Calvin e Haroldo não terão uma animação
As tirinhas de Calvin e Haroldo nunca terão uma animação. Embora sejam mundialmente famosas e tenham cativado gerações de leitores com as questões filosóficas escondidas no comportamento divertido do garotinho Calvin e seu amigo imaginário, Haroldo, que ele vê como um tigre vivo falante, o criador, Bill Waterson, sempre foi inflexível em relação à liberação dos direitos de sua criação para produtos merchandising ou adaptações para desenhos animados ou filmes.
As tirinhas foram publicadas em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre novembro de 1985 e dezembro de 1995, com vários livros impressos no mundo todo. Waterson é um artista introvertido e modesto com a popularidade de Calvin e Haroldo.
Em entrevista ao The Comics Journal em 2013, ele explicou que nunca licenciou seus personagens por não considerá-los como consistentes com o que está tentando fazer com suas histórias. Para ele, seus desenhos animados são uma forma de arte à qual ele leva muito a sério.
Embora seja fã de animação, ele tem reservas pessoais sobre a adaptação das tirinhas para este formato, afirmando que isso mudaria o mundo que criou quando muda o meio em que é apresentado. Ele gosta da ideia de trabalhar com as oportunidades visuais oferecidas pela animação, mas teme perder o controle sobre a essência original da obra.
Waterson também explica que seu trabalho não se encaixa no merchandising porque suas tirinhas são mais do que apenas uma piada: o humor é situacional e muitas vezes episódico, baseando-se na conversa e no desenvolvimento de personalidades e relacionamentos dos personagens.
Essas não são preocupações que possam ser resumidas em pequenos ditados inteligentes para pendurar nas paredes ou enviar como cartões de felicitações. Embora os fãs sintam falta das criações de Bill Waterson, por enquanto, ele não tem planos de mudar sua postura ou criar novas publicações para Calvin e Haroldo.
O que é: | As tirinhas de Calvin e Haroldo, criação do artista Bill Waterson. |
Popularidade: | Publicadas em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre novembro de 1985 e dezembro de 1995, com vários livros impressos no mundo todo. |
Merchandising: | Bill Waterson sempre foi inflexível em não liberar os direitos de sua criação para produtos merchandising ou adaptações para desenhos animados ou filmes, por considerar seus personagens como uma forma de arte à qual ele leva muito a sério. |
Por quê: | Waterson explica que suas tirinhas são mais do que apenas uma piada, baseando-se na conversa e no desenvolvimento de personalidades e relacionamentos dos personagens, o que não pode ser resumido em pequenos ditados inteligentes para pendurar nas paredes ou enviar como cartões de felicitações. |
Futuro: | Por enquanto, Bill Waterson não tem planos de mudar sua postura ou criar novas publicações para Calvin e Haroldo. |
Com informações do site Terra.