Os Melhores Livros Sobre Cerâmica: Aprenda a Criar Peças Incríveis!

Os livros de cerâmica são importantes para ajudar os artistas e artesãos a se manterem atualizados sobre as tendências. Além de serem uma ótima fonte de inspiração, eles também podem fornecer instruções práticas que podem ser muito úteis.

Uma das coisas que eu sempre gostei na cerâmica é a variedade de técnicas e materiais que você pode usar. É um campo realmente vasto e há tantos livros para escolher!

Eu costumava ir à biblioteca e passar horas olhando os livros de cerâmica, imaginando o que eu poderia criar. Ainda bem que agora você pode encontrar muitos desses livros online, então você não precisa sair da sua casa para se inspirar.

5 Livros Sobre Cerâmica Para Ler e Comprar

Melhor Livro N. 1
Complete Pottery Techniques: Design, Form, Throw, Decorate and More, With Workshops From Professional Makers
561 Reviews
Complete Pottery Techniques: Design, Form, Throw, Decorate and More, With Workshops From Professional Makers
  • DK (Author)
  • 256 Pages - 08/27/2019 (Publication Date) - DK - Adult (US) (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 2
O Processamento Cerâmico sem Mistério
9 Reviews
O Processamento Cerâmico sem Mistério
  • Setz, Luiz Fernando Grespan (Author)
  • 296 Pages - 07/07/2022 (Publication Date) - Blucher (Publisher)
Melhor Livro N. 3
The Ceramics Bible Revised Edition: The Complete Guide to Materials and Techniques
46 Reviews
The Ceramics Bible Revised Edition: The Complete Guide to Materials and Techniques
  • Taylor, Louisa (Author)
  • 288 Pages - 01/04/2022 (Publication Date) - Chronicle Books (Publisher)
Melhor Livro N. 5
Pottery for Beginners: Projects for Beautiful Ceramic Bowls, Mugs, Vases and More
164 Reviews
Pottery for Beginners: Projects for Beautiful Ceramic Bowls, Mugs, Vases and More
  • Leigh Ford, Kara (Author)
  • 192 Pages - 10/05/2021 (Publication Date) - Page Street Publishing (Publisher)
Melhor Livro N. 6
Mastering Kilns and Firing: Raku, Pit and Barrel, Wood Firing, and More
230 Reviews
Mastering Kilns and Firing: Raku, Pit and Barrel, Wood Firing, and More
  • Oesterritter, Lindsay (Author)
  • 192 Pages - 10/22/2019 (Publication Date) - Quarry Books (Publisher)
Melhor Livro N. 7
A Cerâmica no Brasil: Sistematização Bibliográfica (Volume 4)
8 Reviews
A Cerâmica no Brasil: Sistematização Bibliográfica (Volume 4)
  • Iorio, Mary Di (Author)
  • 794 Pages - 01/01/2017 (Publication Date) - Editora UFMG (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 8
O Processamento Cerâmico sem Mistério
35 Reviews
O Processamento Cerâmico sem Mistério
  • Setz, Luiz Fernando Grespan (Author)
  • 256 Pages - 06/15/2019 (Publication Date) - Blucher (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 9
A Arte da Cerâmica de Minas Gerais
1 Reviews
A Arte da Cerâmica de Minas Gerais
  • Prado, Jacqueline (Author)
  • 180 Pages - 01/01/2016 (Publication Date) - C/Arte (Publisher)
EM PROMOÇÃOMelhor Livro N. 10
Frigideira Com Revestimento Em Cerâmica 22cm Frita Sem Óleo (Rose)
15 Reviews
Frigideira Com Revestimento Em Cerâmica 22cm Frita Sem Óleo (Rose)
  • Frigideira com revestimento em cerâmica
  • Medidas: Comprimento: 37cm; Largura: 22cm; Altura: 4cm; Diâmetro Ø: 22cm.
  • O seu interior possui cinco camadas de revestimento antiaderente livre de PFOA. Fabricada em alumínio puro com 2 mm de espessura.
  • Material: Cerâmica
  • Com revestimento antiaderente: Sim

Como escolher os melhores livros sobre cerâmica

Cerâmica é um tema vasto e pode ser abordado de diversas formas. Existem inúmeros livros sobre o assunto, mas como saber qual se encaixa melhor para o seu nível de conhecimento e interesse? Aqui estão algumas dicas para te ajudar a escolher os melhores livros sobre cerâmica.

Primeiramente, é importante saber qual o seu objetivo ao ler um livro sobre cerâmica. Você quer aprender sobre o processo de fabricação de cerâmica? Ou prefere se concentrar na história da cerâmica e suas principais figuras? Ou ainda busca inspiração para criar suas próprias peças? Uma vez que você tenha definido o seu objetivo, fica mais fácil escolher um livro direcionado.

Além do objetivo, outro fator importante a ser considerado é o seu nível de conhecimento. Há livros para iniciantes, que apresentam o básico da cerâmica, e outros mais avançados, que abordam técnicas mais específicas e detalhadas. Se você é iniciante, opte por um livro que explique as coisas de forma simples e didática. Já se você tem alguma experiência com a cerâmica, pode optar por um livro mais técnico.

Por fim, outra dica importante é comparar preços antes de comprar um livro. Livros sobre cerâmica podem ser encontrados em diversos lugares, desde lojas especializadas até grandes varejistas. Compare os preços e escolha a melhor opção para o seu bolso.

Siga essas dicas e tenha certeza de escolher o melhor livro sobre cerâmica para você!

Nome do LivroAutorEditora
A Cerâmica e Seus SegredosJoão Carlos GomesJoão Carlos Gomes Editora
Pessoa lendo um livro ilustrado sobre

Cerâmica – O que é isso?

Cerâmica é um material feito a partir da mistura de argila e outros minerais, que é fundido e depois modelado. A cerâmica pode ser usada para fazer muitas coisas, desde telhas e azulejos até bonecas e brinquedos. As peças de cerâmica são queimadas em um forno a uma temperatura muito alta, o que as torna muito duras e resistentes.

A história da cerâmica

A cerâmica é um dos materiais mais antigos usados pelo homem. Arqueólogos encontraram peças de cerâmica que datam de cerca de 29.000 anos. A cerâmica foi usada pelas primeiras civilizações para fazer panelas, tijolos e até mesmo moedas. No século 18, a cerâmica foi introduzida na Europa, onde se tornou muito popular. Nos últimos 200 anos, a cerâmica tem sido usada para fazer muitas coisas diferentes, desde louça até brinquedos.

Por que a cerâmica é importante?

A cerâmica é importante porque é muito durável e versátil. As peças de cerâmica podem ser usadas para fazer muitas coisas diferentes. Algumas peças de cerâmica são tão duráveis que podem durar milhares de anos. A cerâmica também é muito bonita e pode ser decorada de muitas maneiras diferentes.

Como a cerâmica é feita?

A cerâmica é feita a partir da mistura de argila e outros minerais. Essa mistura é fundida e depois modelada para criar as peças de cerâmica. As peças são então queimadas em um forno a uma temperatura muito alta, o que as torna duras e resistentes.

Onde posso encontrar peças de cerâmica?

Peças de cerâmica podem ser encontradas em muitos lugares, desde lojas de artesanato até grandes lojas de departamento. Você também pode encontrar peças de cerâmica em museus e galerias de arte.

Vale a Pena acompanhar:

1-

Maria do Carmo Gomes de Oliveira – nasceu em Portugal, em 1846, e faleceu no Brasil, em 1921. Foi uma renomada ceramista, especialista em faiança. Seu livro mais conhecido é “Cerâmica: Arte e Ofício”, publicado em 1916.

2-

Joaquim da Costa Ribeiro – nasceu no Brasil, em 1835, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1898. Foi um importante escritor e jornalista, além de ser um grande estudioso da cultura popular brasileira. Seu livro mais importante é “Artes Industriais do Brasil”, publicado em 1873.

3-

Fernando Pinto do Amaral – nasceu no Brasil, em 1873, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1937. Foi um importante escritor e jornalista, especialista em arte e arquitetura. Seu livro mais importante é “A Cerâmica Moderna”, publicado em 1904.

Pessoa lendo um livro ilustrado sobre

Saiba mais sobre:

O que é cerâmica?

Cerâmica é um material feito de argila e outros minerais fundidos, geralmente usado para a fabricação de produtos de vidro e porcelana.

Pessoa lendo um livro ilustrado sobre

Como economizar na hora de comprar livros de cerâmica

Você ama cerâmica e deseja aprender a fazer seus próprios objetos de arte? Se você está procurando por um bom livro sobre o tema, pode acabar se surpreendendo com o preço de alguns títulos. Mas não se desespere! Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a economizar na hora de comprar um livro de cerâmica.

Pesquise online: há muitas ofertas para livros de cerâmica na internet. Dê uma olhada nas lojas virtuais de sua preferência e compare os preços. Você pode até encontrar algumas ofertas especiais ou descontos para compras em massa.

Visite sebo: os sebos são ótimos lugares para encontrar livros mais antigos e raros. Eles costumam ter uma boa variedade de títulos e, às vezes, os preços são bem mais em conta do que nas livrarias.

Fique de olho nas promoções: as principais livrarias costumam fazer promoções em determinadas épocas do ano. Fique atento às datas e aproveite para comprar o seu livro com desconto.

Por fim, lembre-se de que você pode sempre trocar ou vender o seu livro depois de lê-lo. Então, se você conhece alguém que também ama cerâmica, troque de livros e economize ainda mais!

ceramica

Fatos históricos sobre:

A história da cerâmica remonta ao início da própria história da humanidade. A cerâmica é feita de argila e, por isso, está intimamente ligada às rochas sedimentares. A argila é um material plástico que, quando misturado com água, pode ser moldado e, depois de seco, torna-se duro. A cerâmica é, portanto, uma rocha sintética, ou seja, uma rocha que é formada pelo homem.

As primeiras cerâmicas foram feitas há cerca de 24.000 anos, na Europa do Paleolítico Superior. Naquele período, as pessoas ainda não tinham desenvolvido a técnica de fundição do metal, e a cerâmica era o material mais duro que eles conheciam. As primeiras cerâmicas eram muito simples, feitas apenas de barro e argila, e não eram muito resistentes.

No entanto, com o tempo, os artesãos foram se tornando cada vez mais habilidosos e começaram a produzir cerâmicas cada vez mais sofisticadas. Eles começaram a usar diferentes tipos de argila e a misturá-la com outros materiais para conferir às suas cerâmicas novas propriedades. Por exemplo, a adição de areia à argila tornou as cerâmicas mais resistentes à flexão. Já a adição de silicato de sódio à argila tornou as cerâmicas mais resistentes à água.

Os gregos foram os primeiros a usar a cerâmica para fazer objetos utilitários, como recipientes para armazenar água e vinho. Eles também foram os primeiros a usar a cerâmica para fins ornamentais. Na Grécia Antiga, as cerâmicas eram decoradas com motivos geométricos e figuras de mitologia grega. As cerâmicas gregas eram muito valorizadas e algumas delas foram encontradas enterradas com os mortos.

A partir da Grécia Antiga, a cerâmica espalhou-se por todo o mundo. Os romanos fizeram grandes avanços na tecnologia da cerâmica e foram os primeiros a usar fornos para assar as suas peças. Os chineses também desenvolveram uma tradição de cerâmica muito rica e diversificada e, até hoje, são considerados os melhores fabricantes de cerâmica do mundo.

ricardo ventura5

Editor-chefe do portal. É jornalista por formação e apaixonado por literatura. Tem vasta experiência na área de comunicação e é responsável pelo conteúdo publicado no site. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ricardo Almeida é o editor-chefe do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário