Com a proximidade do Enem 2023, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, os alunos estão apreensivos quanto à redação, considerada uma das principais etapas do teste de entrada ao ensino superior no Brasil.
A redação é a única parte subjetiva da prova e obter uma boa pontuação nessa avaliação é fundamental para os candidatos. Por isso, é importante compreender as habilidades exigidas na redação do Enem 2023 e conhecer os possíveis temas que podem ser abordados.
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. A primeira competência requer o domínio da escrita formal da língua portuguesa. Já a segunda competência exige a compreensão da proposta de redação e a aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema proposto, seguindo a estrutura dissertativo-argumentativa. Na terceira competência, é necessário selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista. A quarta competência envolve o conhecimento dos elementos linguísticos necessários para construir um argumento sólido. Por fim, a quinta competência requer a formulação de uma sugestão de intervenção para solucionar o problema apresentado na redação, sempre respeitando os princípios dos direitos humanos.
Após a aplicação da prova, cada redação é corrigida por dois avaliadores diferentes. Caso haja uma diferença superior a 100 pontos na nota final ou mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, um terceiro avaliador é chamado para analisar o texto. Persistindo a discordância, uma comissão composta por três professores é responsável por atribuir a nota final.
Quanto aos temas possíveis para a redação do Enem 2023, os estudantes devem estar atualizados em relação a questões atuais. Alguns exemplos de possíveis temas são: violência doméstica contra crianças, importância do voto para a consolidação da democracia, valorização da carreira docente, subrepresentação feminina na política, ecoturismo sustentável, recuperação econômica pós-pandemia, desafios na saúde pública relacionados à queda nas taxas de vacinação infantil, repercussões da pandemia na área educacional e alimentação saudável frente aos desafios contemporâneos no Brasil.
Além disso, é importante ficar atento ao calendário do Enem 2023. As inscrições serão realizadas entre os dias 5 e 16 de junho. As provas acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. Os gabaritos estarão disponíveis em 24 de novembro e os resultados serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
Em relação à educação, um evento importante que acontecerá no próximo ano é o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE). Esse congresso é uma oportunidade única para aqueles que desejam se aprofundar no tema e conhecer a situação da educação no Brasil.
O evento contará com palestras, oficinas e mesas-redondas com especialistas renomados do cenário educacional nacional e internacional. Além disso, os participantes terão acesso a apresentações culturais, espaço para empreendedorismo educacional e compartilhamento de trabalhos acadêmicos.
O CITE está programado para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023 nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina.
Para inscrever-se no CITE, acesse o link disponibilizado acima.
Notícia | Relatório |
---|---|
Enem 2023 | Provas nos dias 5 e 12 de novembro. Redação é parte subjetiva e fundamental para os candidatos. Avaliada em 5 competências. Possíveis temas: violência doméstica, importância do voto, valorização da carreira docente, entre outros. Inscrições de 5 a 16 de junho. Gabaritos em 24 de novembro. Resultados em 16 de janeiro de 2024. |
CITE 2023 | XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Palestras, oficinas e mesas-redondas com especialistas renomados. Dias 20, 21 e 22 de setembro em Recife, Caruaru e Petrolina. Oportunidade para conhecer a situação da educação no Brasil. Inscrições no link acima. |
Com informações do site JC Online.