Os 5 Melhores Livros Sobre a Idade Média

A epoca medieval foi um período de grandes transformações na Europa. Nesse período, surgiram novas formas de arte, cultura e ciência. A literatura da epoca medieval é rica e diversificada. Os livros sobre essa epoca são uma ótima forma de se conectar com esse período da história.

Os livros sobre a epoca medieval nos permitem viajar no tempo e conhecer um pouco mais sobre a vida dos cavaleiros, reis, rainhas e outras figuras importantes desse período. Além disso, os livros também nos permitem entender melhor as transformações que ocorreram durante essa epoca.

Se você quer conhecer mais sobre a epoca medieval, leia os livros! Eles vão te transportar para um mundo mágico e cheio de aventuras!

Nossas escolhas:

As obras revolucionárias de George Orwell – Box com 3 livros

EM PROMOÇÃO
As obras revolucionárias de George Orwell - Box com 3 livros
16,603 Reviews
As obras revolucionárias de George Orwell - Box com 3 livros
  • Orwell, George (Author)
  • 640 Pages - 03/29/2021 (Publication Date) - Principis (Publisher)

George Orwell é um dos meus autores favoritos. Sempre achei que ele tinha uma forma única de contar histórias e fazer análises críticas do mundo ao seu redor. As obras revolucionárias de George Orwell – Box com 3 livros é um conjunto de três de seus principais livros: Animal Farm, 1984 e Homage to Catalonia. Eu li todos os três e posso dizer com certeza que são obras-primas.

Animal Farm é uma fábula sobre os perigos da ditadura e do comunismo. É uma história muito divertida, mas que também nos faz pensar sobre os perigos daqueles regimes. 1984 é outro livro sobre a ditadura, mas desta vez sob o olhar do totalitarismo. É um livro mais pesado, mas ainda assim muito importante. Homage to Catalonia é um relato pessoal de Orwell sobre a Guerra Civil Espanhola. É um livro menos conhecido, mas que eu particularmente adorei.

Se você gosta de Orwell ou está interessado em obras literárias críticas do sistema, recomendo muito este box. São três livros indispensáveis na biblioteca de qualquer pessoa.

A Divina Comédia

A Divina Comédia
1,867 Reviews
A Divina Comédia
  • Alighieri, Dante (Author)

A “Divina Comédia” é um livro escrito pelo italiano Dante Alighieri no século XIV. É uma obra-prima da literatura mundial e uma das mais influentes obras de todos os tempos. A história é dividida em três partes – “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso” – e conta a história de Dante, que é guiado pelo poeta latino Virgílio através do Inferno e do Purgatório, para finalmente chegar ao Paraíso. A obra é repleta de alegorias e simbolismos, que foram analisados por estudiosos durante séculos.

No entanto, apesar de toda sua importância histórica e literária, a verdade é que “A Divina Comédia” não é exatamente um livro fácil de ler. Dante escreveu em um dialeto medieval italiano que pode ser difícil de compreender para os leitores modernos, e a história é bastante densa. Além disso, o livro está cheio de descrições gráficas do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, que podem ser perturbadoras para alguns leitores. No entanto, se você estiver disposto a investir o tempo necessário para ler e compreender o livro, vale a pena dar uma chance à “Divina Comédia”.

O Príncipe: Texto Integral

O Príncipe de Maquiavel: Texto Integral
5,102 Reviews
O Príncipe de Maquiavel: Texto Integral
  • Livro
  • Maquiavel, Nicolau (Author)
  • 96 Pages - 02/01/2018 (Publication Date) - Edipro (Publisher)

O Príncipe: Texto Integral é um livro que faz uma análise crítica do conceito de monarquia. O autor, Nicolau Maquiavel, apresenta seus argumentos de forma divertida e descontraída, contando histórias que ilustram sua tese. Apesar de ser um livro antigo, a mensagem do autor ainda é relevante nos dias atuais.

Apesar de ser uma leitura bastante divertida, o livro não pode ser considerado uma obra leve. Maquiavel apresenta uma crítica bem fundamentada do conceito de monarquia e mostra como ele pode ser manipulado pelos líderes para fins egoístas. O livro ainda é relevante nos dias atuais, pois muitos dos problemas apontados pelo autor ainda existem nas sociedades modernas.

Box Grandes Obras de Shakespeare (27 peças: Hamlet, Rei Lear, Romeu e Julieta, Otelo, O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão…)

Eu comprei essa caixa com 27 peças de Shakespeare para o meu amigo que ama teatro. Nós ficamos super animados para ler todas as peças, mas depois de algumas sessões, começamos a notar que algumas das peças eram bem chatas. Hamlet, por exemplo, é extremamente confuso e leva muito tempo para acontecer algo. Já Rei Lear é bem triste e difícil de seguir. No geral, ainda achamos que valeu a pena comprar essa caixa, pois algumas das peças são realmente geniais, como Romeu e Julieta, Otelo e O Mercador de Veneza. Mas se você não é muito fã de teatro ou não tem muito tempo para ler, talvez essa caixa não seja a melhor opção para você.

História medieval

EM PROMOÇÃO
História medieval
540 Reviews
História medieval
  • Silva, Marcelo Candido da (Author)
  • 160 Pages - 03/01/2019 (Publication Date) - Contexto (Publisher)

O Livro: História medieval é um livro interessante que conta a história de vários reinos medievais da Europa. Eu gostei de ler sobre as diferentes batalhas e sobre as diferentes culturas que existiam naquele tempo. No entanto, eu não gostei do modo como o autor tratou alguns dos temas, como a religião. Acho que ele poderia ter sido mais respeitoso com as diferentes crenças religiosas. Além disso, o livro parece um pouco datado, com algumas informações que já não são tão relevantes para os dias de hoje.

No geral, Livro: História medieval é um livro interessante que vale a pena ser lido. Ele contém muitas informações interessantes sobre a história da Europa medieval. No entanto, alguns dos temas são tratados de forma um pouco datada e o autor poderia ter sido mais respeitoso com as diferentes crenças religiosas.

Livros mais vendidos do tema:

Melhor Livro N. 1
Traços do Amor (Família Davon Livro 6)
10 Reviews
Traços do Amor (Família Davon Livro 6)
  • Marques, Simone O. (Author)
Melhor Livro N. 2
Esmeralda (Saga dos Reinos Livro 1)
844 Reviews
Melhor Livro N. 3
Cartas para uma falsa dama
178 Reviews
Cartas para uma falsa dama
  • Townend, Carol (Author)
  • 256 Pages - 06/01/2017 (Publication Date) - Harlequin Books (Publisher)
Melhor Livro N. 5
Medieval: contos de uma era fantástica
120 Reviews
Melhor Livro N. 6
Box Romances de Época Inesquecíveis
496 Reviews
Melhor Livro N. 7
Corina: Um naufrágio fez dela uma órfã
22 Reviews
Melhor Livro N. 9
A Garota da Torre (Trilogia Tórnnis Livro 1)
116 Reviews
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 10
Criação do Ocidente - A Religião e a Civilização Medieval
219 Reviews
Criação do Ocidente - A Religião e a Civilização Medieval
  • Christopher Dawson (Author)
  • 304 Pages - 04/05/2016 (Publication Date) - É Realizações (Publisher)

Como escolher os melhores livros sobre a Idade Média

A Idade Média foi um período longo e complexo, cheio de guerras, fome, pestes e outras calamidades. Apesar de todos esses problemas, também foi um período de grande criatividade e inovação, com a criação da imprensa, do relógio mecânico e da bússola. Se você está interessado nesse período da história, aqui estão algumas dicas para escolher os melhores livros sobre a Idade Média.

1. Escolha um livro que se concentre em um período específico

A Idade Média abrange um período de mais de 1.000 anos, desde o fim do Império Romano no século 5 até o início da Renascença no século 15. É importante escolher um livro que se concentre em um período específico que você está interessado, para que você possa obter uma compreensão mais aprofundada da história.

2. Escolha um livro que se concentre em um tema específico

A Idade Média foi um período rico em eventos e personagens históricos, mas também abordou muitos temas complexos, como a questão da fé, a relação entre os povos europeus e os muçulmanos e o surgimento do Estado moderno. Escolher um livro que se concentre em um tema específico pode ajudá-lo a entender melhor esses eventos e personagens.

3. Escolha um livro que seja fácil de ler

Existem muitos livros sobre a Idade Média que foram escritos para o público em geral e não para os especialistas. Esses livros são geralmente mais fáceis de ler e podem ser uma ótima introdução à história medieval. No entanto, é importante ter em mente que eles podem não ser tão detalhados ou precisos quanto os livros escritos por especialistas.

4. Pesquise os preços antes de comprar

Livros sobre a Idade Média podem ser encontrados em muitas lojas, mas é importante pesquisar os preços antes de comprar. Algumas lojas vendem livros mais baratos do que outras, e você pode até encontrar alguns livros usados ​​por um preço bem razoável. Pesquisar online também pode ser uma ótima maneira de encontrar cupons de desconto ou promoções especiais.

Livro Autor Ano de Publicação
Cantar de Mio Cid Anônimo 1200
A Divina Comédia Dante Alighieri 1321
O Nome da Rosa Umberto Eco 1980
O Príncipe Maquiavel 1513
Cármen Prosper Mérimée 1845
A Montanha Magica Thomas Mann 1924
A Dama das Camelias Alexandre Dumas, filho 1848

Alguém lendo um livro obre

A Era Medieval

Os anos medievais foram caracterizados por uma série de eventos históricos e sociais que marcaram profundamente a Europa. A Era Medieval é tradicionalmente dividida em três períodos: o Bom Medievo, o Medievo Negro e o Renascimento. O Bom Medievo é usado para descrever os primeiros séculos da Idade Média, quando a economia e a sociedade europeias floresceram. Já o Medievo Negro refere-se a um período de declínio no século XIV, caracterizado por guerras, fome e pestilências. Por fim, o Renascimento é o período que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

A Era Medieval cobre um longo período de tempo, que vai desde o final do século V até meados do século XV. Foi um período de grandes transformações na Europa, tanto na economia quanto nas sociedades. Alguns dos eventos mais importantes da Era Medieval foram a queda do Império Romano do Ocidente, a formação dos reinos germânicos e o surgimento do feudalismo.

A Queda do Império Romano do Ocidente

O Império Romano foi um grande império que se estendeu por boa parte da Europa, África e Oriente Médio. Sua história é dividida em duas partes: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. O Império Romano do Ocidente, também conhecido como Império Romano Occidental, foi criado após a divisão do império em 395 d.C. Sua capital era Roma e seu território era composto pelas regiões da Europa Ocidental, Norte da África e Ocidente do Oriente Médio.

O Império Romano do Ocidente entrou em declínio no século V d.C., devido a invasões bárbaras, à falta de um sistema político eficiente e à crise econômica. Em 476 d.C., o rei bárbaro Odoacre derrotou o último imperador romano do Ocidente, Romulus Augustus, e proclamou-se rei dos bárbaros. Com isso, o Império Romano do Ocidente chegou ao fim, sendo substituído pelos reinos bárbaros.

Os Reinos Germânicos

Após a queda do Império Romano do Ocidente, os povos bárbaros que haviam invadido a Europa estabeleceram seus próprios reinos em seus territórios. Esses reinos eram conhecidos como os Reinos Germânicos. Os principais reinos germânicos foram os reinos franco, godo, lombardo, sueco e vândalo.

Os franceses foram os primeiros a criar um grande império na Europa Ocidental. Seu território era composto pelas atuais França, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha Ocidental e Norte da Itália. Já os godos formaram um grande reino no sul da França e na Península Ibérica. Os lombardos criaram um poderoso império no Norte da Itália. Os suecos estabeleceram seu reino no Norte da Europa, enquanto os vândalos se fixaram na atual Tunísia.

O Feudalismo

Feudalismo

O feudalismo foi um sistema social que surgiu no final da Era Medieval e que permaneceu em vigor até meados do século XV. Esse sistema social baseava-se na relação de vassalagem entre senhores feudais e seus vassalos. A vassalagem era um contrato social pelo qual um homem livre (vassalo) se comprometia a servir outro homem livre (senhor feudal) em troca de proteção.

Os feudos eram grandes propriedades rurais que pertenciam a um senhor feudal. Esses feudos eram divididos em pequenos pedaços de terra chamados de manorias. As manorias eram administradas por senhores feudais menores, que eram chamados de senhores manoriais.

Os habitantes das manorias eram chamados de camponeses ou servos da gleba. Esses camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras do senhor feudal em troca de proteção. Os camponeses também eram obrigados a prestar serviços militares ao seu senhor feudal quando ele o exigia.

O feudalismo foi um sistema social muito hierarquizado. No topo da hierarquia social estavam os reis, seguidos pelos nobres, clero, cavaleiros, camponeses e escravos.

A hierarquia social do feudalismo teve uma grande influência na sociedade europeia até o final da Idade Média.

Fontes:

Vale a pena ler:

1) William Shakespeare (1564-1616)

William Shakespeare foi um dramaturgo, poeta e ator inglês, considerado um dos maiores escritores da língua inglesa e o principal representante do período elisabetano da literatura inglesa. Ele nasceu em Stratford-upon-Avon, no Reino da Inglaterra, e faleceu em Londres. Suas obras abrangem comédias, tragédias e peças históricas. Seus temas são amplamente variados, mas muitos exploram questões universais de amor, morte, traição, doença, loucura e conflito.

2) Miguel de Cervantes (1547-1616)

Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol, autor da obra-prima Dom Quixote. Nascido em Alcalá de Henares, na Espanha, em 1547, Cervantes foi um homem de letras prolífico e multifacetado. Além de Dom Quixote, ele também escreveu romances históricos, peças de teatro e obras didáticas. Cervantes morreu em Madrid em 1616.

3) Dante Alighieri (1265-1321)

Dante Alighieri foi um poeta italiano nascido em Florença. Ele é considerado o principal representante da literatura italiana do período medieval e um dos maiores poetas da língua italiana de todos os tempos. Sua principal obra é A Divina Comédia, um épico poético dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Dante morreu em Ravena em 1321.

4) Geoffrey Chaucer (c. 1340-1400)

Geoffrey Chaucer foi um poeta e escritor inglês do período medieval. Ele nasceu na cidade de Londres por volta de 1340 e faleceu em 1400. Chaucer é considerado o pai da literatura inglesa moderna devido à sua influência na língua e na literatura inglesas. Sua principal obra é Os Contos da Cantuária, uma coleção de 24 contos que retratam a vida na Inglaterra medieval.

Alguém lendo um livro obre

Perguntas e Respostas:

1. Como era a vida na época medieval?

A vida na época medieval era bem diferente daquilo que vemos hoje. As pessoas eram muito mais religiosas e viviam em comunidades, onde todos tinham um papel a desempenhar. A sociedade era dividida em três classes: os nobres, os clérigos e os camponeses. A maioria das pessoas passava a maior parte do tempo trabalhando nas plantações ou nos campos, e as mulheres eram responsáveis pelas tarefas domésticas. Os castelos eram as fortalezas onde moravam os nobres, e as cidades eram divididas em bairros, cada um com sua própria igreja e escola.

2. Quais eram os principais problemas da época medieval?

Os principais problemas da época medieval foram a fome, as doenças e as guerras. A fome era um problema constante, pois as pessoas dependiam da colheita para sobreviver. As doenças eram também muito comuns, especialmente a peste bubônica, que matou milhares de pessoas na Europa. As guerras eram frequentes entre os reinos vizinhos, e as pessoas viviam constantemente em medo de serem atacadas pelos inimigos.

3. Quais eram as principais atividades da época medieval?

As principais atividades da época medieval eram o cultivo da terra, a criação de animais e a produção de artesanato. Também havia muita caça e pesca, e as pessoas passavam muito tempo realizando essas atividades. Além disso, havia muita religião na vida das pessoas, e elas passavam muito tempo nas igrejas ou participando de cerimônias religiosas.

Alguém lendo um livro obre

Como economizar na hora de comprar livros de epoca medieval

Os livros de epoca medieval são ótimos para quem quer se aventurar em um mundo cheio de magia e aventura. Se você está procurando por um bom livro para ler, mas não quer gastar muito dinheiro, aqui estão algumas dicas para economizar:

Pesquise! Antes de comprar qualquer livro, pesquise online para ver se há alguma promoção ou desconto disponível. Há muitos sites que oferecem descontos em livros, então certifique-se de dar uma olhada em todas as suas opções antes de tomar uma decisão final.

Espere por promoções! Muitas lojas online e físicas oferecem promoções em certos períodos do ano, como o Natal ou o Dia das Mães. Se você puder esperar para comprar o seu livro durante esses períodos, poderá economizar bastante dinheiro.

Compre usados! Livros usados são uma ótima maneira de economizar dinheiro, especialmente se você estiver procurando por um título antigo ou raro. Algumas lojas online vendem livros usados a preços bem em conta, e você também pode procurar em sebos e lojas de antiguidades. No entanto, certifique-se de verificar o estado do livro antes de comprá-lo, para garantir que ele esteja em boas condições.

Por fim, não se esqueça de verificar as opções de entrega. Muitas lojas oferecem entrega gratuita para determinadas regiões, o que pode ajudar a economizar ainda mais dinheiro. Pesquise as opções de entrega antes de finalizar sua compra para garantir que você esteja recebendo o melhor deal possível.

epoca-medieval

Aprenda os fatos:

A Idade Média é um período da História da Europa que se inicia no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com o Renascimento. É chamada de Idade Média porque foi o período em que a cultura clássica foi esquecida e os habitantes da Europa viveram em meio às trevas. A Idade Média é dividida em três partes: a Baixa Idade Média, que vai do século V ao século X; a Alta Idade Média, que vai do século XI ao século XIII; e a Idade Média Tardia, que vai do século XIV ao século XV.

A Baixa Idade Média é marcada pela queda do Império Romano, que deixou o Ocidente europeu sem um governo centralizado. Com isso, diversos povos germânicos, como os franceses, os espanhóis e os italianos, tomaram o lugar dos romanos e criaram seus próprios reinos. Esses reinos eram divididos em feudos, grandes propriedades rurais administradas pelos senhores feudais. Os feudos eram divididos em vilas e campos, que eram administrados pelos senhores de escravos. Os camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais em troca de proteção.

A Alta Idade Média é marcada pelo surgimento das primeiras cidades e pelo início da Escolástica. A Escolástica foi um movimento intelectual que procurava conciliar o pensamento cristão com o pensamento aristotélico. As cidades foram surgindo a partir da união de diversas vilas e campos. Essas cidades passaram a ser administradas por câmaras municipais, que eram formadas por ricos mercadores e artesãos. As cidades também foram sede de universidades, que foram criadas para formar clero e outros profissionais.

A Idade Média Tardia é marcada pelo fim da Escolástica, pelo surgimento das primeiras bibliotecas e pelas grandes navegações. A Escolástica foi substituída pelo humanismo, um movimento intelectual que procurava resgatar o pensamento clássico. As bibliotecas foram surgindo com o intuito de guardar os livros produzidos pelos humanistas. As grandes navegações foram iniciadas com o objetivo de descobrir novos mundos.

ricardo ventura5

Editor-chefe do portal. É jornalista por formação e apaixonado por literatura. Tem vasta experiência na área de comunicação e é responsável pelo conteúdo publicado no site. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ricardo Almeida é o editor-chefe do portal Bienaldolivrojf.com.br.

1 comentário em “Os 5 Melhores Livros Sobre a Idade Média”

Deixe um comentário