[LISTA] 7 filmes que superaram suas versões literárias

Embora muitos acreditem que os livros são superiores aos filmes, não é sempre que isso se confirma. Algumas adaptações cinematográficas conseguiram encontrar um equilíbrio perfeito entre fidelidade à fonte e liberdade artística, superando as obras originais.

Com o sucesso em transformar palavras em cenas, personagens e ritmos perfeitos para a história, alguns filmes inspirados em livros até melhoraram os enredos originais, como ocorreu em O Iluminado e O Senhor dos Anéis.

O site especializado Screenrant elaborou uma lista com sete filmes que foram melhores do que os livros que os inspiraram. Entre eles estão: O Fantástico Sr. Raposo (2009),

Trilogia O Senhor dos Anéis, O Iluminado (1980), Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988), Blade Runner, Forrest Gump (1994) e Tubarão (1975).

Vale ressaltar que cada espectador tende a ter uma opinião diferente sobre qual obra foi mais bem-sucedida – se o livro ou o filme –, baseando-se em suas emoções e envolvimento pessoal com a história. Isso reforça a ideia de que não há uma verdade única sobre o assunto.

Notícia:O site Screenrant lista 7 filmes que foram melhores do que os livros que os inspiraram.
Filmes citados:
  • O Fantástico Sr. Raposo (2009)
  • Trilogia O Senhor dos Anéis
  • O Iluminado (1980)
  • Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)
  • Blade Runner
  • Forrest Gump (1994)
  • Tubarão (1975)
Opinião pessoal:Cada espectador pode ter uma opinião diferente sobre qual obra foi mais bem-sucedida, seja o livro ou o filme.

Com informações do site Rolling Stones.

Katia Rangel Katia Rangel

erente de projetos do portal. Graduada em Letras, tem como missão cuidar da parte técnica do site e garantir que tudo esteja sempre funcionando perfeitamente. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katia Rangel é a gerente de projetos do portal Bienaldolivrojf.com.br.

3 comentários em “[LISTA] 7 filmes que superaram suas versões literárias”

  1. Assim é da opinião de cada um, mas a adaptação de o iluminado foi sim boa, mas em comparação com o final saiu muito diferente e deixando a desejar em algumas partes, opinião pessoal, no livro o hotel explode, no filme Jack fica congelado no jardim.

    Responder
  2. O Iluminado me foi uma decepção completa. O Torrance se sacrifica pelo filho, não repetindo a história do antigo zelador. Fez uma força titânica para vencer a entidade e incendiar o hotel para salvar a família.
    No filme, morre congelado no labirinto. Onde? Ooooonde é melhor do que o livro, se mexeu na estrutura do personagem?
    O final estragou e estragou feio. O livro ( como a maior parte da obra de King, que acrescenta o sobrenatural à rituais, desafios e situações normalmente assustadoras para o ser humano) fala alcoolismo, violência doméstica e redenção. O filme conta uma comum possessão por entidade. Só. E isso é mais do que opinião.

    Responder

Deixe um comentário