Premiação Açorianos de Literatura 2022 coroa os melhores.

Na noite de terça-feira, 28 de março de 2023, o Teatro Renascença foi palco da cerimônia do Troféu Açorianos de Literatura, que premiou os destaques literários do ano anterior. A apresentação ficou a cargo de Sérgius Gonzaga, responsável pelo Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), e do escritor Altair Martins. Além da entrega dos prêmios, houve um espetáculo musical com Matheus Alves e Guilherme Goulart.

Fabiana Sasi conquistou o prêmio na categoria Infantil por “O Fio da Memória”. Já Philippe Alencar foi coroado vencedor Infantojuvenil com “Lua Rubra”. Julio Zanotta foi premiado na categoria Dramaturgia com “Milkshakespeare”; Sergio Faraco venceu na categoria Crônica com “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”, enquanto Tobias Carvalho ganhou na categoria Conto com “Visão Noturna”. O autor Carlos Nejar conquistou a categoria Poesia com a obra “Inventação da Infância”, enquanto Ricardo Timm de Souza levou o prêmio para casa na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades com “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”. Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym foram homenageados como Vencedores Especiais por seu livro “Shiki, Inventor do Haicai Moderno”.

Na categoria Narrativa Longa, Taiasmin Ohnmacht foi a vencedora com “Vozes de Retratos Íntimos”, enquanto Tobias Carvalho foi agraciado com o prêmio Livro do Ano por “Visão Noturna”. O evento também prestou homenagem a Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, Professora Lea Masina e Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana, juntamente com Ronald Augusto.

O Troféu Açorianos de Literatura é uma premiação anual que incentiva e estimula a produção literária na cidade. Por meio deste prêmio, a SMCEC busca reconhecer o trabalho dos autores e permitir que suas obras ganhem maior visibilidade. A cerimônia reuniu escritores, editores e entusiastas da literatura para celebrar as conquistas literárias do ano anterior.

Para os amantes da literatura em Porto Alegre, a premiação é uma referência para conhecer novos talentos locais e descobrir novidades literárias. Comemorar os destaques literários do ano anterior é uma forma importante de valorizar os profissionais que se dedicam à arte da escrita e contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade.

Categoria Vencedor Obra
Infantil Fabiana Sasi O Fio da Memória
Infantojuvenil Philippe Alencar Lua Rubra
Dramaturgia Julio Zanotta Milkshakespeare
Crônica Sergio Faraco As Noivas Fantasmas e Outros Casos
Conto Tobias Carvalho Visão Noturna
Poesia Carlos Nejar Inventação da Infância
Ensaio de Literatura e Humanidades Ricardo Timm de Souza Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência
Narrativa Longa Taiasmin Ohnmacht Vozes de Retratos Íntimos
Livro do Ano Tobias Carvalho Visão Noturna
Vencedores Especiais Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym Shiki, Inventor do Haicai Moderno

Descoberta a cura para o câncer de pele no site G1. Com informações do site G1.

Katia Rangel Katia Rangel

erente de projetos do portal. Graduada em Letras, tem como missão cuidar da parte técnica do site e garantir que tudo esteja sempre funcionando perfeitamente. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katia Rangel é a gerente de projetos do portal Bienaldolivrojf.com.br.

Deixe um comentário