HarperCollins reescreve livros de Agatha Christie para se adaptarem às sensibilidades modernas
A famosa editora dos livros de Agatha Christie, HarperCollins, está reescrevendo as obras da autora para se adequarem às sensibilidades modernas. Passagens intencionalmente ofensivas estão sendo apagadas ou reescritas em novas edições de suas novelas, que estão sendo preparadas ou publicadas desde 2020.
Uma comissão de “leitores sensíveis” revisou as obras de Christie para garantir que nenhum insulto ou referência étnica fosse mantido, bem como para eliminar descrições físicas questionáveis de alguns dos personagens. O objetivo é tornar as histórias mais aceitáveis para os novos leitores que não querem encontrar termos racistas ou ofensivos em uma leitura moderna.
Com essa iniciativa, todos os romances da Miss Marple e uma seleção de novelas do inspetor Hercule Poirot receberam novas edições adaptadas. James Prichard, bisneto da autora Agatha Christie e diretor da empresa Agatha Christie Limited, é responsável por administrar os direitos das obras da escritora para literatura e cinema.
A tendência atual é adaptar obras literárias antigas para as sensibilidades mais modernas, como já foi feito com os livros de Roald Dahl ou com as aventuras de James Bond escritas por Ian Fleming. A editora HarperCollins e outras casas editoriais estão agora seguindo essa tendência ao reescrever livros antigos que contêm linguagem e comportamentos ultrapassados.
Vale lembrar que a literatura é um espelho das suas épocas e, portanto, reescrever romances que possuem termos ultrapassados pode ser uma forma de preservar suas histórias e oferecê-las para uma nova geração de leitores, sem ofender grupos étnicos ou minorias.
Notícia |
---|
A HarperCollins está reescrevendo os romances de Agatha Christie para se adaptarem às “sensibilidades modernas”. |
Passagens com “insultos ou referências étnicas” estão sendo removidas ou reescritas em novas edições das novelas. |
Comissão de “leitores sensíveis” revisou os livros para garantir a remoção de termos ofensivos e descrições físicas de alguns personagens. |
O objetivo é tornar as histórias mais aceitáveis para novos leitores que não querem encontrar termos racistas ou ofensivos em uma leitura moderna. |
Todos os romances da Miss Marple e uma seleção de novelas do inspetor Hercule Poirot receberam novas edições adaptadas. |
A iniciativa segue a tendência atual de adaptar obras literárias antigas para as sensibilidades mais modernas. |
Descoberta de nova espécie de borboleta na Amazônia
Com informações do site G1