Ler livros é importante, mas ler os certos livros pode ser ainda mais importante. Você pode passar anos lendo romances de vampiros ou contos de fadas e, enquanto isso não é necessariamente ruim, você perderá algumas das grandes lições que a literatura tem para oferecer. Jose Saramago foi um dos maiores escritores do século XX e seus livros são uma ótima maneira de aprender sobre a história, a filosofia e a humanidade em geral.
Aprender sobre a história é importante porque nos dá uma base para entender o presente. Sem conhecer o passado, fica muito mais difícil compreender as complexidades do mundo atual. A filosofia também é importante porque nos ensina a pensar criticamente sobre as coisas e ver o mundo de diversas perspectivas. E, finalmente, aprender sobre a humanidade nos torna melhores seres humanos. Jose Saramago escreveu extensively sobre todas essas coisas e seus livros são uma ótima maneira de aprender mais sobre elas.
Índice do artigo (Clique para ver):
Os 5 Melhores Livros Para Ler Sobre José Saramago
- Livro
- Saramago, José (Author)
- 64 Pages - 12/03/1998 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Livro
- Saramago, José (Author)
- 328 Pages - 04/16/2020 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Saramago, José (Author)
- 208 Pages - 09/04/2020 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Livro
- Saramago, José (Author)
- 408 Pages - 11/02/2020 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Saramago, José (Author)
- 32 Pages - 12/10/2001 (Publication Date) - Companhia das Letrinhas (Publisher)
- Livro
- Saramago, José (Author)
- 216 Pages - 07/18/2022 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Livro
- Saramago, José (Author)
- 264 Pages - 12/13/2021 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
- Saramago, José (Author)
- 312 Pages - 04/03/2020 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
Como escolher os melhores livros sobre José Saramago?
José Saramago é um dos meus autores favoritos. Ele é português, vencedor do Nobel de Literatura, e faleceu recentemente, em 2010. A obra dele é extensa e variada, e eu particularmente adoro a forma como ele brinca com as palavras e os conceitos.
Para quem não conhece, recomendo iniciar a leitura por Ensaio sobre a Cegueira, que conta a história de uma epidemia de cegueira que assola uma cidade, e como os personagens lidam com isso. Outro livro ótimo é Memorial do Convento, que é uma espécie de romance histórico sobre a Inquisição Portuguesa. Ambas as obras foram adaptadas para o cinema, e são ótimas (na minha opinião, superiores aos livros).
A dica que eu te dou para comprar esses livros barato é procurar nas Lojas Americanas. Elas costumam ter preços bem mais em conta que as outras livrarias, e você pode parcelar em até 10 vezes sem juros. Além dos dois livros que eu citei acima, outro que eu também gosto muito é As Intermitências da Morte. Esse é um pouco mais difícil de encontrar pelo menos aqui no Brasil, mas vale a pena procurar.
E então, já sabe qual será o seu próximo livro? Deixe um comentário aqui embaixo e conte para a gente!
Livro | Autor | Ano |
---|---|---|
Ensaio sobre a Cegueira | Jose Saramago | 1995 |
Todos os Nomes | Jose Saramago | 2002 |
As Intermitências da Morte | Jose Saramago | 2005 |
Caderno de Lanzarote | Jose Saramago | 2011 |
José Saramago – um gênio da literatura
José Saramago foi um dos maiores escritores de todos os tempos. Sua obra é vasta e diversificada, e ele conseguiu abordar vários temas de forma única e inovadora. Além disso, José Saramago era extremamente talentoso para contar histórias, o que fez com que suas obras se tornassem ainda mais interessantes e divertidas de ler.
José Saramago nasceu em Portugal, em 1922. Desde cedo, mostrou um grande talento para a escrita, e logo começou a publicar seus primeiros livros. No entanto, só depois de publicar “Ensaio sobre a cegueira”, em 1995, é que José Saramago alcançou o reconhecimento internacional. A partir daí, sua carreira literária só foi crescendo, e ele acabou por se tornar um dos mais importantes escritores da atualidade.
José Saramago sempre utilizou a linguagem de forma inovadora e criativa. Ele gostava de utilizar sinônimos, de criar novas palavras e de jogar com a linguagem. Isso fazia com que suas obras fossem extremamente ricas e interessantes de se ler. Além disso, José Saramago também tinha uma visão única e original do mundo, o que o levava a abordar os temas de suas obras de forma inesperada.
José Saramago faleceu em 2010, mas deixou para trás uma vasta e rica obra literária. Suas histórias continuam marcando os leitores até hoje, e seu legado literário permanecerá para sempre.
Vale a pena ler:
José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal, e faleceu a 18 de junho de 2010, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Foi um escritor, jornalista e dramaturgo português, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura de 1998. O seu romance mais conhecido é “Ensaio sobre a Cegueira”.
Outros títulos importantes da sua obra são “Memorial do Convento”, “Levantado do Chão” e “História do Cerco de Lisboa”. Em todos os seus livros, Saramago aborda temas polémicos como a religião, a política ou a vida urbana, retratando a sociedade portuguesa e universal a partir de uma perspetiva crítica e humanista.
José Saramago é considerado um dos maiores escritores portugueses da atualidade e um dos mais originais da literatura mundial contemporânea. A sua obra é traduzida em mais de 40 países e já vendeu mais de seis milhões de exemplares.
Saiba mais Sobre:
1. Qual o seu livro favorito de Jose Saramago?
O meu livro favorito é “Ensaio sobre a Cegueira”. Acho que a forma como o tema da cegueira foi abordado no livro foi muito interessante e tocante.
2. Por que você acha Jose Saramago um bom escritor?
Acho Jose Saramago um bom escritor porque ele consegue contar histórias de maneira envolvente e divertida. Ele também tem uma forma única de ver o mundo, o que faz com que as suas histórias sejam bastante originais.
3. Você já leu todos os livros de Jose Saramago?
Não, infelizmente não tive a chance de ler todos os livros dele. Mas estou sempre à procura dos seus novos lançamentos para poder lê-los o quanto antes.
4. Qual foi a última vez que você leu um livro de Jose Saramago?
Li “Ensaio sobre a Cegueira” pela última vez há alguns meses atrás, mas estou sempre relembrando algumas partes do livro que me marcaram bastante.
Como economizar na hora de comprar livros de José Saramago
Os amantes da literatura já devem ter ouvido falar do escritor português José Saramago. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e é considerado um dos maiores escritores da atualidade. Seus livros são complexos, cheios de metáforas e reflexões sobre a vida. Infelizmente, essa complexidade também se reflete no preço dos seus livros. Mas não se desespere! Existem algumas formas de economizar na hora de comprar os livros do Saramago.
A primeira dica é: pesquise! Antes de comprar qualquer livro, pesquise os preços em diversas lojas online e físicas. Algumas lojas oferecem descontos especiais para clientes cadastrados ou para compras em quantidade. Outra dica importante é ficar de olho nas promoções. Muitas lojas costumam colocar os livros em promoção em determinadas épocas do ano, como o Natal ou o Dia das Mães. Aproveite essas oportunidades para comprar os livros do Saramago com preços mais em conta.
Outra forma de economizar é comprar os livros usados. Essa pode não ser a opção ideal para quem quer ter a obra completa do escritor, mas certamente é uma forma mais barata de adquirir seus livros. Além disso, comprar livros usados também é uma forma de contribuir para a sustentabilidade, já que evita que as obras sejam descartadas e acabem parando em aterros sanitários.
Por fim, uma última dica para economizar na hora de comprar os livros do Saramago é emprestá-los. Se você tem amigos ou familiares que também são fãs da obra do escritor, combinem um sistema de empréstimo entre vocês. Dessa forma, todos podem ler os livros do Saramago sem precisar gastar muito dinheiro.
Ainda não sabe o que é isso?
Em 18 de Novembro de 1922 nasceu o escritor português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Após uma infância humilde e pobre na ilha de Azores, Portugal, onde nasceu, o jovem José começou a estudar para se tornar um padre católico. Em 1943, ele foi trabalhar como jornalista no Diário de Lisboa, onde permaneceu até 1949. Foi nesse ano que publicou seu primeiro romance, Land of Sin. Mais tarde, ele abandonou a Igreja Católica e se casou com a escritora Ilda Reis.
Em 1986, ele publicou Memorial do Convento, que lhe rendeu o Prêmio PEN Club. Esse romance é considerado por muitos como o seu melhor livro. No ano seguinte, ele publicou História do Cerco de Lisboa. Esses dois romances são baseados em fatos históricos reais e mostram a influência do Marxismo na obra de Saramago.
Em 1995, ele publicou o romance Ensaio sobre a Cegueira, que lhe rendeu o Prêmio Camões, o maior prêmio literário da língua portuguesa. O livro conta a história de uma epidemia de cegueira que assola uma cidade e os efeitos que ela tem nas pessoas. Em 1998, ele publicou O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu em 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade. Deixou um legado extraordinário de obras literárias que são lidas e admiradas pelo mundo todo.