Bilbo, tio de Frodo, é um personagem fundamental em “O Senhor dos Anéis”, já que deixa sua herança contendo o anel poderoso para o sobrinho. É curioso notar que, apesar de ter carregado o anel por muitos anos, Bilbo não foi afetado pela maldição do objeto de forma tão grave quanto Frodo. Tolkien ainda não havia completamente concebido o poder do anel ao escrever “O Hobbit”, mas no universo criado pelo autor há uma explicação para tal diferença.
A compaixão de Bilbo é um fator crucial para protegê-lo da corrupção do Anel. Quando encontrou Gollum nas montanhas nebulosas das Minas, Bilbo poderia tê-lo matado para escapar, mas mostrou misericórdia e deixou-o vivo. Esse momento importante revela como a compaixão protegeu Bilbo do poder corruptor do Anel.
No entanto, quando Frodo assume a posse do Anel, seus benefícios da compaixão não foram suficientes para protegê-lo do poder maior de Sauron. Com a proximidade do vilão ao Anel, que desesperadamente busca ser reunido aos seus mestres, cresce a influência dele sobre Frodo até tornar-se demasiado forte para que ele resistisse sozinho.
Embora os efeitos do Anel em Bilbo sejam menos graves do que em Frodo, eles ainda existem e influenciam suas ações sem que ele perceba. No entanto, Bilbo consegue superar essa influência e se separa do Anel, mesmo sendo difícil. A compaixão de Bilbo o protegeu por um tempo, mas o poder absoluto de Sauron era forte demais para ser combatido apenas com a compaixão.
Notícia: | O livro “O Senhor dos Anéis” tem um ponto curioso: o anel único não afeta de forma tão grave Bilbo como afeta Frodo, mesmo eles fazendo parte da mesma família hobbit. |
---|---|
Explicação: | A compaixão de Bilbo é o que mais ajuda a protegê-lo da corrupção do Anel. Quando Frodo assume a posse do Anel, seus benefícios da compaixão não são suficientes para protegê-lo do poder maior de Sauron quando este retorna à força total. |
Conclusão: | Embora os efeitos do Anel em Bilbo sejam menos graves quando comparados aos de Frodo, eles ainda existem e têm momentos em que influenciam suas ações sem que ele perceba. |
Com informações do site Screen Rant.
8 Comentários
Sempre pensei que o anel foi ganhando força a medida que Sauron também se fortalecia com o passar dos anos. Além disso Bilbo ficou sentado tranquilão comendo e fumando seu cachimbo no condado, bem longe da fonte do poder do anel. Enquanto Frodo cada dia estava mais próximo do seu criador.
Você está correto… Frodo sofreu mais as influências negativas pois teve de viajar até a montanha para destruir o um anel, e com o crescimento do poder de Sauron e estando em Mordor e o desespero do um anel em não ser destruído foram demais para o pequeno Bolseiro…
Na verdade até hoje não entendo por que esse anel leva esse nome , anel do poder , por que na trilogia senhor dos aneis não vi nada fabuloso nesse anel , embora eu não ter lido o livro . Poderia fazer um filme mostrando esse poder todo de Sauron usando o anel do poder e como ele foi feito , por que a final Sauron também nunca aparece .
O livro responde seus questionamentos.
A série da Amazon vai tratar dessa criação dos anéis e do porquê de Sauron aparecer pouco fisicamente.
Acho os tais anéis de poder uma certa incongruência. Fazer anéis para corromper alguns povos (humanos, anões e elfos por ex) faz sentido. Seriam como agentes infiltrados. Ja o fato de Sauron pessoalmente precisar de um anel me parece estranho, visto que ele é um ser ancestral
Na real, Bilbo antes de partir com gandalf e os anões, ele já era meio reservado e anti social, depois que regressou pro condado ele se tornou ainda mais reservado e distanciando-se dos demais hobbits a não ser os Bolseiros, e mesmo que ele ficasse com o Um Anel ao invés de dá-lo a frodo o Gollum iria ainda assim delatar o mesmo, foi melhor tirá-lo do condado mesmo senão os Nasğul iam fazer uma baguncinha kkkkk
Mas o detalhe q poucos se atentam é q qm destruiu o anel não foi Frodo ele apenas o carregou. Por fim ele desistiu de destruir e quando Golum pula pra roubar o anel cai junto com ele na lava. Frodo se corrompeu totalmente, seu ato heroico foi levar o anel, apenas!
Tenho pra mim que Bilbo consegue desfazer facilmente do anel por causa da influência do anel que tinha vontade própria e viu ali uma oportunidade de sair do condado e ser levado com segurança para o seu verdadeiro mestre Sauron.