Aprovado PL que inclui nome de Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis da Pátria

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (13) o Projeto de Lei 477/2023, proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que tem como objetivo incluir o nome do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

O Livro, criado em 1992 para homenagear indivíduos que dedicaram suas vidas ao país, é mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. A medida foi apresentada durante reunião da comissão e, caso não haja apresentação de recursos para votação no Plenário, o projeto seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Durante a reunião da comissão, a senadora Jussara Lima (PSD-PI) apresentou parecer favorável ao projeto e destacou as obras mais conhecidas de Niemeyer em Brasília, tais como o Palácio da Alvorada, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Oscar Niemeyer nasceu em 1907 no Rio de Janeiro e recebeu seu diploma em engenharia arquitetônica em 1934. Em 1956, foi encarregado pelo então presidente Juscelino Kubitschek de projetar a nova capital federal. O aclamado arquiteto faleceu em dezembro de 2012 aos 104 anos.

O senador Paim destacou que Niemeyer tornou-se um símbolo global para a modernidade, tendo sua projeção internacional em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York em 1943. Paim também enfatizou que Brasília, fruto do trabalho do arquiteto, é uma obra que deve ser respeitada pelo mundo todo.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou que a cidade de Recife também possui uma obra projetada por Niemeyer, tendo esta construção no Parque Dona Lindu causado polêmica entre os moradores da cidade, principalmente referente ao uso excessivo de concreto e falta de vegetação. Porém, ela destacou que atualmente existe mobilização para enaltecer o projeto na cidade.

Em suma, o PL 477/2023 visa incluir o nome de Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em Brasília como forma de homenagear sua trajetória e contribuição à arquitetura nacional e internacional.

O que aconteceu? Projeto de Lei 477/2023, que inclui o nome de Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, foi aprovado pela Comissão de Educação no Senado Federal.
Onde fica o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria? No Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília.
Quem é Oscar Niemeyer? Renomado arquiteto brasileiro responsável por projetos como o Palácio da Alvorada, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em Brasília.

Descoberta de nova espécie de planta na Amazônia

Com informações do site G1

Katia Rangel Katia Rangel

erente de projetos do portal. Graduada em Letras, tem como missão cuidar da parte técnica do site e garantir que tudo esteja sempre funcionando perfeitamente. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katia Rangel é a gerente de projetos do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário