Um relatório recente revelou os resultados de uma pesquisa realizada com educadores, professores e estudantes do ensino médio e universitário sobre o uso de chatbots com inteligência artificial no ensino e aprendizagem. Com mais de 350 contribuições, o estudo apresentou algumas descobertas interessantes.
Ensino com Inteligência Artificial
Professores compartilharam suas experiências positivas com o uso de chatbots com IA. Katy Pearce, professora associada da Universidade de Washington, mencionou que utiliza os chatbots para criar variações em questões de quiz, verificar a clareza das instruções e gerar ideias para atividades e trabalhos. No entanto, ela observou que a avaliação de redações dos alunos não é tão eficiente nessa funcionalidade.
Nicole Haddad, da Universidade Metodista do Sul, destacou a importância de ensinar aos estudantes como utilizar a IA de forma crítica, discernindo quais informações podem ser “terceirizadas” para o chatbot e como expandir a “conversa” para obter um feedback mais rico.
Estudo com ferramentas de IA
Alunos também compartilharam suas experiências positivas com os chatbots com IA. Amedeo Bettauer, aluno do nono ano da Brookline High School, utilizou um chatbot para se preparar em geometria e elogiou a possibilidade de fazer várias perguntas sem que o chatbot se cansasse, tornando-se um tutor personalizado em matemática.
Sam Avery, estudante universitário do último ano na University of Iowa, destacou a facilidade de compreender conceitos difíceis de forma simplificada com a ajuda dos chatbots com IA. Ele ressaltou a economia de tempo e a quantidade de exemplos personalizados que podem ser obtidos para estruturar redações, planos de negócios e e-mails.
Emma Nazario, caloura na Wheaton College, mencionou que os chatbots com IA podem ser uma saída para os estudantes, permitindo que obtenham análises rápidas de citações e conexões. No entanto, ela expressou preocupação em relação aos efeitos a longo prazo da dependência da IA e enfatizou a importância da satisfação de aprender através da descoberta própria.
O relatório concluiu que o uso de chatbots com inteligência artificial no ensino e aprendizagem traz benefícios como a criação de variações em questões de quiz, verificação da clareza das instruções, geração de ideias para atividades e trabalhos, preparação personalizada em matemática e compreensão simplificada de conceitos complexos. No entanto, ressaltou-se a importância de desenvolver habilidades críticas, não se tornar dependente da análise robótica e manter a satisfação de aprender através da descoberta própria.
Relatório sobre o uso de chatbots com inteligência artificial na área educacional |
---|
Ensino com Inteligência Artificial |
– Chatbots com IA são utilizados para criar variações em questões de quiz, verificar clareza das instruções e gerar ideias para atividades e trabalhos. |
– Chatbots com IA podem ser utilizados para avaliar redações dos alunos, mas não é tão eficiente nessa funcionalidade. |
Estudo com ferramentas de IA |
– Alunos utilizaram chatbots com IA para se preparar em geometria, obtendo um tutor personalizado em matemática. |
– Chatbots com IA facilitam a compreensão de conceitos difíceis, fornecendo respostas personalizadas e economizando tempo. |
– Alguns alunos expressaram preocupação sobre a dependência da IA e a importância da descoberta própria na aprendizagem. |