A editora Todavia relança obra completa de Antonio Candido, um dos grandes intérpretes do Brasil. Os 17 volumes da trajetória inigualável nos campos da cultura e da política estarão disponíveis até o próximo ano. A primeira série da edição inclui “Formação da Literatura Brasileira — Momentos Decisivos” (1959), “Os Parceiros do Rio Bonito” (1964), “Literatura e Sociedade” (1965), “Iniciação à Literatura Brasileira” (1987) e “O Discurso e a Cidade” (1993).
Antonio Candido, além de estudioso da literatura, foi inovador em sua criação ao ancorar seu método no pensamento social e na leitura cerrada dos norte-americanos. Para Candido, a forma literária é que fornece o sentido de um romance, poema ou peça teatral.
O fato mais relevante da sua visão pode ser encontrado no ensaio “Dialética da malandragem” (1970), em que desvendou a estrutura formal de “Memórias de um Sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, presente no livro “O Discurso e a Cidade”. Isso mostrou uma interpretação completamente diferente do Brasil, onde personagens populares do século 19 são vistos se equilibrando entre a “ordem” e a “desordem” da sociedade.
São diversos os livros icônicos lançados por Antonio Candido durante sua carreira. Um exemplo é o livro “Formação da Literatura Brasileira” que não é um relato histórico sobre o estilo brasileiro. Em vez disso, Candido se preocupou em mostrar como foi constituído o sistema literário do país.
Antonio Candido também aponta para a questão histórica fundamental na fórmula dele: Com o sistema consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos. Como um país escravista e colonizado produziu as “Memórias Póstumas de Brás Cubas”? Esse foi o drama equacionado apenas no início do século 20, quando os modernistas se juntaram ao projeto de Getúlio Vargas nos anos 1930.
A reedição da obra completa de Antonio Candido pela editora Todavia é uma oportunidade para tanto os leitores antigos quanto os novos apreciarem a obra de um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Os leitores poderão ter acesso às ideias e interpretações únicas que contribuíram para a riqueza cultural do país.
Notícia: | A editora Todavia reedita obra completa de Antonio Candido (1918-2017) |
---|---|
Detalhes: | 17 volumes disponíveis até o próximo ano |
Primeira série: | “Formação da Literatura Brasileira — Momentos Decisivos” (1959), “Os Parceiros do Rio Bonito” (1964), “Literatura e Sociedade” (1965), “Iniciação à Literatura Brasileira” (1987) e “O Discurso e a Cidade” (1993) |
Importância: | Oportunidade para apreciar a obra de um dos maiores escritores brasileiros do século XX |
São Paulo vence o Palmeiras por 2 a 0 e é campeão do Campeonato Paulista
Com informações do site Globo Esporte