George Orwell, pseudônimo do jornalista, ensaísta e romancista Eric Arthur Blair, nasceu em 25 de junho de 1903 na Inglaterra. Ele é conhecido mundialmente por revolucionar a literatura com seus escritos que traziam mensagens importantes para a sociedade. No dia 25 de junho de 2023, ele completaria 120 anos de idade.
“1984”: uma obra atemporal sobre o totalitarismo
Uma curiosidade sobre Orwell foi que ele quase não entregou o manuscrito do seu livro “1984” para seus editores da Secker & Warburg em Londres, em dezembro de 1948, porque não acreditava que a obra faria sucesso. Na verdade, ele se preocupava mais com a mensagem que buscava transmitir do que com o sucesso da obra. Segundo o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves, autor do prefácio da edição mais recente de “1984”, publicada em 2021 pela editora Nova Fronteira, a mensagem do livro ainda é tão relevante porque Orwell escreveu sobre uma realidade, e não ficção.
Nesse livro, o totalitarismo é o tema central da narrativa. A história se passa em Londres no ano de 1984 e há inúmeros televisores monitorando a população enquanto os cidadãos ficam sem direito à privacidade. Winston Smith trabalha no Ministério da Verdade sendo um dos funcionários responsáveis pela propaganda e reformulação do passado. Para censurar algo que não pode ser reescrito, é simplesmente destruído – esse seria o primeiro movimento do totalitarismo.
Um ditador chamado Grande Irmão lidera o Partido que governa o Estado e tudo está sob seu controle, apesar de nunca ter sido visto presencialmente. As leis não existem e todos devem obedecer. Uma mulher chamada Julia é a heroína da história e junto com Winston, luta contra a opressão do governo em busca da liberdade.
Embora o fim seja sombrio, “1984” traz uma mensagem esperançosa de rebelião e de progresso social contra governos repressivos fazendo uma advertência sobre os perigos do autoritarismo e da vigilância excessiva. Para Ronaldo Bressane, escritor e jornalista que escreveu o posfácio da edição mais recente de “1984” pela editora Tordesilhas, o livro é bastante atual e as notícias falsas são um exemplo de manipulação criando narrativas desconectadas da realidade para dispersar a sociedade da verdade.
Legado de Orwell
George Orwell é um dos autores mais importantes do século XX e suas obras continuam inspirando e influenciando gerações. Em seu aniversário de 120 anos, celebramos sua vida e obra, lembrando especialmente de “1984”, uma das suas obras-primas que continua sendo relevante e atual até hoje.
Curiosidade sobre o título “1984”
Apesar de não haver um consenso sobre por que Orwell escolheu o título “1984” para sua obra, a hipótese mais aceita é que ele se inspirou no ano em que o livro foi concluído, 1948, invertendo satiricamente seus dois últimos algarismos.
Notícia | George Orwell completaria 120 anos de idade em 25 de junho de 2023 |
---|---|
Curiosidade | Orwell quase não entregou o manuscrito de “1984” por não acreditar no sucesso da obra |
Temática | “1984” aborda o totalitarismo e a vigilância excessiva do governo, com uma mensagem esperançosa de rebelião contra governos repressivos |
Com informações do site Revista Fórum.