Índice do artigo (Clique para ver):
Mark Dawidziak lança novo livro para desvendar mistério sobre a morte de Edgar Allan Poe
O autor Edgar Allan Poe é um dos escritores mais influentes da história, mas sua morte ainda é um mistério. Na época, ele foi encontrado delirante nas ruas de Baltimore e as causas de sua morte são teorias sem fim. Agora, o autor Mark Dawidziak lançou uma nova obra chamada “A Mystery of Mysteries: The Death and Life of Edgar Allan Poe”, na qual consultou diversas fontes para tentar desvendar o mistério sobre a causa morte do escritor.
Poe é reconhecido por ter criado o detetive Auguste Dupin, que antecedeu o detetive britânico Sherlock Holmes, além de ter sido fundamental para a criação de gêneros como o policial, neogótico e ficção científica. Sua obra temática de horror dramatizou toda a angústia da sua vida pessoal que envolveu a perda da mãe, esposa e outras pessoas próximas por conta da tuberculose.
A biografia de Dawidziak começa com a reflexão de um dos contos de Poe: “Não acredite em nada do que você ouve e só em metade do que vê”. Além disso, existem dois vilões canônicos na morte de Poe: Rufus Griswold e John Moran. O primeiro escreveu um obituário insultando o escritor enquanto o segundo foi responsável por cuidá-lo no hospital de Baltimore.
Poe foi confundido com seus personagens lúgubres, mas em sua vida pessoal era espirituoso e sociável. Embora tenha passado por dificuldades financeiras, ele foi o primeiro americano a ganhar dinheiro apenas com sua carreira literária.
Figura Pop
Além de ser um dos escritores mais influentes da história, Poe é um fenômeno cultural e vários produtos com sua efígie são comercializados em sites de lojas virtuais como o Etsy. A capa do álbum dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, cita o autor e em episódios dos Simpsons ele também aparece.
Mistério
Em trânsito de Richmond para Nova York, Poe desapareceu por três dias até ser encontrado delirante nas ruas de Baltimore. No hospital, conversou com alucinações repetindo diversas vezes a palavra “Reynolds”. As causas desta morte são teorias sem fim como bebedeira (delirius tremens), raiva, tumor cerebral, sífilis ou até mesmo envenenamento por monóxido de carbono.
Apesar da popularidade do autor americano ainda existem muitas dúvidas sobre sua morte. Agora, com a nova obra de Mark Dawidziak, é possível que algumas dessas dúvidas sejam esclarecidas. O biógrafo consultou diversas fontes como acadêmicos, cientistas, historiadores e patologistas forenses para tentar desvendar o mistério sobre a causa morte do escritor.
Tradição
A cada 19 de janeiro, data do aniversário do escritor, um vulto misterioso se dirige a seu túmulo em Baltimore para deixar três rosas vermelhas e um copo de conhaque. Esta tradição movimenta fãs ao redor do mundo.
Legado
Em resumo, Edgar Allan Poe transcendeu seu talento literário e se tornou uma figura pop mundialmente conhecida ainda hoje. Apesar das dúvidas sobre as causas de sua morte, sua obra continua influenciando e inspirando outros autores até os dias atuais.
Quem foi Edgar Allan Poe? | Escritor americano influente na literatura, criador do detetive Auguste Dupin e fundamental para a criação de gêneros como o policial, neogótico e ficção científica. |
---|---|
Popularidade atual | Figura pop mundialmente conhecida, citado em capa de álbum dos Beatles e em episódios dos Simpsons. Produtos com sua efígie são comercializados em sites de lojas virtuais. |
Dúvidas sobre sua morte | Causas da morte são teorias sem fim, como bebedeira (delirius tremens), raiva, tumor cerebral, sífilis ou envenenamento por monóxido de carbono. Uma nova obra chamada “A Mystery of Mysteries: The Death and Life of Edgar Allan Poe” tenta desvendar a causa morte do escritor. |
Importância literária | Sua obra continua influenciando e inspirando outros autores até os dias atuais. |
Com informações do site Estadão.
1 comentário
Pingback: 25 Livros para Viver Experiências Incríveis sem Sair de Casa - Bienal do Livro JF