Os 10 Melhores Livros Sobre Aprendizado Infantil

Quando os pais buscam por livros para seus filhos, geralmente pensam em histórias que ensinam valores ou ajudarão no aprendizado escolar. Mas você já parou para pensar que existem muitos livros sobre aprendizado infantil que podem ser extremamente úteis?

Esses livros podem ajudar seu filho a compreender melhor o mundo à sua volta e até mesmo estimular o desenvolvimento de certas habilidades. Como os bebês e crianças pequenas estão constantemente absorvendo informações, esses livros são uma ótima maneira de introduzir novas ideias e conceitos.

Alguns exemplos de tópicos que podem ser abordados nesses livros são: as diferentes formas de famílias, as diversas culturas do mundo, como as plantas e os animais vivem e se relacionam uns com os outros, entre outras coisas. Enquanto isso pode parecer bastante básico, esses conceitos são importantes para o desenvolvimento intelectual da criança.

Não subestime a importância dos livros sobre aprendizado infantil! Eles podem fazer muito mais do que simplesmente entreter seu filho por alguns minutos. Ao ler esses livros com seu filho, você estará contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e social.

Aprendizado Infantil: Os 6 Melhores Livros para Ler e Comprar

Melhor Livro N. 1
Turma da Mônica - Vamos aprender os números
2,409 Reviews
Turma da Mônica - Vamos aprender os números
  • Ciranda Cultural (Author)
  • 16 Pages - 01/01/2017 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 2
Turma da Mônica - Aprendendo o ABC
432 Reviews
Turma da Mônica - Aprendendo o ABC
  • Turma da Mônica Aprendendo o ABC Ciranda Cultural A de amizade
  • B De Brincadeira E C De Cascao E Cebolinha
  • Com Este Livro
  • Cultural, Ciranda (Author)
  • 48 Pages - 10/02/2017 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 3
Minhas 100 primeiras palavras
2,826 Reviews
Minhas 100 primeiras palavras
  • Cultural, Ciranda (Author)
  • 24 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)
Melhor Livro N. 4
Barbie - 365 atividades e desenhos para colorir
1,690 Reviews
Barbie - 365 atividades e desenhos para colorir
  • Barbie adora se divertir com suas amigas e irmãs.
  • Embarque no universo dessas garotas descoladas e divirta-se com as atividades e desenhos para colorir deste livro incrível.
  • Cultural, Ciranda (Author)
  • 288 Pages - 06/13/2019 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 5
Aprendendo Inglês. Onde Estou?
339 Reviews
Aprendendo Inglês. Onde Estou?
  • FERREIRA, JEFFERSON (Author)
  • 16 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Bicho Esperto (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 6
Coleção Aprendendo e se Divertindo - Kit com 4 Livros
42 Reviews
Coleção Aprendendo e se Divertindo - Kit com 4 Livros
  • Livro
  • On Line Editora (Author)
  • 24 Pages - 05/21/2023 (Publication Date) - On Line Editora (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 7
A casa de Pedro: embarque nesta aventura de descobertas e aprendizados sobre as nossas emoções
34 Reviews
A casa de Pedro: embarque nesta aventura de descobertas e aprendizados sobre as nossas emoções
  • Rocha, Ciça (Author)
  • 32 Pages - 06/21/2023 (Publication Date) - Literare Books International (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 8
Cartilha Crescer - Alfabeto
115 Reviews
Cartilha Crescer - Alfabeto
  • A Cartilha Crescer Alfabeto foi pensada para as crianças praticarem a coordenação motora e aprenderem as letras do alfabeto.
  • Elas poderão aprender as letras e as famílias silábicas de maneira lúdica, acompanhado de atividades de fixação.
  • O livro acompanha ainda o acesso a um aplicativo de alfabetização, que pode ser acessado com o celular para ter ainda mais aprendizado e diversão.
  • País de Origem: BR
  • Shutterstock (Author)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 10
Meus 100 primeiros números
547 Reviews
Meus 100 primeiros números
  • Cultural, Ciranda (Author)
  • 24 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Ciranda Cultural (Publisher)

Como escolher os melhores livros de aprendizado infantil

Todo mundo sabe que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. É nesta fase que elas aprendem a andar, a falar, a ler e a escrever. É por isso que é tão importante escolher os melhores livros para elas, pois os livros são um ótimo recurso para o aprendizado.

Mas como escolher os melhores livros para as crianças? Aqui estão algumas dicas:

  • Procure livros que sejam adequados à idade da criança. Existem muitos livros infantis que são classificados por idade, para que você possa escolher o nível certo de dificuldade para a sua criança.
  • Escolha livros que sejam interessantes para a criança. Se a criança não gostar do livro, ela não vai querer ler. Procure títulos e imagens que chamem a atenção da criança e despertem o seu interesse.
  • Procure livros com linguagem simples e fácil de entender. A linguagem dos livros infantis deve ser clara e concisa, para que as crianças possam facilmente compreendê-la. É importante evitar livros com jargões ou termos complicados.
  • Opte por livros com ilustrações bonitas e coloridas. As imagens são importantes para ajudar as crianças a compreenderem o texto e também para mantê-las interessadas na história.

Além dessas dicas, aqui estão alguns truques para comprar livros infantis baratos:

  • Procure nas lojas de departamento ou nas grandes varejistas. Eles costumam ter seções dedicadas a livros infantis e oferecem descontos em títulos selecionados.
  • Pesquise online. Muitas vezes, você pode encontrar ofertas especiais em sites de varejo ou em lojas virtuais especializadas em livros.
  • Compre usados. Livros infantis costumam ser bem cuidados pelos seus donos e, assim, podem ser encontrados em boas condições mesmo quando usados. Além disso, você pode conseguir um bom desconto comprando-os usados.
TítuloAutorEditora
O Pequeno PríncipeAntoine de Saint-ExupérySextante
A Bela e a FeraJeanne-Marie Leprince de BeaumontSextante
Alice no País das MaravilhasLewis CarrollSextante
As aventuras de PiYann MartelCompanhia das Letras
Desenho digital de uma pessoa com um livro aberto sobre

Aprendendo a ler

Quando eu era criança, não fazia a menor ideia de como se aprendia a ler. Achei que bastava olhar para as letras e elas se transformariam em palavras na minha cabeça. Como eu descobri mais tarde, não é bem assim que funciona. Aprender a ler é um processo que leva tempo e paciência.

Mas por onde começar? Bem, primeiro você precisa saber os sons das letras. Aprender a fazer isso pode ser divertido! Você pode cantar as letras do alfabeto ou brincar de adivinhação. Outra forma de aprender os sons das letras é procurar objetos que comecem com determinada letra e dizer o seu nome. Por exemplo: “P” de pássaro, “C” de cachorro.

Depois de aprender os sons das letras, é hora de começar a montar as palavras. Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes, mas uma forma divertida de fazer isso é através de jogos. Existem muitos jogos de tabuleiro e apps que ensinam as crianças a montar as palavras. Escolha um jogo que seja adequado para a idade da sua criança e divirta-se!

Uma outra forma de aprender a ler é através da leitura. Isso mesmo! A leitura pode parecer um desafio, mas é na verdade uma ótima maneira de aprender. Quando você lê, você está praticando a pronúncia das palavras e o reconhecimento das letras. Além disso, a leitura pode expandir o vocabulário da sua criança e ensinar novas palavras. Existem muitos livros infantis disponíveis que são perfeitos para crianças que estão aprendendo a ler.

Não importa qual seja o método escolhido, o importante é que a criança esteja se divertindo enquanto aprende. Aprender a ler pode ser um processo longo e tedioso, mas existem muitas maneiras de torná-lo mais divertido. Escolha um método que seja adequado para a idade da sua criança e divirta-se!

Pesquisadores importantes sobre o tema:

)

1. Jean Piaget: nascido em Neuchâtel, na Suíça, em 1896, e falecido em Genebra, em 1980, foi um psicólogo, biólogo e filósofo especialista em aprendizado infantil. Seu melhor livro é “A Origem da Inteligência nas Crianças”, publicado em 1952.

2. Lev Vygotsky: nascido na Rússia, em 1896, e falecido em Moscou, em 1934, foi um psicólogo e filósofo especialista em aprendizado infantil. Seu melhor livro é “A Psicologia da Arte”, publicado postumamente em 1965.

3. John Dewey: nascido nos Estados Unidos, em 1859, e falecido em 1952, foi um filósofo, educador e pedagogo especialista em aprendizado infantil. Seu melhor livro é “Democracia e Educação”, publicado em 1916.

4. Maria Montessori: nascida na Itália, em 1870, e falecida nos Estados Unidos, em 1952, foi uma médica, educadora e pedagoga especialista em aprendizado infantil. Seu melhor livro é “A Ciência da Educação”, publicado postumamente em 1963.

Desenho digital de uma pessoa com um livro aberto sobre

Tire suas dúvidas sobre:

1. Como os livros podem ajudar as crianças a aprenderem?

Os livros são uma ótima maneira de ajudar as crianças a aprenderem, porque elas podem se envolver com as histórias e os personagens. Além disso, os livros também ensinam as crianças sobre o mundo à sua volta, o que pode ser muito útil para o seu desenvolvimento.

2. Quais são alguns dos melhores livros para crianças aprenderem?

Existem muitos excelentes livros para crianças aprenderem, mas alguns dos nossos favoritos incluem “The Cat in the Hat” e “The Very Hungry Caterpillar”. Esses livros são divertidos e ensinam as crianças sobre diversos temas, desde animais até frutas e vegetais.

3. Por que é importante ler para as crianças?

Ler para as crianças é importante porque estimula o seu desenvolvimento linguístico e ajuda-as a compreender o mundo à sua volta. Além disso, ler para as crianças também pode ser um momento especial para vocês dois partilharem juntos.

4. Como posso fazer com que a leitura seja divertida para as minhas crianças?

Existem várias maneiras de tornar a leitura divertida para as suas crianças. Uma dica é escolher livros que sejam interessantes e relevantes para elas, de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento. Outra dica é ler com entusiasmo e expressão, deixando-se envolver na história.

Desenho digital de uma pessoa com um livro aberto sobre

Como economizar na hora de comprar livros de aprendizado infantil

Os pais e responsáveis precisam estar atentos para não desperdiçar dinheiro com compras desnecessárias. A dica é saber o que o seu filho realmente precisa, afinal, os livros são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Aqui vão algumas dicas de como economizar na hora de comprar livros infantis:

Pesquise: antes de comprar qualquer livro, pesquise preços em diferentes lojas. Hoje em dia, é possível encontrar boas ofertas pela internet;

Compre usados: os livros infantis costumam ser bem caros, por isso, uma boa alternativa é comprá-los usados;

Troque com outras famílias: uma ótima maneira de economizar é trocar livros com outras famílias que também têm crianças pequenas;

Empreste: se você conhece alguém que tem um livro que o seu filho quer muito, empreste ou peça emprestado. Só tome cuidado para não perder ou danificar o livro;

Faça a sua própria história: se você é criativo, pode fazer histórias para o seu filho com os livros que já tem em casa. Basta adaptá-las um pouco e deixar a imaginação fluir!

Mais sobre o tema:

Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento infantil. É nessa fase que as crianças aprendem a andar, falar e interagir com o mundo ao seu redor.

Os especialistas concordam que o aprendizado infantil é um processo continuo e que os primeiros anos de vida são fundamentais para o futuro desenvolvimento da criança.

Apesar de todos os avanços na área da educação, ainda há muito a ser aprendido sobre o processo de aprendizagem infantil. Neste artigo, apresentamos alguns fatos históricos interessantes sobre o aprendizado infantil.

Em 1834, um médico chamado Johann Friedrich Herbart propôs a teoria do aprendizado por associação. Herbart acreditava que as crianças aprendiam por meio de associações entre estímulos e respostas.

Em 1896, Edwin Thorndike realizou um experimento conhecido como “experimento do gato”. Neste experimento, Thorndike colocava gatos em caixas e registrava o tempo que eles levavam para encontrar a saída. Ele descobriu que os gatos aprendiam a solução do problema através de tentativa e erro.

Em 1904, Ivan Pavlov, um cientista russo, realizou um experimento conhecido como “experimento do cão salivante”. Neste experimento, Pavlov ligava um sino antes de oferecer comida a um cão. Após algum tempo, o cão associou o som do sino à comida e começou a salivar quando ouvia o som, mesmo quando não havia comida presente.

ricardo ventura5

Editor-chefe do portal. É jornalista por formação e apaixonado por literatura. Tem vasta experiência na área de comunicação e é responsável pelo conteúdo publicado no site. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ricardo Almeida é o editor-chefe do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário