A editora Todavia relança obra completa de Antonio Candido, um dos maiores escritores brasileiros do século XX e reconhecido estudioso da literatura. São 17 volumes que estarão disponíveis até o próximo ano, sendo que os primeiros já estão à venda: “Formação da Literatura Brasileira — Momentos Decisivos”, “Os Parceiros do Rio Bonito”, “Literatura e Sociedade”, “Iniciação à Literatura Brasileira” e “O Discurso e a Cidade”. A reedição da obra de Candido é uma oportunidade imperdível para conhecer a obra do grande escritor brasileiro.
Antonio Candido foi um dos grandes intérpretes do Brasil, ao lado de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr. Sua obra destacou-se por ser criativa ao utilizar um método ancorado no pensamento social aliado ao “close reading” (a leitura cerrada) dos norte-americanos, o que possibilitava a análise das obras literárias como algo mais que mera ilustração de ideias sociológicas ou historiográficas.
Para Candido, é a escrita em si que fornece sentido às obras, não as ideias anteriores à sua criação, sendo capazes de fornecer a chave para entender as coisas concretas do mundo. Sua abordagem diferenciada pode ser observada em grandes obras como “Dialética da Malandragem” (1970), onde Candido defende sua interpretação sobre a estrutura formal de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.
Em “Formação da Literatura Brasileira”, Candido mostra como o sistema literário no país foi constituído, em vez de produzir uma História nos moldes do que se fazia no século 19. Segundo o crítico, o Barroco teve apenas manifestações esparsas até a chegada do Arcadismo e do Romantismo, marcos na história literária brasileira que consolidaram um sistema. Apesar dessa interpretação ser motivo de polêmica até hoje.
Candido considerava Machado de Assis como uma das peças fundamentais para a consolidação do sistema literário brasileiro e o primeiro autor brasileiro a resolver a dialética do local e do cosmopolita, fugindo da literatura pitoresca e nacionalista dos românticos. Candido aponta para a questão histórica fundamental na fórmula: com o sistema consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes mesmo de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos.
A editora Todavia oferece a oportunidade única aos leitores interessados em conhecer ou revisitar os escritos de Antonio Candido, o mestre dos mestres da crítica literária brasileira.
Notícia |
---|
Todavia relança obra completa de Antonio Candido |
– São 17 volumes que serão relançados até o próximo ano – Os primeiros volumes já estão disponíveis – Candido foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX – Sua obra destacou-se por utilizar um método ancorado no pensamento social aliado ao “close reading” – Para Candido, é a escrita em si que fornece sentido às obras – Candido considerava Machado de Assis como uma das peças fundamentais para a consolidação do sistema literário brasileiro – A editora Todavia oferece a oportunidade única aos leitores interessados em conhecer ou revisitar os escritos de Antonio Candido |
Descoberta de nova espécie de dinossauro na Argentina.
Com informações do site G1.