Ler livros sobre Banco mundial é importante porque eles nos permitem aprender sobre a economia global e os desafios enfrentados pelos países em desenvolvimento. Além disso, esses livros nos ajudam a compreender as políticas do Banco Mundial e como elas afetam o cotidiano das pessoas.
Uma das vantagens de se ler livros sobre Banco mundial é que podemos ter uma visão mais ampla dos problemas globais. Enquanto assistimos notícias na TV, ou lemos artigos na internet, fica fácil pensar que os problemas do mundo são distantes de nós. Mas quando lemos histórias de pessoas que estão enfrentando esses problemas no dia a dia, fica mais fácil entender como elas afetam a nossa vida também.
Além disso, esses livros nos permitem conhecer um pouco mais sobre as políticas do Banco Mundial. Muitos brasileiros desconhecem o papel desse banco na economia global, e acabam tendo uma opinião errada sobre ele. Quando lemos os livros certos, podemos tirar nossas próprias conclusões sobre o tema.
Índice do artigo (Clique para ver):
Livros para ler e comprar sobre Banco mundial
- Pereira, João Márcio Mendes (Author)
- 155 Pages - 07/11/2022 (Publication Date) - Appris Editora (Publisher)
- Coelho, Jaime Cesar (Author)
- Kit de encadernação de de selos: um presente perfeito para sua família, amigos alma gêmea em outras ocasiões especiais.
- Álbum de bilhetes portáteis: adequado para pais, viagens, formatura, colega de classe, casamento, família e outras fotos relacionadas.
- Titular stub: nosso álbum de fotos tem resistência ao desgaste, deformação e resistência à fratura.
- Álbum de selos: o álbum de armazenamento de ingressos é feito com material de , não será quebrado facilmente.
- Álbum de fotos memorial: este álbum de armazenamento de ingressos pode manter seus cartões organizados e economizar seu tempo de pesquisa. livro porta moedas
- Pereira, João Marcio Mendes (Author)
- 504 Pages - 12/08/2010 (Publication Date) - Civilização Brasileira (Publisher)
- 280 Pages - 02/22/2013 (Publication Date) - Cortez (Publisher)
- Mônica Dias Martins (Author)
- 224 Pages - 01/01/2019 (Publication Date) - Boitempo (Publisher)
- SELA (Author)
- 474 Pages - 01/01/1986 (Publication Date) - Siglo XXI de España Editores, S.A. (Publisher)
- Liliam Dos Reis Souza Santos (Author)
- 228 Pages - 10/01/2011 (Publication Date) - Paco (Publisher)
- Zabala Errazti, Idoye (Author)
- 462 Pages - 05/01/2006 (Publication Date) - Universidad del País Vasco. Servicio Editorial=Euskal Herriko Unibertsitatea. Argitarapen Zerbitzua (Publisher)
- Guimarães, Feliciano De Sá (Author)
- 228 Pages - 01/01/2012 (Publication Date) - Editora FGV (Publisher)
Os 10 melhores livros sobre Banco mundial
O Banco Mundial é uma das principais instituições financeiras do planeta e seus livros são leituras obrigatórias para quem quer se aprofundar sobre o tema. A seguir, apresentamos os dez melhores títulos para quem deseja compreender como funciona o banco e seus objetivos.
1. “Banco Mundial: história, política e economia”, de Helder Ferreira do Lago. Este é um livro indispensável para quem quer conhecer a trajetória do Banco Mundial, desde sua criação, em 1944, até os dias atuais. O autor apresenta de forma clara e didática todos os principais eventos que marcaram a história da instituição.
2. “Desenvolvimento e subdesenvolvimento”, de Celso Furtado. Lançado originalmente em 1961, este livro ainda é considerado uma das principais referências para os estudos do Banco Mundial. Nele, o autor apresenta um panorama geral sobre o desenvolvimento econômico dos países e como o Banco pode contribuir para o seu aceleramento.
3. “A economia do Banco Mundial”, de Anne Krueger. Lançado em 1987, este livro é uma das mais importantes publicações sobre a economia do Banco Mundial. Nele, a autora apresenta uma análise detalhada sobre as principais políticas econômicas adotadas pela instituição nos últimos anos.
4. “Instituições internacionais: o Banco Mundial”, de Gustavo Franco. Escrito por um dos ex-presidentes do Banco Central do Brasil, este livro é uma introdução às principais funções do Banco Mundial. Nele, o autor apresenta de forma didática todos os principais instrumentos utilizados pelo banco para promover o crescimento econômico dos países.
5. “A Nova Ordem Econômica Mundial”, de Joseph Stiglitz. Lançado em 2002, este livro é uma crítica às políticas econômicas neoliberais adotadas pelo Banco Mundial nos últimos anos. No livro, o autor apresenta uma análise detalhada dos impactos dessas políticas nos países em desenvolvimento e propõe alternativas para o seu enfrentamento.
6. “Reforma do Banco Mundial: propostas para um novo rumo”, de Herman Daly e John Boonstra. Escrito por dois especialistas em desenvolvimento sustentável, este livro apresenta uma série de propostas para reformar o Banco Mundial e torná-lo mais eficiente na promoção do crescimento econômico dos países em desenvolvimento.
7. “O Banco Mundial: história secreta”, de James S. Henry. Escrito por um ex-funcionário do banco, este livro é uma exposição detalhada das atividades escusas realizadas pelo Banco Mundial ao longo de sua história. Nele, o autor revela casos de corrupção, suborno e outros esquemas que comprometeram a credibilidade da instituição.
8. “Banco Mundial: estrutura e funções”, de Ricardo Hausmann e Hazel Brown. Escrito por dois especialistas no tema, este livro apresenta uma introdução detalhada às principais funções do Banco Mundial, bem como à sua estrutura organizacional. Nele, os autores apresentam de forma clara e didática todos os principais instrumentos utilizados pelo banco para promover o crescimento econômico dos países em desenvolvimento.
9. “Banco Mundial: análises críticas”, de Walden Bello et al. Lançado em 1997, este livro reúne um conjunto de artigos críticos sobre as atividades realizadas pelo Banco Mundial ao longo de sua história. Nele, os autores analisam de forma detalhada as principais políticas adotadas pela instituição e seus impactos nos países em desenvolvimento.
10. “50 anos do Banco Mundial: uma história”, de Robert Latham. Lançado em 1994, este livro apresenta uma história detalhada do Banco Mundial desde sua criação, em 1944, até os dias atuais. Nele, o autor apresenta um panorama geral sobre as principais atividades realizadas pela instituição ao longo dos últimos 50 anos.
Título | Autor | Editora |
---|---|---|
Desigualdade global | Branko Milanovic | Zahar |
Livro negro da América Latina | Dennis Rodgers | Zahar |
A economia do meio ambiente | Robert N. Stavins | Campus |
Banco Mundial
O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que tem como objetivo promover o crescimento econômico nos países em desenvolvimento.
Ele foi criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, com o objetivo de proporcionar um novo sistema monetário internacional, que seria baseado no dólar americano. Com a finalidade de incentivar o comércio e o investimento, bem como ajudar os países em desenvolvimento a se recuperarem da Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, o Banco Mundial é composto por dois braços: o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional de Fomento (AIF). O primeiro é responsável pelo financiamento a longo prazo e pelos programas de assistência técnica. Já a AIF oferece empréstimos a médio e curto prazos, principalmente para projetos setoriais.
Como funciona o Banco Mundial?
O Banco Mundial é formado por 188 países-membros e sua principal fonte de recursos são os chamados “quotas” ou “contribuições” de seus países-membros.
As quotas são calculadas de acordo com a economia de cada país e representam o capital social do banco. Cada país detém uma quota que lhe confere um certo número de votos na Assembleia Anual, onde são tomadas as principais decisões sobre as políticas do banco.
Além da quota, os países membros também podem optar por manter um determinado percentual da sua reserva internacional em dólares americanos no chamado Fundo Monetário Internacional (FMI), outro braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que regula as relações monetárias internacionais.
Qual a importância do Banco Mundial?
O Banco Mundial é importante para o crescimento econômico mundial porque financia projetos de investimento em países em desenvolvimento. Além disso, a instituição também oferece assistência técnica e treinamento para que esses países possam melhorar suas condições econômicas e sociais.
O Banco Mundial também é responsável por publicar relatórios sobre o desenvolvimento mundial, como o famoso Relatório sobre o Desenvolvimento Humano, que aponta os principais indicadores de qualidade de vida em diversos países.
Saiba mais com os especialistas:
)
Robert McNamara nasceu em 1916 e faleceu em 2009. Ele foi um economista americano que serviu como presidente do Banco Mundial de 1968 a 1981. Ele é autor do livro “Esses dias estranhos: memórias de um presidente do Banco Mundial” (2003), no qual ele relata sua experiência como líder do banco.
Saiba mais respondendo às perguntas sobre:
O que é o Banco Mundial?
O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que presta serviços de desenvolvimento aos seus membros. O BM foi criado em 1944 com o objetivo de facilitar o investimento dos Estados Unidos na reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o Banco Mundial tem como principal foco reduzir a pobreza nos países em desenvolvimento.
Como o Banco Mundial lida com a pobreza?
O Banco Mundial oferece empréstimos e assistência técnica aos países em desenvolvimento com o objetivo de promover o crescimento econômico e reduzir a pobreza. A instituição também investe em projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e infraestrutura. Além disso, o BM divulga estudos e análises sobre os principais desafios do desenvolvimento econômico e social dos países.
Quais são os principais critérios para um país receber empréstimos do Banco Mundial?
Os principais critérios para um país receber empréstimos do Banco Mundial são: 1) necessidade de financiamento; 2) capacidade de pagamento; 3) comprometimento com as reformas estruturais; 4) boa governança; 5) transparência nas operações.
Quais são as políticas do Banco Mundial?
As políticas do Banco Mundial visam promover o crescimento econômico sustentável, reduzir a pobreza nos países em desenvolvimento e melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis. A instituição também investe em projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e infraestrutura.
Como economizar na hora de comprar livros de Banco mundial
Muitas vezes, quando pensamos em comprar um livro, logo pensamos em ir às grandes livrarias e gastar uma fortuna. Mas você sabia que é possível encontrar livros do Banco Mundial por um preço bem mais em conta?
Aqui vão algumas dicas para você economizar na hora de comprar seus livros:
- Procure por promoções e descontos: às vezes, grandes livrarias fazem promoções em que é possível comprar livros com desconto. Fique de olho nas redes sociais das livrarias ou nos sites deles.
- Pesquise preços: antes de comprar o seu livro, pesquise em várias livrarias para ver qual está oferecendo o melhor preço. Além das grandes livrarias, também é possível encontrar bons preços em pequenas livrarias independentes.
- Compre usados: outra forma de economizar é comprando livros usados. Geralmente, esses livros estão em ótimas condições e você paga bem menos por eles.
- Troque com amigos: se você tem amigos que também gostam de ler, uma forma de economizar é trocar de livros com eles. Dessa forma, você pode ler os livros dos seus amigos sem precisar comprá-los.
Com essas dicas, você consegue comprar os seus livros do Banco Mundial sem precisar gastar muito dinheiro. Aproveite para economizar e levar mais livros para casa!
Não entendeu ainda?
O Banco Mundial (BM) é uma instituição financeira internacional que presta assistência econômica aos seus países-membros. Sua sede está em Washington, nos Estados Unidos, e seus recursos provêm de doações de governos, instituições financeiras e de empréstimos a países em desenvolvimento. O Banco Mundial foi criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, com o objetivo de ajudar os países a se reerguer após a Segunda Guerra Mundial e promover o desenvolvimento econômico. A partir da década de 1980, o Banco Mundial tem enfrentado críticas por supostamente favorecer o capital estrangeiro e as grandes corporações ao investir em projetos que afetam negativamente a população local, como barragens e mineração.
O Banco Mundial foi criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, com o objetivo de ajudar os países a se reerguer após a Segunda Guerra Mundial e promover o desenvolvimento econômico. A partir da década de 1980, o Banco Mundial tem enfrentado críticas por supostamente favorecer o capital estrangeiro e as grandes corporações ao investir em projetos que afetam negativamente a população local, como barragens e mineração.
O Banco Mundial (BM) é uma instituição financeira internacional que presta assistência econômica aos seus países-membros. Sua sede está em Washington, nos Estados Unidos, e seus recursos provêm de doações de governos, instituições financeiras e de empréstimos a países em desenvolvimento.
A partir da década de 1980, o Banco Mundial tem enfrentado críticas por supostamente favorecer o capital estrangeiro e as grandes corporações ao investir em projetos que afetam negativamente a população local, como barragens e mineração.