No cenário atual, onde a preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental tornaram-se questões prioritárias, surge a pergunta: será que a sua cidade é sustentável?
No Brasil, tanto as prefeituras quanto o setor privado têm se empenhado em diminuir o impacto ambiental em suas regiões, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de projetos inovadores. Essas ações visam tornar as cidades brasileiras mais modernas, funcionais e alinhadas às novas tendências urbanas.
Diante dessa perspectiva, recentemente a Bright Cities, uma entidade dedicada à avaliação de cidades e estados em busca de soluções inovadoras, analisou centenas de municípios brasileiros para identificar os centros urbanos mais desenvolvidos do país. Uma lista foi elaborada, destacando as cidades que se sobressaíram nesse aspecto. Você já conferiu se a sua cidade está entre elas?
A Bright Cities avaliou 326 cidades brasileiras com no mínimo 100 mil habitantes. Para esse estudo, foram utilizados parâmetros definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Esses critérios combinam variáveis importantes nas áreas de educação, esportes, lazer, energia, meio ambiente, governança, finanças, saúde, transportes, telecomunicações, inovação e planejamento urbano.
Ao todo, foram analisados 40 indicadores diferentes divididos em cinco temas: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. A partir dessa análise minuciosa, a Bright Cities conferiu o prêmio “Troféu Bright Cities” às cinco melhores cidades de cada região do Brasil.
Na região Sul, as vencedoras foram Florianópolis, Londrina, Curitiba, Maringá e Jaraguá do Sul. No Sudeste, destacaram-se Barueri, São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia. Já na região Centro-Oeste as melhores colocadas foram Goiânia, Brasília, Cuiabá, Itumbiara e Sinop. No Nordeste brilharam Sobral, Recife, Barreiras, Lauro de Freitas e Aracaju. E na região Norte se destacaram Palmas, Araguaína, Boa Vista, Vilhena e Parauapebas.
Além disso, foi elaborado um ranking nacional que traz as dez cidades mais sustentáveis do Brasil. Nele constam: Barueri (SP), São Caetano do Sul (SP), Araras (SP), Bragança Paulista (SP), Atibaia (SP), São José do Rio Preto (SP), Americana (SP), Florianópolis (SC), Londrina (PR) e Campinas (SP). É interessante notar que oito dessas dez cidades estão localizadas no estado de São Paulo.
Essa avaliação da Bright Cities evidencia a relevância da sustentabilidade como um fator determinante para o desenvolvimento das cidades brasileiras. Com base nesses resultados, esperamos que haja uma conscientização cada vez maior sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de medidas sustentáveis em todo o país, visando à construção de um futuro melhor para todos.
Imagem: metamorworks / Shutterstock.com
Região | Cidades mais sustentáveis |
---|---|
Sul | Florianópolis, Londrina, Curitiba, Maringá, Jaraguá do Sul |
Sudeste | Barueri, São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista, Atibaia |
Centro-Oeste | Goiânia, Brasília, Cuiabá, Itumbiara, Sinop |
Nordeste | Sobral, Recife, Barreiras, Lauro de Freitas, Aracaju |
Norte | Palmas, Araguaína, Boa Vista, Vilhena, Parauapebas |
Ranking nacional das dez cidades mais sustentáveis do Brasil:
- Barueri (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Araras (SP)
- Bragança Paulista (SP)
- Atibaia (SP)
- São José do Rio Preto (SP)
- Americana (SP)
- Florianópolis (SC)
- Londrina (PR)
- Campinas (SP)
Com informações do site Lista Mais Sustentável.