Os 10 melhores livros para quem quer viajar o mundo

Quem nunca sonhou em viajar o mundo? A gente cresce ouvindo histórias de aventuras nas mais diversas partes do planeta e fica com vontade de conhecer aqueles lugares.

Mas, às vezes, os destinos parecem tão distantes e os preparativos para a viagem, tão complicados, que acabamos desistindo do projeto.

É aí que entram os livros! Ler sobre viagens pode nos inspirar a sair da zona de conforto e conhecer novos lugares.

Além de nos dar ideias para destinos inusitados, os livros sobre viagens também podem nos ensinar muito sobre o mundo lá fora. São histórias repletas de aprendizado, que nos mostram um pouco da cultura dos lugares que visitamos.

E isso é fundamental para uma boa viagem: ir além da superfície dos monumentos e realmente entender o jeito de viver das pessoas locais.

Então, se você quer começar a planejar sua próxima grande aventura mas não sabe por onde começar, corre para pegar um bom livro sobre viagens!

Melhores livros sobre viajar

EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 2
Viajar: eu preciso!
419 Reviews
Viajar: eu preciso!
  • Moraes, Mayke (Author)
  • 255 Pages - 03/08/2017 (Publication Date) - Buzz Editora (Publisher)
Melhor Livro N. 3
Milhas: O Segredo para Viajar de Graça
2 Reviews
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 4
Vai viajar, caracol?
5 Reviews
Vai viajar, caracol?
  • Veneza, Maurício (Author)
  • 32 Pages - 06/01/2020 (Publication Date) - Editora do Brasil (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 6
Kokiya Banqueta dobrável portátil assento de fezes dobrável cadeira leve acampamento fezes dobrável para viajar ao ar livre churrasco praia piquenique, Folhas com Saco
  • 【Fácil de usar】 O banquinho confortável é fácil de abrir ou dobrar em segundos, sem ferramentas. É leve e conveniente para você carregar.
  • 【Multiuso】O banco dobrável é um banco dobrável de acampamento e um apoio para os pés dobrável para cadeira de acampamento, o que fornece um lugar confortável para descansar os pés.
  • 【Amplamente utilizado】 O banco de acampamento é perfeito para caminhadas, escaladas, pesca, piquenique, churrasco, jardinagem, mochila, festival de música, festa no quintal, viagem, churrasco, etc.
  • 【Leve e portátil】 O banco dobrável é leve, dobrável, fácil de transportar e armazenar, para que você possa levá-lo para qualquer lugar com facilidade.
  • 【Material durável】O banco portátil é feito de tecido oxford 600D resistente ao desgaste e estrutura de metal forte, estável e resistente, durável de usar.
Melhor Livro N. 7
TERAISE Clipe Polarizado em Óculos de Sol Over Prescription Glasses Anti-reflexo UV400 para homens mulheres Conduzir Viajar ao Ar Livre
1,455 Reviews
TERAISE Clipe Polarizado em Óculos de Sol Over Prescription Glasses Anti-reflexo UV400 para homens mulheres Conduzir Viajar ao Ar Livre
  • ➷ BOAS NOTÍCIAS PARA PESSOAS MYOPIC -- Solução de proteção solar para pessoas míopes.
  • ➷ Boas notícias para economizar dinheiro -- Economizando pelo menos US $ 350. Este clipe polarizador funciona como os óculos de sol caros que você compra.
  • ➷ CLIP PERFEITO - pesa apenas 4g. Sinta-se como nunca usá-lo / lentes polarizadas fortes, protetor solar eficaz / simples e bonito.
  • ➷ Uso amplo - Ideal para dirigir / viajar, ciclismo / corrida, pesca, esqui, escalada e outras atividades ao ar livre, desfrutando de esportes.
  • ➷ O QUE VOCÊ OBTER -- 1 * clipe de óculos de sol, 1 * caixa de plástico transparente, 1 * pano de limpeza de alta qualidade, 1 * cartão de teste de lente polarizada, garantia de qualidade de 18 meses e serviço ao cliente atencioso.
Melhor Livro N. 8
Suporte para Ukulele, Suporte para Guitarra tem uma curva elegante para viajar para tocar guitarra ao ar livre para Ukulele(amarelo)
  • 【Com altura apropriada】 Com distância ao solo adequada para evitar que a parte inferior da guitarra ou do ukulele toque o solo.
  • 【Estrutura compacta】 O pedestal de ukulele tem uma estrutura compacta e é fácil de carregar, adequado para brincar ao ar livre ou viajar.
  • 【Madeira composta】 Feita de madeira composta durável, dura e resistente ao desgaste e fácil de limpar e manter.
  • 【Montagem conveniente】 O suporte é fácil de montar e desmontar e tem boa estabilidade, o que pode fixar bem o instrumento.
  • 【Com curvas elegantes】 O pedestal da guitarra tem uma curva elegante e pode ser usado como um pedestal de suporte ou como um pedestal de exibição.
Melhor Livro N. 9
Por Viajar com Você (Série Por Você 4.5): Conto
289 Reviews

Ainda que você possa achar que não, livros sobre viagens são ótimos companheiros de viagem. Isso porque eles te permitem sonhar acordado com destinos incríveis, te ajudam a conhecer um pouco mais da cultura local e até mesmo te dão algumas dicas para tirar o melhor proveito da sua próxima viagem.

Além disso, os livros sobre viagens são ótimos para quando você está planejando sua próxima escapada. Afinal, é bem mais gostoso ler sobre um destino do que pesquisar na internet (ainda que isso seja importante também). Eles são uma boa fonte de inspiração para quem quer fugir dos roteiros tradicionais e descobrir lugares fora do circuito turístico convencional.

Então, se você está procurando uma boa leitura para embarcar em suas próximas férias, não deixe de conferir as nossas dicas de livros sobre viagens. Você vai adorar!

desenho digital de uma pessoa lendo livro sobre viajar

10 lugares para visitar antes de morrer

1. Roma, Itália – A Cidade Eterna é uma das mais antigas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de tesouros arquitetônicos e históricos. Passeie pelos jardins do Vaticano, visite a Basílica de São Pedro e explore os museus do Vaticano. Não deixe de tomar um café em uma das inúmeras cafeterias ao ar livre e assistir a um show de ópera na famosa Ópera de Roma.
2. Paris, França – A Cidade das Luzes é o lar de algumas das maiores atrações turísticas do mundo, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e Notre Dame. Passeie pelos Campos Elísios, visite o Palácio de Versalhes e assista a um show de ballet no Teatro Opéra Garnier. Não deixe de experimentar a culinária francesa em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
3. Cairo, Egito – A capital do Egito é uma das mais antigas cidades do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de tesouros históricos e arquitetônicos. Passeie pelas ruínas da antiga pirâmide de Gizé, visite o Museu Egípcio e explore as ruínas da Cidadela de Saladin. Não deixe de tomar um chá no Cairo Tower e assistir a um show de dança do ventre no Cairo Opera House.
4. Londres, Reino Unido – A capital do Reino Unido é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo parque Hyde Park, visite o Palácio de Buckingham e assista a um musical na West End. Não deixe de experimentar a culinária britânica em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
5. São Paulo, Brasil – A maior cidade do Brasil é uma das mais cosmopolitas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo parque Ibirapuera, visite o Museu Paulista e assista a um show de samba no Sambódromo. Não deixe de experimentar a culinária brasileira em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
6. Berlim, Alemanha – A capital da Alemanha é uma das mais cosmopolitas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo Parque Tiergarten, visite o Museu do Pergaminho e assista a um concerto na Filarmônica de Berlim. Não deixe de experimentar a culinária alemã em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
7. Nova York, Estados Unidos – A maior cidade dos Estados Unidos é uma das mais cosmopolitas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo Central Park, visite a Estátua da Liberdade e assista a um musical na Broadway. Não deixe de experimentar a culinária americana em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
8. Rio de Janeiro, Brasil – A capital carioca é uma das mais belas cidades do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo Jardim Botânico, visite o Cristo Redentor e assista a um desfile de carnaval no Sambódromo. Não deixe de experimentar a culinária brasileira em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
9. Tóquio, Japão – A capital japonesa é uma das mais cosmopolitas do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo parque Ueno, visite o Santuário Meiji e assista a um sumô no Kokugikan. Não deixe de experimentar a culinária japonesa em um dos inúmeros restaurantes da cidade.
10. Copenhague, Dinamarca – A capital da Dinamarca é uma das mais bonitas cidades do mundo e oferece aos visitantes uma infinidade de atrações turísticas. Passeie pelo parque Tivoli, visite o Palácio Amalienborg e assista a um concerto no Palácio Christiansborg. Não deixe de experimentar a culinária dinamarquesa em um dos inúmeros restaurantes da cidade.

desenho digital de uma pessoa lendo livro sobre viajar

Livros para Viajar sem sair de casa:

Quem gosta de viajar sabe que, muitas vezes, os destinos a serem visitados são escolhidos a partir de uma boa indicação de um amigo ou até mesmo de um livro. Isso acontece porque, geralmente, as pessoas têm um certo tipo de afinidade com os lugares que leem sobre e, assim, acabam escolhendo aqueles que mais lhes agradam.

Não é à toa que existem diversos títulos de livros que contam histórias de viagens inesquecíveis por lugares maravilhosos. São romances, ficções, biografias e até guias turísticos que nos permitem conhecer lugares que, muitas vezes, nem imaginávamos que existissem.

Para quem gosta de ler e, ao mesmo tempo, adora viajar, não há nada melhor do que combinar os dois hobbies.

Afinal, o que pode ser melhor do que se transportar para um mundo totalmente diferente enquanto está confortavelmente sentado na sua poltrona ou sofá?

Ainda que muitas pessoas acreditem que ler não é uma atividade tão divertida quanto viajar, os adeptos dos livros sabem que isso não é verdade.

Portanto, se você quer conhecer novos lugares sem sair do conforto da sua casa ou simplesmente quer se inspirar para as próximas férias, confira a lista abaixo com alguns dos melhores livros sobre viagens:

1. “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis

EM PROMOÇÃO
As Crônicas de Nárnia. Brochura
16,402 Reviews
As Crônicas de Nárnia. Brochura
  • As Crônicas de Narnia. Brochura
  • Lewis, C. S. (Author)
  • 752 Pages – 01/08/2009 (Publication Date) – WMF Martins Fontes (Publisher)

Essa é uma série de sete livros que conta a história de quatro irmãos que, ao passarem por um armário em um dos quartos da casa da vovó, são transportados para um mundo mágico chamado Nárnia. Lá, eles precisam enfrentar inimigos poderosos e aprender diversas lições importantes sobre a vida.

2. “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams

EM PROMOÇÃO
O guia definitivo do mochileiro das galáxias
5,913 Reviews
O guia definitivo do mochileiro das galáxias
  • Guia Definitivo do Mochileiro das Galaxias,O
  • Adams, Douglas (Author)
  • 784 Pages – 04/07/2020 (Publication Date) – Editora Arqueiro (Publisher)

Escrito pelo humorista britânico Douglas Adams, esse livro conta a história de Arthur Dent, um jovem inglês que acaba sendo salvado por um amigo alienígena chamado Ford Prefect quando a Terra é destruída para dar lugar a uma nova rodovia interestadual galáctica. Juntos, eles embarcam em uma jornada pelas diversas galáxias do universo em busca de respostas para as grandes questões da vida.

3. “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne

EM PROMOÇÃO
Viagem ao centro da Terra: edição comentada e ilustrada
495 Reviews
Viagem ao centro da Terra: edição comentada e ilustrada
  • Verne, Jules (Author)
  • 240 Pages – 04/14/2016 (Publication Date) – Clássicos Zahar (Publisher)

Publicado em 1864, esse clássico da literatura mundial conta a história de um professor de geologia chamado Otto Lidenbrock que encontra uma antiga carta escrita pelo alquimista Arne Saknussemm contendo instruções para chegar ao centro da Terra. Após convencer o sobrinho Axel a segui-lo nessa perigosa jornada, os dois embarcam em uma viagem repleta de aventuras e descobertas inesperadas.

Personalidades da área:

1. William Least Heat-Moon – nascido em 1939, é um escritor americano especializado em viagens. Seu livro mais conhecido é “Blue Highways”, que relata sua viagem de carro pelas estradas secundárias dos Estados Unidos. Outros livros notáveis incluem “PrairyErth” e “River-Horse”.

2. Bruce Chatwin nascido em 1940, foi um escritor e jornalista britânico especializado em viagens. Seu livro mais conhecido é “In Patagonia”, que relata sua viagem à Patagônia, na Argentina. Outros livros notáveis incluem “Utz” e “Songlines”.

3. Paul Theroux – nascido em 1941, é um escritor e jornalista americano especializado em viagens. Seu livro mais conhecido é “The Great Railway Bazaar”, que relata sua viagem de trem pelo Oriente. Outros livros notáveis incluem “The Mosquito Coast” e “The Happy Isles of Oceania”.

4. Tony Horwitz – nascido em 1958, é um jornalista americano especializado em viagens. Seu livro mais conhecido é “Confederates in the Attic”, que relata sua viagem pelos Estados Unidos para pesquisar a história da Guerra Civil Americana. Outros livros notáveis incluem “Baghdad Without a Map” e “One for the Road”.

5. Ryszard Kapuscinski – nascido em 1932, foi um jornalista e escritor polonês especializado em viagens. Seu livro mais conhecido é “Shah of Shahs”, que relata sua viagem à Pérsia para cobrir a queda do último xá da Pérsia. Outros livros notáveis incluem “The Emperor” e “The Soccer War”.

Dicas para viajar de avião:

Viajar de avião pode ser uma experiência maravilhosa. Você pode conhecer novas pessoas, experimentar novas culturas e ver lugares que você nunca imaginou.

Mas, às vezes, voar pode ser estressante. Você pode ficar preocupado com o trânsito, o aeroporto e o check-in. Além disso, voar pode ser caro.

Aqui estão algumas dicas para tornar a sua viagem de avião mais fácil e menos estressante:

Escolha o seu assento com cuidado

Quando você for escolher o seu assento, leve em consideração o tamanho, a altura e a idade. Se você for alto, escolha um assento na frente do avião. Se você for baixo, escolha um assento atrás. Se você for jovem, escolha um assento no meio. Se você for idoso, escolha um assento perto da saída.

Use um travesseiro ou um cobertor

Para evitar que o seu corpo fique dolorido durante o voo, use um travesseiro ou um cobertor. Isso vai ajudar a manter a sua coluna ereta.

Beba muita água

Durante o voo, beba muita água. Isso irá manter a sua pele hidratada e evitar que você fique com dor de garganta.

Evite comidas gordurosas

Comer comidas gordurosas pode deixar você inchado. Além disso, elas podem fazer com que você sinta náuseas. Então, evite comer fast food no avião. Em vez disso, coma frutas e vegetais.

Faça exercícios nas escalas

Durante as escalas, faça alguns exercícios. Ande de um lado para o outro do aeroporto. Isso irá ajudar a evitar que você fique inchado e cansado.

O que levar na mala para uma viagem de avião?

Eu sempre faço uma lista do que preciso levar na mala para não esquecer nada. Normalmente, eu levo um livro para ler durante o voo, um cobertor porque geralmente fico com frio, alguns snacks e bebidas para manter a energia e um bom par de fones de ouvido para bloquear o barulho do avião.

Interrogação azul em um fundo rosa

Dúvidas dos Leitores:

1) Como você começou a viajar?

Bom, eu comecei a viajar cedo, quando tinha apenas alguns anos. Meus pais sempre me levaram para lugares interessantes e diferentes, então eu aprendi a gostar de conhecer novos lugares. Depois que fiz 18 anos, comecei a viajar sozinha e já fiz muitas viagens incríveis desde então!

2) Qual foi sua melhor viagem até agora?

Oh, isso é difícil de responder. Eu já fiz tantas viagens maravilhosas… Mas talvez minha melhor viagem até agora tenha sido quando fui para a Austrália. Foi um lugar totalmente diferente do que eu estava acostumada e eu amei explorar todos os cantos do país.

3) Você tem alguma dica para as pessoas que estão planejando suas primeiras viagens?

Sim! Minha principal dica é: não se preocupe tanto com o itinerário. É importante ter uma idéia do que você quer ver e fazer, mas não se prenda à isso rigorosamente. Deixe espaço para improvisar e seguir seus instintos – assim você pode acabar descobrindo lugares que nem sabia que existiam!

4) O que você mais gosta em viajar?

Fatos Históricos sobre viajar:

O site Viagem e Turismo publicou um artigo interessante sobre os Fatos Históricos sobre viajar. A seguir, confira os principais pontos abordados no texto:

1. A primeira viagem aérea comercial ocorreu em 14 de janeiro de 1914. O voo, que ligava Nova York a Los Angeles, foi feito pelo avião Curtiss Flying Boat, com a duração de 27 horas e 10 minutos. Na época, a passagem custava US$ 400 (cerca de R$ 1.600,00 na cotação atual).

2. Em 1923, o primeiro voo transatlântico comercial foi realizado pela Western Air Express, que ligava Los Angeles a Nova York. O avião era um Lockheed Vega 5B, e a viagem durou 17 horas e 32 minutos.

3. A primeira viagem em balão foi realizada em 1783. O voo, que teve a duração de 25 minutos, foi feito pelos irmãos Montgolfier, em Paris. Na época, o balão era movido a fogo, e o objetivo da viagem era comprovar a teoria de que o ar quente é o que faz um objeto flutuar.

4. Em 1873, foi inaugurada a primeira linha ferroviária transcontinental dos Estados Unidos. A ferrovia ligava Omaha, no Nebraska, a Sacramento, na Califórnia, e a viagem completa durava cerca de seis dias. A partir daí, o transporte ferroviário se tornou o principal meio de transporte para longas distâncias nos EUA.

5. Em 1895, foi inventado o primeiro carro a motor. O carro, chamado de Benz Patent-Motorwagen, foi inventado pelo engenheiro alemão Karl Benz. Na época, o carro tinha uma velocidade máxima de 16 km/h.

Porque viajar é tudo de bom?

Muito se fala em viajar, em conhecer novos lugares, mas pouco se sabe sobre a história por trás dessa atividade tão prazerosa. A verdade é que, nas últimas décadas, o ato de pegar as malas e ir em busca de novas experiências deixou de ser apenas um luxo para alguns poucos e se tornou uma realidade para muitas pessoas. Mas como tudo isso começou? O que mudou para que pudéssemos ter acesso aos quatro cantos do mundo?

Para entendermos como tudo isso aconteceu, precisamos voltar no tempo, mais especificamente na Idade Média. Nessa época, viajar era um grande desafio. As pessoas não tinham muitas informações sobre os lugares que estavam por vir e, muitas vezes, elas não tinham como se comunicar com as pessoas que já tinham visitado aqueles lugares. Além disso, os meios de transporte eram bem precários, o que dificultava bastante a locomoção.

Com o passar dos anos, as coisas foram mudando. Novos meios de transporte foram sendo criados, os mapas foram ficando cada vez mais precisos e as informações começaram a circular com mais facilidade. Tudo isso fez com que as pessoas começassem a se interessar cada vez mais pelo ato de viajar.

Hoje, podemos dizer que viajar é uma das atividades mais populares do mundo. Segundo um estudo realizado pelo Global Travel Trade Monitor, em 2018, o número de viagens internacionais registrou um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, totalizando 1,32 bilhão de viagens. E esse número só tende a aumentar nos próximos anos.

Portanto, podemos dizer que viajar faz parte da nossa história. É uma atividade que nos ajuda a entender o mundo e a nos conectar com as diferentes cultures. E isso só tende a fazer bem para todos nós.

camera vintage em uma mesa

História do Turismo no Mundo:

Eu amo conhecer novas culturas e ver lugares que são completamente diferentes do meu lar. Viajar me ensina tanto sobre o mundo e sobre as pessoas – é uma experiência realmente enriquecedora. Além disso, eu adoro simplesmente relaxar em um lugar bonito e desfrutar da beleza da natureza.

O turismo é uma atividade econômica que consiste na prestação de serviços para os visitantes de um lugar. Ele envolve a organização e a execução de viagens e estadias por motivos de lazer, negócios ou outros.

A história do turismo é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Desde os tempos pré-históricos, o homem sempre teve a necessidade de se locomover para caçar, pescar e encontrar novos lugares para viver. Com o tempo, essas viagens foram se transformando em peregrinações religiosas, guerras e, finalmente, em viagens de lazer.

No século XVIII, com o surgimento da burguesia, as viagens de lazer se popularizaram. Os burgueses tinham mais tempo e dinheiro para viajar, e isso foi facilitado pelo desenvolvimento dos transportes. A Revolução Industrial, no século XIX, também contribuiu para o crescimento do turismo, pois proporcionou mais tempo de folga para as pessoas trabalharem.

No século XX, o turismo se transformou em uma atividade econômica importante, com a criação de empresas e organizações que se dedicavam ao planejamento e à execução de viagens. Com o crescimento do turismo, surgiram novos destinos turísticos, como os parques temáticos, os resorts e os centros de compras.

Atualmente, o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Em 2018, o setor turístico gerou US$ 8,8 trilhões em receitas (cerca de 10% do PIB mundial) e gerou 277 milhões de empregos (cerca de 1% da força de trabalho mundial).

ricardo ventura5

Editor-chefe do portal. É jornalista por formação e apaixonado por literatura. Tem vasta experiência na área de comunicação e é responsável pelo conteúdo publicado no site. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ricardo Almeida é o editor-chefe do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário