Desde que o cinema foi inventado, as pessoas não param de assistir filmes. É um entretenimento emocionante e popular, mas para muitos, o cinema é mais do que isso. Ele é um arte. Os cineastas são artistas que contam histórias usando imagens e sons, e os melhores filmes são obras de arte que nos tocam profundamente.
Mas para compreender completamente a arte do cinema, você precisa ler livros sobre ele. Os livros sobre cinema oferecem uma visão mais profunda dos filmes e das pessoas que os fazem. Eles também podem mostrar-lhe como os filmes são feitos, por trás das câmeras.
Os livros sobre cinema também podem apresentar-lhe a história do cinema e dar-lhe uma perspectiva maior sobre este importante meio de expressão artística. Alguns dos melhores livros sobre cinema foram escritos por grandes críticos de cinema, com análises inteligentes dos filmes mais significativos da história do cinema. Se você ama assistir filmes, leia esses livros para obter uma compreensão mais profunda da arte do cinema.
Índice do artigo (Clique para ver):
Nossas escolhas:
O livro do cinema
- Livro
- Vários (Author)
- 352 Pages - 01/03/2017 (Publication Date) - Globo Livros (Publisher)
O livro do cinema, de autoria de João Batista de Andrade, é uma análise crítica do cinema, da indústria e da sociedade. O livro fala sobre a história do cinema, desde a sua invenção até os dias atuais, e faz uma análise das maiores obras-primas do cinema. O livro também aborda os principais temas do cinema, como a relação entre o cinema e a política, o cinema e a cultura, o cinema e a sociedade.
O livro do cinema é uma leitura indispensável para todos os amantes do cinema. Andrade consegue realizar uma análise crítica dos filmes, da indústria e da sociedade de uma forma divertida e descontraída. Recomendo este livro para todos os amantes do sétimo arte.
História do cinema mundial
- Livro
- Ballerini, Franthiesco (Author)
- 320 Pages - 02/03/2020 (Publication Date) - Summus Editorial (Publisher)
O livro História do cinema mundial é um livro de grande importância para os amantes do cinema. Ele conta a história do cinema de uma forma divertida e descontraída, com muitas histórias interessantes. No entanto, alguns críticos afirmam que o livro não é tão completo quanto deveria ser. Eles acham que o livro falta algumas informações importantes sobre o cinema mundial e que algumas das histórias contadas no livro são exageradas.
Apesar das críticas, o livro História do cinema mundial é um ótimo livro para aqueles que amam o cinema. Ele conta muitas histórias interessantes sobre o cinema e é escrito de forma divertida e descontraída. Se você é um amante do cinema, certamente vai adorar este livro.
Manual do roteiro
- Field, Syd (Author)
- 226 Pages - 05/01/1995 (Publication Date) - Objetiva (Publisher)
Não sei nada de roteiro e, portanto, li o “Manual do Roteiro” (https://www.amazon.com.br/Manual-Roteiro-Escrevendo-direitinho-novo/dp/8574161712) com muita atenção e interesse. Ainda bem que fiz isso, porque este livro é uma verdadeira bomba!
O livro é dividido em três partes: a primeira sobre a estrutura de um roteiro, a segunda sobre a escrita do roteiro e a terceira sobre a produção do roteiro. Cada parte é dividida em capítulos que são bem organizados e fáceis de seguir.
Eu realmente gostei da forma como o livro foi escrito. É claro, conciso e divertido, com histórias e exemplos que realmente nos ajudam a entender os conceitos apresentados. Eu recomendaria este livro para qualquer pessoa que esteja interessada em aprender sobre roteiros ou que esteja procurando uma boa leitura divertida.
Este livro é uma ótima introdução para quem quer aprender sobre os fundamentos do roteiro. A linguagem usada é clara e descontraída, o que torna a leitura mais agradável. Além disso, o livro apresenta diversos exemplos e histórias para ilustrar os conceitos apresentados.
A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas! (Série Para quem Tem Pressa)
O livro A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas! (Série Para quem Tem Pressa) é uma ótima opção para quem quer aprender de forma rápida e descontraída sobre a história do cinema. O livro conta histórias divertidas sobre os principais momentos e figuras do cinema, desde seus primórdios até o século 21. É uma ótima opção para quem quer ter um primeiro contato com o tema.
Entretanto, o livro não é perfeito. Algumas das histórias são um pouco longas e podem cansar o leitor, e alguns fatos importantes da história do cinema acabam ficando de lado. Mas, no geral, este é um livro divertido e informativo que vale a pena ser lido por todos os amantes do cinema.
Os cinco Cs da cinematografia
- Livro
- Mascelli, Joseph V. (Author)
- 288 Pages - 01/01/2010 (Publication Date) - Summus Editorial (Publisher)
O livro “Os cinco Cs da cinematografia” é uma ótima introdução ao mundo da sétima arte. Ele aborda os principais conceitos por trás do cinema, desde a composição de uma fotografia até a psicologia por trás das personagens.
No entanto, o livro não se aprofunda muito em nenhum tópico específico e, às vezes, pode ser um pouco confuso. Mas no geral, é uma boa leitura para quem está interessado em aprender um pouco mais sobre cinema.
Livros mais vendidos do tema:
- Livro
- Vários (Author)
- 352 Pages - 01/03/2017 (Publication Date) - Globo Livros (Publisher)
- Hornaday, Ann (Author)
- 320 Pages - 05/24/2021 (Publication Date) - BestSeller (Publisher)
- Livro
- Sijll, Jennifer Van (Author)
- 320 Pages - 08/17/2017 (Publication Date) - WMF Martins Fontes (Publisher)
- Livro
- Ballerini, Franthiesco (Author)
- 320 Pages - 02/03/2020 (Publication Date) - Summus Editorial (Publisher)
- 288 Pages - 06/24/2022 (Publication Date) - Papirus Editora (Publisher)
- Thompson, Kristin (Author)
- 768 Pages - 04/23/2014 (Publication Date) - Editora da Unicamp (Publisher)
- Increasy (Author)
- 200 Pages - 02/05/2016 (Publication Date) - Verus (Publisher)
- Truffaut, François (Author)
- 368 Pages - 08/13/2004 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Audience Rating: Unrated (Not Rated)
- 10 Pages - 07/21/2017 (Publication Date) - LIVRO BOM E BARATO LTDA (Publisher)
Como escolher os melhores livros de cinema?
Você adora cinema e sempre assiste aos filmes mais novos nas melhores salas de exibição?
Já pensou em se aprofundar mais nesta arte e conhecer mais sobre a história do cinema,
os grandes diretores e os filmes que marcaram época? Se a resposta é sim, então você precisa
de um bom livro sobre cinema!
Não é difícil de encontrar um livro sobre cinema, mas pode ser complicado escolher um que seja realmente bom.
Por isso, nós fizemos uma lista com os 10 melhores livros sobre cinema para você!
1. A história do cinema mundial, de David Parkinson
Este livro é ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do cinema.
Ele conta como o cinema surgiu, quais foram os primeiros filmes e como o cinema evoluiu ao longo dos anos.
Além disso, o livro também fala sobre os principais diretores e atores de todos os tempos.
Uma ótima opção para quem quer ter uma base sólida sobre o cinema.
2. 100 anos de cinema, de Richard Attenborough
Este livro é uma ótima opção para quem deseja saber um pouco mais sobre a história do cinema.
Ele foi escrito pelo ator e diretor Richard Attenborough, que conta como o cinema começou e como ele se tornou o que é hoje.
O livro também apresenta alguns dos principais filmes e diretores de todos os tempos.
Uma excelente opção para quem quer saber mais sobre o cinema.
3. Os 100 melhores filmes de todos os tempos, da revista Empire
A revista Empire é uma das mais importantes publicações sobre cinema do mundo.
Este livro apresenta uma lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, segundo a opinião da revista.
Uma ótima opção para quem quer assistir aos melhores filmes de todos os tempos.
4. Os 1001 filmes que você precisa ver antes de morrer, de Steven Jay Schneider
Este livro apresenta uma lista dos 1001 filmes que todo amante do cinema precisa assistir antes de morrer.
É uma ótima opção para quem quer assistir aos melhores filmes de todos os tempos e conhecer um pouco mais sobre a história do cinema.
5. A arte do cinema, de Jean-Luc Godard
Este livro foi escrito pelo diretor Jean-Luc Godard, um dos maiores nomes da história do cinema.
Neste livro, Godard fala sobre a arte do cinema e como ela se relaciona com a vida.
Uma ótima opção para quem quer saber mais sobre o cinema e sua importância na cultura.
Nome | Autor | Gênero | Ano |
---|---|---|---|
O Poderoso Chefão | Mario Puzo | Drama | 1969 |
Cidade de Deus | Paulo Lins | Policial | 2002 |
Tropa de Elite | José Padilha | Policial | 2007 |
Cinema: uma arte que desperta diversas sensações
Desde sua criação, o cinema tem sido uma das mais populares formas de entretenimento. Ao longo dos anos, ele evoluiu e se tornou uma das mais importantes formas de arte. O cinema é capaz de despertar uma grande variedade de sensações e emoções em seus espectadores.
Para alguns, o cinema é uma fuga da rotina do dia a dia. É uma forma de escape para um mundo de fantasia, onde tudo parece possível. Já outros enxergam o cinema como uma forma de transportar para um lugar e uma época diferentes, aprender sobre culturas diferentes e compreender um pouco mais sobre o mundo a nossa volta.
Para muitos, o cinema é uma forma de se divertir. É uma maneira de rir, chorar e sentir todas as emoções que os personagens dos filmes estão sentindo. Alguns filmes são capazes de nos fazer pensar, questionar e refletir sobre diversos assuntos importantes. Outros filmes nos ajudam a relaxar e simplesmente desfrutar da história e da arte do cinema.
O cinema é uma arte que tem algo para todos. Seja você um amante da aventura, da comédia, do drama, do suspense ou da fantasia, há sempre um filme para te agradar. Aproveite o cinema para expandir seus horizontes, se divertir e sentir todas as emoções que a vida tem a oferecer.
Pesquisadores importantes sobre o tema:
1. André Bazin (1898-1958) foi um crítico de cinema francês, teórico e editor. Ele é considerado um dos principais pensadores do cinema moderno e seu livro “What is Cinema?” é uma das obras fundamentais sobre o tema.
2. Siegfried Kracauer (1889-1966) foi um filósofo, sociólogo e crítico de cinema alemão. Seu livro “From Caligari to Hitler: A Psychological History of the German Film” é uma análise do cinema alemão que procura entender a Alemanha nazista através da arte do cinema.
3. Sergei Eisenstein (1898-1948) foi um cineasta, teórico e crítico de cinema russo. Sua obra-prima “O Encouraçado Potemkin” é considerada um dos filmes mais importantes da história do cinema. Eisenstein também escreveu vários livros sobre cinema, como “A Forma do Filme” e “A Montagem do Filme”.
4. Vsevolod Pudovkin (1893-1953) foi um cineasta, ator, produtor e teórico de cinema russo. Seu livro “On the Technique of Acting” é um tratado sobre a arte do ato para o cinema, que ainda é relevante para os atores de hoje. Pudovkin também escreveu sobre montagem e outros aspectos técnicos do cinema em seus livros “A Montagem do Filme” e “A Forma do Filme”.
5. Dziga Vertov (1896-1954) foi um cineasta, fotógrafo e editor de cinema russo. Seu trabalho mais conhecido é o documentário “Man with a Movie Camera”, que é considerado um dos filmes mais influentes da história do cinema. Vertov também escreveu vários livros sobre cinema, incluindo “Cinema: A World Art” e “The Language of Cinema”.
Perguntas dos Leitores Sobre:
1. Como comecei a minha paixão pelo cinema?
Bem, eu acho que tudo começou quando eu tinha cerca de 5 anos de idade. Minha mãe me levava para assistir a filmes infantis no cinema e eu simplesmente amava isso! A experiência toda era mágica para mim e eu sempre ficava fascinado com as imagens na tela. Desde então, eu realmente nunca parei de ir ao cinema.
2. Qual é o meu filme favorito?
Oh, isso é difícil de responder porque há tantos filmes que amo! Mas se eu tivesse que escolher um, talvez fosse “A lista de Schindler”. É uma história incrível e realmente me tocou profundamente. Além disso, a atuação de Liam Neeson é simplesmente fantástica.
3. Por que o cinema é importante para mim?
Eu acho que o cinema realmente pode transportar as pessoas para outros mundos e permitir que elas experimentem coisas que elas nunca experimentariam na vida real. É uma forma de arte verdadeiramente especial e eu sempre vou amá-lo por isso. Além disso, o cinema tem um papel muito importante na minha vida pessoal, pois é onde nasci ( literalmente! Minha mãe teve um trabalho em um cinema quando ela estava grávida de mim).
4. O que os cinemas podem fazer para melhorar a experiência do espectador?
Bem, existem algumas coisas que os cinemas podem fazer para melhorar a experiência do espectador. Em primeiro lugar, os funcionários do cinema precisam ser treinados para serem verdadeiramente acolhedores e prestativos. Além disso, os cinemas precisam investir em equipamentos de última geração para garantir que as imagens sejam sempre nítidas e brilhantes.
Como economizar na hora de comprar livros de cinema
Quem ama ir ao cinema, sabe que os ingressos não são baratos. Além dos preços altos dos bilhetes, ainda temos que pagar para estacionar, comprar pipoca e refrigerante. E, às vezes, sair do cinema querendo comprar o livro do filme para ler e relembrar a história. Mas, será que precisamos gastar tanto assim?
Por isso, preparamos algumas dicas para você economizar na hora de comprar um livro de cinema:
Pesquise
Não compre o primeiro livro que encontrar. Pesquise em várias lojas para encontrar o melhor preço. Além de pesquisar preços, fique atento às promoções e descontos. Às vezes, uma loja pode estar com um livro mais barato que a outra.
Compare os preços nas diferentes plataformas
Hoje em dia, podemos comprar livros físicos ou digitais. E os preços podem variar bastante entre uma plataforma e outra. Por isso, compare os preços em diferentes lugares para encontrar o melhor para você.
Aproveite as promoções
Como já dissemos, ficar de olho nas promoções é uma ótima forma de economizar. Além das promoções nas lojas físicas, também é possível aproveitar descontos em lojas virtuais. Fique atento às ofertas e aproveite para comprar o seu livro de cinema.
Compre usados
Uma forma de economizar bastante é comprando livros usados. Geralmente, os preços dos livros usados são bem mais em conta do que os novos. Além disso, é uma forma de dar uma nova vida para um produto que já foi utilizado.
Troque com os amigos
Se você tem um amigo que já leu o livro que você quer, por que não trocar? Você pode pegar o livro dele e ele pode pegar o seu. Assim, você economiza e ainda tem a chance de ler um livro que talvez você não tivesse pensado em ler.
E aí, gostou das nossas dicas?
Com essas dicas, você consegue comprar um livro de cinema sem gastar muito. E ainda pode aproveitar para ler outros livros que talvez você não tivesse pensado em ler.
Estudando a história sobre:
O cinema é um dos meios de expressão e comunicação mais populares do mundo. A 7ª arte, como também é conhecido, nasceu no final do século XIX e início do século XX, com as primeiras experiências de fotografia em movimento. Apesar de ser uma invenção relativamente recente, o cinema já tem uma longa e rica história, repleta de acontecimentos marcantes e curiosidades interessantes.
Confira, a seguir, alguns fatos históricos sobre cinema que você talvez não conheça:
1. O primeiro filme exibido publicamente foi “Panspermia”
Em 28 de dezembro de 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição pública de um filme, chamado “Panspermia”. O curta-metragem, que tinha apenas 46 segundos de duração, mostrava um trem chegando e partindo da estação Saint-Lazare, em Paris. A projeção do filme foi realizada para um grupo seleto de convidados, em um salão de baile na cidade francesa.
2. “O Nascimento de uma Nação” é o primeiro longa-metragem da história
Com 3 horas e 10 minutos de duração, “O Nascimento de uma Nação” (Birth of a Nation, 1915) é considerado o primeiro longa-metragem da história. Dirigido pelo cineasta norte-americano D. W. Griffith, o filme conta a história da Guerra Civil Americana e da Reconstrução através da lente da visão racista da época. Apesar das críticas à sua representação distorcida dos fatos, o longa teve um grande impacto nos Estados Unidos e no mundo todo.
3. “O Homem Invisible” marcou o início do gênero ficção científica
“O Homem Invisible” (The Invisible Man, 1933) é um filme norte-americano dirigido por James Whale que marcou o início do gênero ficção científica no cinema. A história segue o cientista Griffin, que descobre um método para ficar invisível e acaba enlouquecendo. O longa foi indicado a três Oscars e inspirou diversas adaptações para outras mídias.
4. “Cidadão Kane” é considerado o melhor filme de todos os tempos
“Cidadão Kane” (Citizen Kane, 1941), dirigido pelo norte-americano Orson Welles, é amplamente considerado como o melhor filme de todos os tempos. A obra-prima do cinema narra a história do magnata Charles Foster Kane, inspirada na vida do jornalista William Randolph Hearst. O longa foi indicado a 9 Oscars e venceu em 4 categorias.
1 comentário
Ótima lista. Gostaria de enfatizar A Jornada do Escritor e Story, duas “Bíblias” do Cinema. Sobre livros escritos por grandes Cineastas, sugiro Fazendo Filmes (Sidney Luneta) e Meu Último Suspiro (Luis Bunel).