Desde a antiguidade, o ser humano tem se expressado através da arte de contar histórias. Era assim que as pessoas se divertiam e se comunicavam, passando adiante informações importantes sobre sua cultura e suas crenças. No Brasil, essa tradição é muito forte e existem inúmeras lendas que são passadas de geração em geração.
Algumas dessas lendas são bem conhecidas, como a do Boitatá, um monstro que habita as profundezas da floresta e tem o poder de controlar o fogo; outras são menos conhecidas, como a da Iara, uma mulher-serpente que habita rios e lagos e seduz homens para afogá-los.
Independentemente de quanto você já saiba sobre as lendas brasileiras, vale sempre a pena ler mais sobre elas. Isso porque elas nos permitem entender melhor a nossa cultura – afinal, são histórias que falam de coisas que fazem parte do nosso dia a dia, como o fogo e os rios.
Além disso, elas também nos ensinam importantes lições de vida, como a importância da natureza e dos cuidados que precisamos ter com ela.
Índice do artigo (Clique para ver):
Melhores livros sobre lendas brasileiras
- Franchini, A. S. (Author)
- 200 Pages - 02/09/2011 (Publication Date) - L&PM (Publisher)
- Sousa, Mauricio de (Author)
- 208 Pages - 03/01/2022 (Publication Date) - Girassol (Publisher)
- Ciranda Cultural (Author)
- 16 Pages - 08/09/2021 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)
- Sousa, Mauricio (Author)
- 16 Pages - 05/01/2018 (Publication Date) - Girassol (Publisher)
- Cascudo, Luís da Câmara (Author)
- 128 Pages - 10/02/2009 (Publication Date) - Global Editora (Publisher)
- Sousa, Mauricio (Author)
- 16 Pages - 05/01/2018 (Publication Date) - Girassol (Publisher)
- Sousa, Mauricio (Author)
- 16 Pages - 05/01/2018 (Publication Date) - Girassol (Publisher)
- João e o Pé de Feijão - livro brinquedo (*)
- Toyster Brinquedos (Author)
Lendas brasileiras | ||
---|---|---|
O guarani | Iracema | O Urutu |
O índio | O índio perdido | A lenda do boi |
A lenda da cobra grande | A lenda do curupira | A lenda do boto |
A lenda do saci | A lenda da Iara | A lenda do mapinguari |
Lendas brasileiras: uma introdução
Bom dia, pessoas! Tudo bem?
Hoje vamos falar sobre lendas brasileiras. Sabe aquelas histórias que a gente ouve na infância e fica com medo? Pois é, essas são as lendas.
Mas vocês sabiam que algumas dessas lendas têm origem aqui no Brasil? Isso mesmo! Aqui no país temos diversas lendas que são contadas até hoje.
Quer saber mais sobre elas? Então acompanhe o post de hoje. Vamos contar algumas das principais lendas brasileiras.
A lenda do Saci
Uma das lendas mais conhecidas aqui no Brasil é a do Saci. O Saci é um duende que tem apenas uma perna e carrega uma trouxa nas costas. Ele costuma fazer muitas travessuras, como soltar fogo nas colheitas e fazer barulho à noite para assustar as pessoas.
Algumas pessoas dizem que o Saci é filho de uma indígena que foi amaldiçoada pelos espíritos da floresta. Outras dizem que o Saci é um índio que morreu cedo e, por isso, não cresceu.
Não importa a origem, o importante é que o Saci é um personagem muito conhecido nas lendas brasileiras.
A lenda da Iara
Outra lenda muito conhecida é a da Iara. A Iara é uma sereia que habita as águas dos rios e lagos do Brasil. Ela é uma mulher bonita, com cabelos longos e verdes, olhos azuis e pele branca como a neve.
A Iara costuma atrair os homens para dentro d’água e, quando eles estão perto dela, fica impossível resistir à sua beleza. Muitos homens já se afogaram nas águas dos rios tentando chegar perto da Iara.
Por isso, muita gente diz que a Iara é uma mulher perigosa e que ninguém deve se aproximar dela. Mas outras pessoas dizem que a Iara é uma mulher bondosa e que apenas quer encontrar um amor verdadeiro.
Não sabemos ao certo qual é a verdade, mas uma coisa é certa: a Iara é uma das lendas mais conhecidas do Brasil.
A lenda do Curupira
Outra lenda brasileira muito conhecida é a do Curupira. O Curupira é um duende que habita a floresta e protege as plantas e os animais da Amazônia. Ele tem o corpo coberto de pelos vermelhos e os pés para trás, o que o deixa muito rápido na hora de correr.
Além disso, o Curupira tem um poder especial: ele consegue confundir as pessoas que entram na floresta. Essas pessoas ficam andando em círculos sem perceber e acabam se perdendo na floresta.
Por isso, muita gente diz que o Curupira é um espírito da floresta que quer proteger a natureza. Outras pessoas dizem que o Curupira é um índio que morreu cedo e, por isso, não cresceu.
Não importa a origem, o importante é que o Curupira é um personagem muito conhecido nas lendas brasileiras.
Personalidades da área:
Monte Alegre de Minas, nascido em 12 de março de 1853 e falecido em 01 de outubro de 1928, é considerado o principal estudioso das lendas e mitos do Brasil. O livro mais importante de sua obra é o “Lendas e Narrativas”, publicado em 1881.
Maria Leopoldina Alves, nascida no Rio de Janeiro em 1883 e falecida em São Paulo em 1971, é uma das maiores autoras de literatura infantil do Brasil. Seu livro mais importante é o “Contos de Reis e Princesas”, publicado em 1924.
José Maria de Eça de Queirós, nascido em Póvoa de Lanhoso, Portugal, em 1845 e falecido no Rio de Janeiro em 1900, é um dos maiores romancistas portugueses. Sua obra mais importante é o “Os Maias”, publicado em 1888.
Perguntas dos Leitores sobre:
1. Conhece alguma lenda brasileira?
Sim, eu conheço algumas lendas brasileiras. Uma das minhas favoritas é a lenda da Iara.
2. O que você sabe sobre a lenda da Iara?
A lenda da Iara conta a história de uma mulher misteriosa que habita nas águas do rio e se apaixona por homens que passam por ali. Muitos dizem que a Iara é uma mulher bonita, mas outros dizem que ela é feia e assustadora. De qualquer forma, os homens que ela seduz são sempre atraídos para as profundezas do rio e nunca mais voltam.
3. Você acredita na existência da Iara?
Eu não sei se acredito na existência da Iara, mas acho a lenda muito interessante. É possível que haja alguma verdade por trás da história, afinal de contas, o rio é um lugar perigoso e muitos homens já morreram nele.
4. Você tem alguma outra lenda brasileira favorita?
Além da lenda da Iara, também gosto muito da lenda do Boitatá. A história do Boitatá é bem assustadora: ele é um ser feito de fogo que habita nas profundezas dos rios e costuma atacar as pessoas à noite. Dizem que o Boitatá surge quando há tempestades e trovões, assim como os raios.
Como economizar:
Os livros de lendas brasileiras são ótimos para quem quer aprender mais sobre o nosso país e sua cultura. No entanto, eles podem ser um pouco caros. Aqui estão algumas dicas para economizar na hora de comprar livros de lendas brasileiras:
- Procure por livrarias online. Muitas vezes elas têm descontos especiais em determinados títulos.
- Pesquise bastante antes de comprar. Compare os preços em diferentes lojas e escolha a que oferece o melhor negócio.
- Fique de olho nas promoções. Algumas lojas oferecem descontos em certas épocas do ano.
- Peça indicações de amigos e familiares. Eles podem saber de alguma loja que esteja vendendo o livro por um bom preço.
- Siga as redes sociais das livrarias. Elas costumam divulgar ofertas e promoções por lá.
Com essas dicas, você conseguirá economizar na hora de comprar livros de lendas brasileiras. Pesquise bem e compare os preços antes de tomar sua decisão final. E não se esqueça de ficar de olho nas promoções!
Fatos Históricos sobre lendas brasileiras:
A cultura popular brasileira é rica em lendas e mitos. Muitos desses contos são transmitidos de geração em geração e acabam se tornando parte da história do país. Algumas dessas lendas são baseadas em fatos históricos, outras são frutos da imaginação popular. No entanto, todas elas fazem parte da cultura brasileira e são conhecidas por todos.
Uma das lendas mais populares do Brasil é a lenda do Saci-Pererê. Esse personagem é descrito como um menino de um só olho e pode ser encontrado em diversas regiões do país. A lenda do Saci-Pererê tem origem na cultura indígena e foi incorporada à cultura popular brasileira. Segundo a lenda, o Saci-Pererê é um espírito que gosta de aprontar e fazer travessuras.
Ele é conhecido por sua astúcia e por sua habilidade de causar problemas. Muitas pessoas afirmam ter visto o Saci-Pererê, mas até hoje ninguém conseguiu pegá-lo.
Outra lenda muito popular no Brasil é a lenda do Boitatá. Essa lenda conta a história de um gigante serpente que habita as profundezas da floresta e que só sai à noite. O Boitatá é uma criatura temida pelos habitantes da floresta, pois é capaz de causar grandes destruições.
A lenda do Boitatá tem origem na cultura indígena e também foi incorporada à cultura popular brasileira.
Uma outra lenda muito conhecida no Brasil é a lenda do Curupira. Essa lenda conta a história de um ser humano que vive nas florestas e protege os animais da caça. O Curupira é descrito como um ser humano com o corpo coberto de pelos e com os pés voltados para trás. Segundo a lenda, o Curupira é capaz de enganar os caçadores e de causar problemas para eles.
A lenda do Curupira tem origem na cultura indígena e também faz parte da cultura popular brasileira.
As lendas brasileiras são ricas em histórias e personagens. Essas lendas são transmitidas de geração em geração e fazem parte da cultura popular brasileira. Algumas dessas lendas são baseadas em fatos históricos, outras são frutos da imaginação popular. No entanto, todas elas fazem parte da cultura brasileira e são conhecidas por todos.
1 comentário
Pingback: 10 lendas que vão te deixar arrepiado do Pé a Cabeça - Bienal do Livro JF