Professora da UFJF, Prisca Agustoni ganha o Prêmio Suíço de Literatura com livro inspirado em rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho
“Verso la ruggine”, livro escrito pela professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Prisca Agustoni, acaba de receber o Prêmio Suíço de Literatura. A obra foi inspirada pelos rompimentos das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) e foi escrita originalmente em italiano pela autora.
A cerimônia oficial de entrega do prêmio acontecerá na cidade de Solothurn, na Suíça alemã, em 19 de maio, durante as Jornadas Literárias de Solothurn. Prisca fará uma leitura da obra e conversará com o público presente.
Versão em português
O livro “Verso la ruggine” também tem uma versão em português, traduzido e recriado pela própria autora, com o título “O gosto amargo dos metais” (7Letras, 2022), ganhador do Prêmio de Poesia da Cidade de Belo Horizonte em 2021. O lançamento no Brasil será no próximo mês.
Importância da obra
Prisca Agustoni foi impactada pelos crimes ambientais das barragens e isso a levou a buscar outra linguagem para refletir sobre as tragédias. Optou pelo italiano como uma forma anônima de escrever em outra língua que lhe permitiria criar sua própria linguagem essencial sobre os fatos sem documentar sua visão subjetiva. Esse repertório serviu como filtro emocional para ajudá-la a reconstruir a “barragem emocional” que havia se rompido diante da magnitude do desastre.
O que motivou o interesse pela obra e o recebimento do prêmio é o diálogo do texto com a “emergência ambiental e ecológica”. A autora enfatiza que a literatura pode sensibilizar e até antecipar certos acontecimentos que nos são importantes.
“Verso la ruggine” ficou pronto no fim de 2019, mas a pandemia interrompeu o processo de publicação. O livro foi finalmente publicado em maio de 2022 e recebeu resenhas publicadas em veículos dos jornais da Itália e Suíça italiana.
Ao lembrar o processo de tradução dos poemas para o português, Prisca aponta que a empreitada foi trabalhosa e difícil, porém necessária – uma das que mais a alegrou até então.
Notícia |
---|
Livro “Verso la ruggine” recebe Prêmio Suíço de Literatura |
Autora: Prisca Agustoni |
Inspirado pelos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho |
Cerimônia de entrega do prêmio em 19 de maio na Suíça alemã |
Livro tem versão em português com título “O gosto amargo dos metais” |
Diálogo do texto com a emergência ambiental e ecológica |
Com informações do site UFJF.