Comemoração da abolição da escravidão no Brasil marca também o nascimento de um dos maiores escritores brasileiros
Nesta terça-feira, 13 de maio, comemoramos a abolição da escravidão oficial no Brasil. Mas pouco se sabe que essa mesma data marca o nascimento de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Afonso Henriques de Lima Barreto.
Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881, filho de pais negros e pobres: João Henriques de Lima Barreto, operário tipógrafo liberto e Amália Augusta Barreto, professora filha de uma mulher negra escravizada. Desde cedo ele viveu a dualidade de ter contato com livros e educação satisfatória, enquanto presenciou a condição precária do povo negro no país.
Aos sete anos, o garoto viu que a abolição não libertou seu povo. Após a morte da mãe, assumiu as contas da casa em uma família pobre e dominada pelo alcoolismo do pai. Abandonando seus projetos na Escola Politécnica em 1902, ele entrou para a Secretaria de Guerra como servidor público para sobreviver.
Denúncias à elite burguesa brasileira
Seu contato com hipocrisia dos militares ditos patriotas e inclinação às teorias revolucionárias são perceptíveis em sua obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. Em suas crônicas e outros trabalhos, Lima denunciava a elite burguesa brasileira, exaltando o povo negro. Ele retratou que essas classes controlam o Estado reprimindo-o ainda nos dias atuais.
Por ter tomado essa decisão e dado voz aos marginalizados ao invés de satisfazer os ideais burgueses e intelectuais da época, Lima enfrentou uma batalha árdua. Seus romances foram autopublicados e ele foi negado três vezes na Academia Brasileira de Letras.
Lima morreu pobre e ignorado pelos grandes acadêmicos da época no dia 1 de novembro de 1922. Entretanto, sua obra não foi esquecida. O Movimento Negro e todos aqueles que defendem uma literatura orientada pela classe trabalhadora o consideram imortal. Celebramos hoje os 142 anos de Lima Barreto!
Data | 13 de maio de 2021 |
Evento | Comemoração da abolição da escravidão e nascimento de Lima Barreto |
Informações importantes | Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881, filho de pais negros e pobres. Ele retratou em suas obras a hipocrisia dos militares e a elite burguesa brasileira, exaltando o povo negro. Morreu pobre e ignorado pelos grandes acadêmicos da época no dia 1 de novembro de 1922. |
Com informações do site Jornal A Verdade.