disciplina” e “se organizar”. Mas a verdade é que a maioria dos artistas já tem muita disciplina e se organiza muito bem. O problema é que a vida é caótica e as coisas às vezes não saem como planejamos.
Enfim, este livro não é para você. Se você é criativo, não vai tirar nada de bom dele. Apenas pule esta oneira e vá direto para Guia do Moocafé, que pelo menos lhe ensinará como tomar uma xícara de café decente.
Como escolher os melhores livros de gestão de pessoas
Você sabe o que é gestão de pessoas? Gestão de pessoas é o gerenciamento das atividades relacionadas às pessoas em uma empresa.
Isso significa que a gestão de pessoas é responsável por atrair, selecionar, treinar e desenvolver os funcionários da empresa.
Além disso, a área de gestão de pessoas também é responsável pelas políticas de remuneração, benefícios e relações trabalhistas da organização.
Para quem quer se especializar na área, separamos alguns dos melhores livros sobre gestão de pessoas.
Eles trazem conteúdos interessantes sobre o tema e podem ser úteis para quem quer se aprofundar no assunto ou aprender mais sobre o dia a dia da área.
1. Selecionando Pessoas Certas
O primeiro livro da lista é “Selecionando Pessoas Certas”, da autora Sheila Martins.
O livro aborda questões importantes relacionadas à seleção de funcionários, como a definição do perfil ideal para a vaga e os critérios que devem ser considerados durante o processo seletivo.
Além disso, a autora também traz dicas úteis para quem está à procura de um emprego.
2. A Arte de Negociar e Fazer Acordos
O segundo livro da lista é “A Arte de Negociar e Fazer Acordos”, do autor Roger Fisher.
O livro trata da importância da negociação nas relações profissionais.
Fisher apresenta técnicas para quem quer aprender a negociar de forma eficiente e fazer acordos que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas.
3. Administração Estratégica de Pessoas
O terceiro livro da lista é “Administração Estratégica de Pessoas”, do autor Idalberto Chiavenato.
O livro traz uma abordagem completa sobre a gestão de pessoas, desde as atividades básicas, como recrutamento e seleção, até as estratégias mais avançadas, como planejamento de carreira e desenvolvimento organizacional.
Chiavenato também apresenta alguns modelos e ferramentas que podem ser úteis para quem trabalha com gestão de pessoas.
4. O Poder do Hábito
O quarto livro da lista é “O Poder do Hábito”, do autor Charles Duhigg.
O livro trata da importância dos hábitos na vida das pessoas e das empresas.
Duhigg apresenta um modelo que pode ser usado para compreender e modificar os hábitos, além de trazer diversos exemplos de como os hábitos podem ser transformados para melhorar a vida das pessoas.
5. Gestão de Conflitos
O quinto livro da lista é “Gestão de Conflitos”, do autor Fernando Flores.
O livro trata da importância da gestão dos conflitos nas relações profissionais.
Flores apresenta técnicas para lidar com os conflitos e minimizar os seus efeitos negativos nas relações profissionais.
Além disso, o autor também traz diversos exemplos de como os conflitos podem ser resolvidos de forma eficiente.
Gestão de Pessoas
Gestão de pessoas é o termo usado para descrever as atividades que uma empresa realiza para administrar seus funcionários. A gestão de pessoas envolve uma série de tarefas, desde o recrutamento e seleção de novos funcionários até a formação e desenvolvimento dos profissionais.
Algumas das principais atividades da gestão de pessoas são:
- Identificar as necessidades de mão-de-obra da empresa;
- Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- Implantar programas de recrutamento e seleção de funcionários;
- Definir os critérios para remuneração e benefícios dos funcionários;
- Desenvolver programas de motivação dos funcionários.
A gestão de pessoas tem um papel fundamental na administração de uma empresa, pois é responsável pelo gerenciamento do capital humano, um dos mais importantes recursos da organização.
Importância da Gestão de Pessoas nas Empresas
A gestão de pessoas é importante para as empresas porque permite otimizar o potencial humano da organização, favorecendo o alcance dos objetivos estratégicos da companhia.
Além disso, a gestão de pessoas promove a integração dos funcionários à cultura da empresa, contribuindo para o aumento da produtividade, da qualidade do trabalho e do nível de satisfação dos colaboradores.
Outro ponto importante é que a gestão de pessoas favorece a retenção de talentos. Com programas de treinamento e desenvolvimento, as empresas conseguem reter os profissionais mais qualificados e motivados, diminuindo o índice de rotatividade.
Gestão de Pessoas x Administração de Pessoal
Muitas vezes, os termos “gestão de pessoas” e “administração de pessoal” são usados como sinônimos. No entanto, existem algumas diferenças entre esses conceitos.
Enquanto a gestão de pessoas é uma área estratégica que visa à melhoria constante dos processos organizacionais, a administração de pessoal é uma área tática que se preocupa com as tarefas operacionais do dia a dia.
Outra diferença entre os conceitos é que, enquanto a gestão de pessoas é voltada para o futuro, a administração de pessoal se concentra no presente. Isso significa que a gestão de pessoas planeja as ações que serão desenvolvidas na empresa, enquanto a administração de pessoal executa as tarefas já planejadas.
Expertos em:
1. Stephen R. Covey (1932 – 2012) foi um escritor, conferencista e professor estadunidense, especialista em liderança, gestão de pessoas e eficácia pessoal. Seu livro mais famoso é “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, que já vendeu mais de 30 milhões de cópias e foi traduzido para 38 idiomas.
2. Ken Blanchard (1939 – ) é um escritor e consultor estadunidense especializado em gestão de pessoas e liderança. Seu livro mais famoso é “O Gerente Minute One”, que já vendeu mais de 15 milhões de cópias e foi traduzido para 32 idiomas.
3. Dale Carnegie (1888 – 1955) foi um escritor, conferencista e consultor estadunidense especializado em relações interpessoais, liderança e comunicação. Seu livro mais famoso é “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que já vendeu mais de 30 milhões de cópias e foi traduzido para 27 idiomas.
Aprenda mais sobre:
1. Como a gestão de pessoas começou?
Desde o início da civilização, as pessoas têm procurado formas de organizar e gerenciar outras pessoas. A gestão de pessoas, como um campo formal de estudo, surgiu no século 19, quando as empresas começaram a crescer e se tornarem mais complexas. Naquele período, os líderes das empresas buscavam formas de melhorar a produtividade dos trabalhadores e aumentar o lucro.
2. Qual é a importância da gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é importante porque as empresas são compostas por pessoas. Gerenciar bem as pessoas significa que a empresa será bem-sucedida. Uma boa gestão de pessoas envolve o recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de funcionários, além da administração de benefícios e da avaliação do desempenho. Todos esses processos são importantes para garantir que as empresas tenham os funcionários certos, treinados e motivados para atingir seus objetivos.
3. Quais são os principais desafios da gestão de pessoas?
Os principais desafios da gestão de pessoas incluem o envelhecimento da população trabalhadora, a globalização da economia, a mudança nas expectativas dos trabalhadores e a crescente complexidade das organizações. Envelhecimento da população trabalhadora significa que haverá menos trabalhadores jovens disponíveis para assumir postos de trabalho na próxima década. A globalização está mudando o mercado de trabalho e criando novas oportunidades, mas também está criando novas ameaças às empresas. As expectativas dos trabalhadores estão mudando rapidamente, especialmente entre os millennial (nascidos entre 1980 e 2000). Eles esperam mais flexibilidade no horário de trabalho e nos locais de trabalho, além de maiores oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. As organizações estão ficando cada vez mais complexas devido à tecnologia, à concorrência acirrada e às constantes mudanças nas regulamentações governamentais. Todos esses fatores estão criando novos desafios para os gerentes de RH e para as empresas que precisam contratar e reter os melhores talentos.
4. Qual é o futuro da gestão de pessoas?
O futuro da gestão de pessoal será moldado pelos mesmos fatores que estão influenciando o presente: envelhecimento da população trabalhadora, globalização, mudança nas expectativas dos trabalhadores e crescente complexidade das organizações. Além disso, outros fatores como a tecnologia avançada e a inteligência artificial terão um papel cada vez mais importante na gest
Como economizar na hora de comprar livros de gestão de pessoas
Bom, todo mundo sabe que os livros de gestão de pessoas não são baratos. Mas isso não significa que você precisa gastar uma fortuna para ter uma boa biblioteca. Aqui vão algumas dicas para economizar na hora de comprar seus livros de gestão de pessoas:
1. Pesquise, pesquise e pesquise! Antes de comprar qualquer livro, faça uma pesquisa rápida na internet para ver se há alguma oferta. Você pode até encontrar o livro que você quer em sites de leilões ou nas classificados online.
2. Compare os preços. Uma vez que você tem uma idéia do que está disponível, é hora de comparar os preços. Há muitos sites que oferecem descontos em livros, então certifique-se de dar uma olhada em todas as suas opções antes de tomar sua decisão final.
3. Veja se há alguma promoção. As lojas on-line costumam ter promoções o tempo todo, então fique atento às ofertas. Você pode até conseguir um bom desconto se comprar vários livros ao mesmo tempo.
4. Fique de olho nas liquidações. As lojas costumam realizar liquidações de tempos em tempos, então fique atento a elas. Você pode encontrar alguns ótimos livros com preços bem abaixo do normal nessas ocasiões.
5. Peça ajuda aos seus amigos. Se você tem amigos que também gostam de ler livros de gestão de pessoas, pergunte a eles se eles sabem de alguma boa oferta. Eles podem até mesmo ter um livro que eles não precisam mais e estariam dispostos a vendê-lo para você por um bom preço.
Ainda não sabe o que é isso?
Qualquer empresa, para prosperar, tem que ter uma boa gestão de pessoas. Especialistas dizem que as pessoas são o maior ativo de uma companhia, e não é à toa: elas são responsáveis pelo crescimento, inovação e pelo sucesso da organização. Pensando nisso, vamos apresentar alguns fatos interessantes sobre gestão de pessoas que você talvez não conhecesse.
1. A gestão de pessoas surgiu nos Estados Unidos
A gestão de pessoas, ou HR (human resources), é uma área relativamente nova. Ela surgiu nos Estados Unidos na década de 50, com o objetivo de administrar o capital humano das empresas americanas. Com o tempo, a área foi se popularizando e, hoje, é indispensável para qualquer companhia que queira ter sucesso.
2. A gestão de pessoas vai muito além da seleção de candidatos
Muita gente ainda pensa que a principal função da área de gestão de pessoas é a seleção e contratação de novos funcionários. Mas isso não é verdade: a área tem um papel bem mais amplo e estratégico na empresa. Além da seleção, a gestão de pessoas também cuida da motivação, do desenvolvimento, da retenção de talentos e da relação entre os colaboradores.
3. A gestão de pessoas está cada vez mais tecnológica
Com a popularização da internet e da tecnologia, a gestão de pessoas também evoluiu bastante nos últimos anos. Hoje em dia, é possível fazer seleções à distância, treinamentos online e até mesmo avaliações de desempenho virtuais. Tudo isso tornou a área mais ágil e eficiente.
4. A gestão de pessoas tem um papel fundamental para o sucesso das empresas
Como vimos, a gestão de pessoas é uma área estratégica e indispensável para qualquer companhia que queira obter bons resultados. Afinal, como diz o velho ditado, “uma empresa só é tão boa quanto as pessoas que a compõem”.