Filme inspirado na obra de Milton Hatoum estreia nesta terça-feira
O filme “O Rio do Desejo” estreia hoje, dia 23 de março, com base na obra do escritor amazonense Milton Hatoum. A trama conta a história de três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher, Anaíra, interpretada por Sophie Charlotte. A fraternidade e os problemas enfrentados pelos personagens são os temas centrais do filme.
O roteiro foi escrito pelo diretor Sérgio Machado em parceria com a roteirista Maria Camargo e ideias de George Walker Torres. Para preservar as sutilezas e subtextos presentes no conto de Hatoum, Machado escolheu filmar com planos fechados e muito abertos para contrastar. Ele viajou para o Norte em busca de locações e elenco para o filme.
A Amazônia retratada no filme é bela, mas também sombria e assustadora, e os problemas enfrentados pelos personagens são pequenos perto da imensidão da floresta e a força do rio. Há também um pensamento político presente na história de Milton Hatoum, mas o que mais fascina Machado são os mistérios e segredos por trás dos personagens.
Machado ressalta a importância de adaptar obras escritas por autores regionais como forma de mostrar como vivem as pessoas na região Norte. Além disso, ele acredita que o desejo feminino retratado no filme pode motivar debates em um período sombrio e repressor como vivemos atualmente.
O próximo projeto do diretor é finalizar a animação “A Arca de Noé”, baseada nos poemas de Vinícius de Moraes. O filme conta com as vozes de Marcelo Adnet e Rodrigo Santoro para dar vida aos personagens principais.
Para Milton Hatoum, a literatura pode alfabetizar o País e oferecer conhecimento sobre realidades diferentes. Ele compara sua língua nativa a uma língua estrangeira que precisa ser ensinada às pessoas fora da região Norte. Além disso, ele acredita que a fraternidade é um sonho solidário que ainda não foi realizado no país.
A Amazônia presente na obra de Hatoum oferece uma noção subjetiva do tempo, em que a contemplação era mais importante do que o relógio. Nas viagens pelo Rio Negro, é possível se sentir dentro de um mundo fora do tempo empírico. Para Hatoum, o tempo subjetivo é o romance e a ficção na obra.
Notícia | O filme O Rio do Desejo, inspirado no conto O Adeus do Comandante de Milton Hatoum, estreia hoje, 23 de março. O diretor Sérgio Machado, em parceria com a roteirista Maria Camargo e ideias de George Walker Torres, escreveu o roteiro baseado na obra do escritor amazonense. A história é sobre três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher, Anaíra, interpretada por Sophie Charlotte. A trama fala sobre a fraternidade e os problemas enfrentados por todos os personagens. |
---|---|
Elenco | Sophie Charlotte, Marco Pigossi, Jesuíta Barbosa, Dira Paes, Romulo Estrela |
Diretor | Sérgio Machado |
Próximo projeto | A animação A Arca de Noé, baseada nos poemas de Vinícius de Moraes, com as vozes de Marcelo Adnet e Rodrigo Santoro para dar vida aos personagens principais. |
Descoberta importante sobre o câncer de mama – Com informações do site Saúde Abril.