No ano de 2023, trago a vocês um relatório detalhado sobre a transformadora jornada da maternidade. Como um ditado popular afirma: “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe”. Essa afirmação reflete bem a experiência que muitas mulheres vivenciam ao se tornarem mães. Este relato se baseia na história pessoal de uma mulher que passou por essa transformação ao engravidar do seu filho Davi.
Ao descobrir sua gravidez, os sentimentos dessa mulher oscilaram entre a ansiedade e o medo seguidos pela felicidade de dar início a uma nova etapa em sua vida. Ela mergulhou de cabeça na maternidade, buscando conhecimento e se preparando para esse novo papel. Estudar e se capacitar continuamente estão entre as tarefas que ela assume até os dias atuais. E é nesse processo que ela encontrou sua maior realização: ser mãe.
No entanto, é importante ressaltar que a maternidade retratada na televisão e nas capas de revistas está longe da realidade enfrentada pela maioria das mães brasileiras. A maternidade é um desafio diário, exigindo esforço constante para conciliar diversas responsabilidades. Embora seja uma tarefa árdua, também é extremamente gratificante.
As mães são constantemente bombardeadas com dicas, conselhos e palpites vindos de todos os lados. É compreensível que se sintam perdidas diante de tantas informações. Saber filtrar o que realmente é válido pode ser uma tarefa difícil. Além disso, não existe uma fórmula mágica para a maternidade, e as referências fornecidas nem sempre são as melhores.
Levando em consideração esses aspectos, foram selecionadas algumas opções de livros que abordam a maternidade de forma realista, afastando-se das idealizações. Entre eles estão:
1. “Mães em crise – cartas imaginárias aos filhos”: Nesta obra, mulheres com diferentes perfis escrevem cartas imaginárias para seus filhos, retratando suas experiências e emoções únicas.
2. “Tudo eu”: Esse livro desmistifica a ideia de que o amor materno é instantâneo e incondicional, abordando os desafios enfrentados pelas mães e mostrando que sentimentos de decepção e desespero também estão presentes.
3. “Chora lombar – maternidade na real”: A autora Thaiz Leão, conhecida como Mãe Solo, reuniu seu humor e ironia na compilação de quadrinhos inspiradores sobre sua jornada como mãe, sem nenhum filtro do photoshop.
4. “Travessuras de mãe”: Essa obra mescla delicadeza, dúvidas, bom humor, vontade de acertar, otimismo e muito amor ao abordar os prazeres e as vezes a loucura completa que é criar e educar os filhos.
5. “Mãe fora da caixinha”: Mais do que um livro de relatos sobre a maternidade, essa obra acolhe e fortalece as mulheres recém-mães nos desafios e nas doçuras dessa jornada.
Portanto, essa leitura se destina não apenas às mães em busca de representatividade e consolo, mas também a todos os interessados em compreender a realidade da maternidade e as diferentes experiências vividas pelas mães.
Livro | Descrição |
---|---|
“Mães em crise – cartas imaginárias aos filhos” | Nesta obra, mulheres com diferentes perfis escrevem cartas imaginárias para seus filhos, retratando suas experiências e emoções únicas. |
“Tudo eu” | Esse livro desmistifica a ideia de que o amor materno é instantâneo e incondicional, abordando os desafios enfrentados pelas mães e mostrando que sentimentos de decepção e desespero também estão presentes. |
“Chora lombar – maternidade na real” | A autora Thaiz Leão, conhecida como Mãe Solo, reuniu seu humor e ironia na compilação de quadrinhos inspiradores sobre sua jornada como mãe, sem nenhum filtro do photoshop. |
“Travessuras de mãe” | Essa obra mescla delicadeza, dúvidas, bom humor, vontade de acertar, otimismo e muito amor ao abordar os prazeres e as vezes a loucura completa que é criar e educar os filhos. |
“Mãe fora da caixinha” | Mais do que um livro de relatos sobre a maternidade, essa obra acolhe e fortalece as mulheres recém-mães nos desafios e nas doçuras dessa jornada. |
Com informações do site Meio Norte.