Grandes Escritoras: 10 Livros de Autoras que Mudaram a Literatura

A literatura é uma das artes mais antigas e importantes da humanidade, e as mulheres têm um papel fundamental nesse universo. Desde o século XIX, as escritoras têm lutado para ter suas vozes ouvidas e suas histórias contadas.

A literatura mundial é repleta de grandes escritores, mas muitas vezes as mulheres não recebem o reconhecimento merecido por suas contribuições para a literatura. Neste artigo, serão apresentados 10 livros de autoras que mudaram a literatura e deixaram um legado para as próximas gerações.

1. Virginia Woolf – “Mrs. Dalloway”

Virginia Woolf foi uma escritora britânica que marcou a literatura moderna com suas obras inovadoras e experimentais. “Mrs. Dalloway” é um dos seus romances mais famosos e é considerado um clássico da literatura inglesa. O livro retrata um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher da alta sociedade londrina, e aborda temas como amor, morte, envelhecimento e solidão.

2. Toni Morrison – “Beloved”

Toni Morrison é uma escritora americana que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1993. “Beloved” é um romance impactante que trata da escravidão nos Estados Unidos do século XIX e suas consequências na vida dos ex-escravos. A história é contada através dos olhos de Sethe, uma mulher que fugiu da escravidão e vive com sua filha em uma casa assombrada pelo fantasma de sua filha morta.

3. Jane Austen – “Orgulho e Preconceito”

Jane Austen é uma das maiores escritoras inglesas de todos os tempos e “Orgulho e Preconceito” é uma de suas obras mais famosas. O romance retrata a vida das mulheres da classe média inglesa do século XIX e aborda temas como amor, casamento, dinheiro e classe social. A protagonista, Elizabeth Bennet, é uma personagem forte e independente que desafia as convenções sociais de sua época.

4. Emily Bronte – “O Morro dos Ventos Uivantes”

Emily Bronte foi uma escritora britânica que escreveu apenas um romance em sua vida, mas que se tornou um clássico da literatura mundial. “O Morro dos Ventos Uivantes” é uma história intensa e dramática que retrata a paixão obsessiva entre Heathcliff e Catherine Earnshaw. O livro aborda temas como amor, vingança, morte e redenção.

5. Sylvia Plath – “A Redoma de Vidro”

Sylvia Plath foi uma escritora americana que se destacou pela sua poesia e pelo seu único romance, “A Redoma de Vidro”. O livro é autobiográfico e retrata a vida de Esther Greenwood, uma jovem escritora que sofre de depressão e tenta se encontrar em um mundo dominado pelos homens. A obra é considerada um marco na literatura feminista e na literatura sobre saúde mental.

6. Harper Lee – “O Sol é para Todos”

Harper Lee foi uma escritora americana que escreveu apenas um romance em sua vida, mas que se tornou um clássico da literatura americana. “O Sol é para Todos” retrata a vida de Scout Finch, uma menina que cresce em uma cidade pequena no sul dos Estados Unidos durante os anos 1930. O livro aborda temas como racismo, preconceito e injustiça social.

7. Margaret Atwood – “O Conto da Aia”

Margaret Atwood é uma escritora canadense que se destacou pela sua obra distópica “O Conto da Aia”. O livro retrata um futuro sombrio em que as mulheres são subjugadas e usadas apenas para procriação. A protagonista, Offred, é uma aia que luta para sobreviver em um mundo opressivo e controlado pelo Estado.

8. Chimamanda Ngozi Adichie – “Americanah”

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana que se tornou conhecida por suas obras que retratam a vida das mulheres africanas. “Americanah” é um romance que aborda temas como imigração, raça e identidade cultural. A história é contada através dos olhos de Ifemelu, uma jovem nigeriana que se muda para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

9. Mary Shelley – “Frankenstein”

Mary Shelley foi uma escritora britânica que escreveu “Frankenstein” aos 19 anos de idade e se tornou uma das obras mais famosas da literatura mundial. O livro retrata a história do cientista Victor Frankenstein, que cria um monstro a partir de partes de cadáveres humanos. A obra aborda temas como ciência, ética e responsabilidade social.

10. Isabel Allende – “A Casa dos Espíritos”

Isabel Allende é uma escritora chilena que se destacou pela sua obra “A Casa dos Espíritos”. O livro retrata a história da família Trueba, que vive no Chile durante o século XX. A obra aborda temas como política, amor, morte e espiritualidade. A protagonista, Clara, é uma mulher mística e enigmática que tem poderes sobrenaturais.

Conclusão

Essas 10 autoras e suas obras são apenas uma pequena amostra da riqueza e diversidade da literatura feminina. Suas histórias e personagens marcantes deixaram um legado duradouro na literatura mundial e continuam a inspirar novas gerações de leitores e escritores.
Fotos estante classicos femininos preto branco

MitoVerdade
Todas as grandes obras literárias foram escritas por homens.Isso é um mito. Existem muitas obras literárias incríveis escritas por mulheres que mudaram o mundo da literatura.
As mulheres não têm a mesma capacidade que os homens para escrever grandes obras literárias.Isso é um mito. As mulheres têm a mesma capacidade que os homens para escrever grandes obras literárias e muitas já provaram isso ao longo da história.
As mulheres não são reconhecidas como grandes escritoras.Isso é um mito. Embora muitas vezes as mulheres tenham sido subestimadas e negligenciadas na história da literatura, muitas delas foram reconhecidas como grandes escritoras e tiveram um impacto significativo na literatura mundial.
As obras literárias escritas por mulheres são menos importantes do que as escritas por homens.Isso é um mito. As obras literárias escritas por mulheres são tão importantes quanto as escritas por homens e muitas vezes oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre a vida e a sociedade.
Fotos estante livros femininos preto branco

Dúvidas dos leitores:

1. Quem é Virginia Woolf e qual é o seu livro mais famoso?


Virginia Woolf foi uma escritora inglesa do século XX, considerada uma das mais importantes da literatura moderna. Seu livro mais famoso é “Mrs. Dalloway”, publicado em 1925.

2. Qual é o livro mais conhecido de Jane Austen?


O livro mais conhecido de Jane Austen é “Orgulho e Preconceito”, publicado em 1813.

3. Quem é Clarice Lispector e qual é o seu livro mais famoso?


Clarice Lispector foi uma escritora brasileira do século XX, conhecida por sua prosa poética e introspectiva. Seu livro mais famoso é “A Hora da Estrela”, publicado em 1977.

4. Qual é o livro mais famoso de Sylvia Plath?


O livro mais famoso de Sylvia Plath é “A Redoma de Vidro”, publicado em 1963.

5. Quem é Chimamanda Ngozi Adichie e qual é o seu livro mais conhecido?


Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana contemporânea, conhecida por abordar temas como feminismo, racismo e identidade cultural em suas obras. Seu livro mais conhecido é “Americanah”, publicado em 2013.

6. Qual é o livro mais famoso de Agatha Christie?


O livro mais famoso de Agatha Christie é “E Não Sobrou Nenhum”, publicado em 1939.

7. Quem é Toni Morrison e qual é o seu livro mais conhecido?


Toni Morrison foi uma escritora americana, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1993. Seu livro mais conhecido é “Beloved”, publicado em 1987.

8. Qual é o livro mais famoso de Emily Bronte?


O livro mais famoso de Emily Bronte é “O Morro dos Ventos Uivantes”, publicado em 1847.

9. Quem é Mary Shelley e qual é o seu livro mais famoso?


Mary Shelley foi uma escritora inglesa do século XIX, conhecida por sua obra “Frankenstein”, publicada em 1818.

10. Qual é o livro mais conhecido de Virginia Woolf?


Além de “Mrs. Dalloway”, mencionado anteriormente, outro livro bastante conhecido de Virginia Woolf é “Ao Farol”, publicado em 1927.
Fotos livros mulheres preto branco

Deixe um comentário