Literatura: autores e estratégias para atividades nos Anos Finais
A literatura é uma necessidade universal que precisa ser satisfeita e constituí um direito, segundo as palavras do autor Antônio Cândido em sua obra O direito à literatura. É na escola onde esse universo de ficção e poesia pode ser apresentado às crianças, medindo a criticidade na compreensão dos textos e colaborando para o desenvolvimento de outras formas de leitura no indivíduo.
A leitura literária não se restringe ao espaço escolar, mas perpassa caminhos inusitados e busca tocar a sensibilidade além de explorar a liberdade, humanizando o homem através da fruição. Além disso, também é possível trabalhar conteúdos interdisciplinares, étnicos, sociais e econômicos através da inserção transversal no texto literário.
Autores brasileiros e suas contribuições
José de Alencar foi um autor responsável por contribuir para a formação da literatura genuinamente brasileira através de temas que explora as paisagens típicas do Brasil, seus costumes culturais indígenas além das questões rurais e urbanas. Também é importante lembrar o surgimento do romance no Brasil através do folhetim que propagou essas histórias em capítulos diários com cenas suspensivas semelhantes às novelas atuais.
Para problematizar o assunto, peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre personagens marcantes das novelas atuais e façam relação com atributos como tempo, espaço, enredo e episódios. A intertextualidade também pode ser trabalhada através da contextualização das obras dos autores com o acervo cultural da turma.
A literatura também pode ser utilizada para ampliar a consciência crítica dos alunos sobre as questões sociais e étnico-raciais, possibilitando uma percepção mais realista do continente africano e da diversidade cultural dos africanos que foram trazidos para o Brasil. A obra de Solano Trindade, por exemplo, fez uso da arte como instrumento de militância contra o racismo, como pode ser visto nas obras Amar é uma constante em mim e Tem gente com fome.
Portanto, a literatura deve ser encarada como uma possibilidade de ampliar horizontes educacionais, promovendo articulação entre diferentes áreas de conhecimento das humanidades. É importante lembrar que essa dimensão estética é também carregada com valores morais e sociais importantes para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
Notícia: | A literatura é um direito universal que deve ser satisfeito e a escola é um espaço importante para apresentar ficção e poesia às crianças, colaborando para o desenvolvimento de outras formas de leitura. Além disso, a literatura pode ser utilizada para trabalhar conteúdos interdisciplinares, étnicos, sociais e econômicos. A obra de Solano Trindade, por exemplo, fez uso da arte como instrumento de militância contra o racismo. |
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Autor: | Antônio Cândido |
Importância da literatura: | Promove o desenvolvimento de outras formas de leitura, trabalha conteúdos interdisciplinares, étnicos, sociais e econômicos e amplia a consciência crítica dos alunos sobre questões sociais e étnico-raciais. |
Exemplo de autor brasileiro: | José de Alencar |
Uso da literatura na sala de aula: | Pode ser utilizada para ampliar horizontes educacionais e promover articulação entre diferentes áreas de conhecimento das humanidades. |
Com informações do site Nova Escola.