No primeiro semestre de 2023, o setor de comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 40 bilhões, sofrendo uma queda de 4,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A pausa no crescimento é considerada normal pelos especialistas, uma vez que o mercado havia se expandido durante a pandemia, com o fechamento das lojas físicas. Agora, o setor está estabilizado.
Em 2022, houve um aumento de 24% no número de brasileiros que realizam compras pela internet em relação ao ano anterior. O relatório Webshoppers da NielsenIQ Ebit apontou que esse número chegou a 108,9 milhões de pessoas. Marcos Luppe, coordenador do MBA de varejo físico e online da USP, destaca que duas tendências têm contribuído para a consolidação do comércio eletrônico no Brasil: o aumento do consumo em sites internacionais como Shopee e Shein e o crescimento acelerado dos marketplaces Mercado Livre e Amazon.
Mercado Livre é escolhido como melhor site de compras na internet
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 2 e 9 de maio deste ano revelou as preferências dos brasileiros quando se trata de compras online. Entre as plataformas mais lembradas estão Amazon, Mercado Livre e Shopee. Quando questionados sobre qual seria o melhor site de compras na internet, o Mercado Livre ficou em primeiro lugar, seguido pela Shopee em segundo lugar e pela Amazon em terceiro lugar.
Julia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre, destaca que o diferencial da empresa é oferecer aos clientes uma ampla variedade de produtos com preços competitivos, diversas opções de pagamento, entregas rápidas e um pós-venda facilitado. A empresa tem investido em categorias como moda, beleza e supermercado, que são as mais procuradas pelos brasileiros. O Mercado Livre aproveitou a perda de participação de mercado da Americanas e teve um aumento de 23,1% no seu volume bruto de mercadorias no primeiro trimestre deste ano.
A Amazon também tem aumentado seus investimentos no Brasil nos últimos três anos. Segundo Daniel Mazini, gerente nacional da empresa, tanto o varejo quanto o marketplace estão crescendo rapidamente no país. A estratégia da plataforma é focar na fidelização dos clientes por meio do programa Amazon Prime, que inclui benefícios como frete grátis, streaming, ofertas exclusivas e jogos.
Já a Shopee, plataforma de Singapura, se destaca pelo preço acessível e pela criação de uma comunidade no Brasil. Um levantamento realizado pela empresa mostrou que 1 em cada 5 brasileiros acessa o aplicativo da loja e são comercializados mais de 20 produtos de vendedores locais por segundo. A empresa busca tornar as compras mais acessíveis por meio de campanhas promocionais, vouchers de desconto e moedas virtuais.
Marcas do segmento de artigos esportivos e informática também são destacadas
No segmento de artigos esportivos, a Centauro empatou com a Netshoes na pesquisa Datafolha. Ambas tiveram mencionadas por cerca de 20% dos entrevistados. A Centauro procura expandir seu e-commerce, que atualmente representa cerca de 20% do faturamento da empresa. A Netshoes, incorporada pelo Magazine Luiza em 2021, investe em tecnologia e busca oferecer diferentes categorias de produtos e uma boa prestação de serviço.
No segmento de computadores e suprimentos de informática, o Kabum! foi a loja mais mencionada pelos entrevistados, com 8% das citações. A empresa foi a primeira a se dedicar exclusivamente ao comércio eletrônico nesse segmento e é reconhecida como referência na venda de equipamentos tecnológicos.
Diante desses dados, fica evidente que o comércio eletrônico no Brasil continua crescendo, mesmo com algumas oscilações no faturamento. Grandes plataformas e marketplaces têm investido em melhorias nas experiências de compra e em estratégias para atrair e fidelizar os clientes. Além disso, as categorias mais populares entre os consumidores brasileiros são moda, beleza, supermercado e esportes.
.
Notícia | Destaques |
---|---|
No primeiro semestre de 2023, o setor de comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 40 bilhões, sofrendo uma queda de 4,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. | Faturamento de R$ 40 bilhões no primeiro semestre de 2023, queda de 4,3% em relação ao ano anterior |
Em 2022, houve um aumento de 24% no número de brasileiros que realizam compras pela internet em relação ao ano anterior. | Aumento de 24% no número de brasileiros que compram online em 2022 |
Uma pesquisa revelou as preferências dos brasileiros quando se trata de compras online. O Mercado Livre ficou em primeiro lugar, seguido pela Shopee e pela Amazon. | Mercado Livre em primeiro lugar, Shopee em segundo lugar e Amazon em terceiro lugar na preferência dos brasileiros |
O Mercado Livre teve um aumento de 23,1% no volume bruto de mercadorias no primeiro trimestre de 2023. | Aumento de 23,1% no volume bruto de mercadorias do Mercado Livre no primeiro trimestre de 2023 |
A Amazon tem investido no Brasil e focado na fidelização dos clientes por meio do programa Amazon Prime. | Investimentos da Amazon no Brasil e foco na fidelização dos clientes através do Amazon Prime |
A Shopee se destaca pelo preço acessível e pela criação de uma comunidade no Brasil. | Preço acessível e criação de comunidade no Brasil são destaques da Shopee |
No segmento de artigos esportivos, a Centauro e a Netshoes foram as mais mencionadas. | Centauro e Netshoes são as mais mencionadas no segmento de artigos esportivos |
No segmento de computadores e suprimentos de informática, o Kabum! foi a loja mais mencionada. | Kabum! é a loja mais mencionada no segmento de computadores e suprimentos de informática |
O comércio eletrônico no Brasil continua crescendo, com investimentos em melhorias nas experiências de compra e estratégias para atrair e fidelizar os clientes. | Comércio eletrônico no Brasil continua crescendo com investimentos em melhorias e estratégias para atrair e fidelizar clientes |
Com informações do site UOL.
1 comentário
Pingback: O que levar em consideração ao escolher um site de compras - Bienal do Livro JF