Quem aqui nunca ficou intrigado com as questões relacionadas à psicologia escolar? Se por um lado é uma área complexa e repleta de desafios, por outro é também cheia de possibilidades para melhorar a vida das crianças e jovens em idade escolar.
É claro que estudar tem suas próprias recompensas, mas algumas vezes precisamos da ajuda de fontes externas para nos guiar na direção certa. E foi pensando nisso que hoje vamos falar sobre os livros sobre psicologia escolar.
Ler é sempre interessante e divertido, especialmente quando o assunto são as pessoas! Nada melhor do que mergulhar em histórias que nos permitem conhecer mais profundamente os conflitos internos dos seres humanos, incluindo os adolescentes. Estudar com livros traz diversos benefícios: além disso, podemos encontrar informações mais detalhadas sobre tudo o que envolve a psicologia escolar – desde fatores sociais até aspectos mais teóricos.
Índice do artigo (Clique para ver):
Descubra: Os 10 Melhores Livros Sobre Psicologia Escolar para Ler e Comprar
- Marinho-Araujo, Claisy M. (Author)
- Claisy M. Marinho-Araujo, Adrielle de Matos Borges Teixeira e Lorena Cavalcante (orgs.) (Author)
- 192 Pages - 01/01/2023 (Publication Date) - EDITORA ALÍNEA (Publisher)
- Miranda Sá, Kédina (Author)
- Zilda A. Pereira del Prette (Author)
- 222 Pages - 01/01/2012 (Publication Date) - Alínea (Publisher)
- Souza, Vera Lucia Trevisan (Author)
- Livro
- Hutz, Claudio Simon (Author)
- 284 Pages - 01/22/2022 (Publication Date) - Artmed Editora (Publisher)
- Livro
- Ariely, Dan (Author)
- 272 Pages - 05/20/2019 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Teixeira, Gustavo (Author)
- 240 Pages - 03/05/2013 (Publication Date) - Best Seller (Publisher)
- Dalgalarrondo, Paulo (Author)
- 520 Pages - 08/29/2018 (Publication Date) - Artmed (Publisher)
Escolhendo os melhores livros sobre psicologia escolar
Você quer aprender mais sobre psicologia escolar? Então, você precisa de um ótimo livro para te ajudar. Mas como escolher? Há milhares de opções lá fora, e pode ser difícil saber qual é o melhor.
Bem, aqui estão alguns truques e dicas para tornar o processo mais fácil para você:
- Pesquise por recomendações. Com tantas opções, pode ser difícil decidir qual livro é o certo para você. Mas, felizmente, os sites de compra de livros e as avaliações online podem ajudar. Leia comentários e descrições detalhadas dos livros e veja o que outras pessoas têm a dizer sobre eles. Isso lhe ajudará a encontrar um livro que se encaixe no que você precisa.
- Leia resumos e introduções. Os livros costumam ter uma pequena sinopse na parte de trás da capa. Esta seção geralmente contém informações importantes sobre o conteúdo do livro e ajuda você a entender se é ou não adequado para você. Além disso, muitos livros também contêm uma introdução ou primeiro capítulo gratuito online que você pode ler antes de decidir comprar ou não.
- Procure por ofertas. Se você quer economizar dinheiro, procure por sites de venda de livros usados ou ofertas especiais. Muitas vezes, você consegue obter bons descontos em ótimos livros sobre os quais já leu boas recomendações. Por exemplo, alguns lojistas oferecem descontos especiais para assinantes de seus boletins informativos. Fique atento para essas promoções!
Com essas dicas, ter uma boa base de conhecimento sobre psicologia escolar não precisa ser difícil. Com um pouco de pesquisa e planejamento, você estará pronto para buscar o melhor livro presente em sua jornada de aprendizado!
Título | Autor | Editora | Ano |
---|---|---|---|
Psicologia Escolar: Uma Abordagem Sistêmica | Lurdes Maria Almeida | Editora Vozes | 2009 |
Psicologia Escolar e Educacional: Teorias e Práticas | Fernando Almeida | Editora Artmed | 2012 |
Psicologia Escolar e Educacional: Fundamentos e Aplicações | Rafaela Fonseca | Editora Guanabara Koogan | 2016 |
Psicologia Escolar: o olhar científico sobre as relações interpessoais
A Psicologia Escolar é uma área de estudo que se dedica ao estudo das relações interpessoais e das características psicológicas que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Ela procura compreender como as relações entre professores, alunos e outros membros da comunidade escolar afetam o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos.
O que é Psicologia Escolar?
A Psicologia Escolar é uma área de estudo ampla, que aborda questões como o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, motivação e aprendizagem, socialização e interação, além de trabalhar com a prevenção e intervenção em problemas comportamentais. Esta área busca compreender como os diferentes componentes do ambiente escolar podem influenciar o desenvolvimento dos alunos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de ambientes escolares saudáveis e seguros, onde os alunos possam aprender e se desenvolver de forma saudável.
Qual a importância da Psicologia Escolar?
A Psicologia Escolar tem um papel fundamental na promoção do bem-estar e do sucesso dos alunos. Ela oferece informações importantes sobre o comportamento dos alunos, o que permite aos educadores tomar decisões mais informadas. Também pode ajudar a identificar problemas cedo e fornecer recursos para lidar com essas questões de forma eficaz. Além disso, a Psicologia Escolar também pode fornecer informações sobre as melhores práticas educacionais para promover o sucesso acadêmico.
Como a Psicologia Escolar pode ajudar os professores?
A Psicologia Escolar pode ser extremamente útil para os professores. Por exemplo, ela pode fornecer informações valiosas sobre as melhores práticas educacionais para promover a aprendizagem dos alunos. Além disso, ela também pode ajudar os professores a entender melhor as necessidades específicas dos alunos, bem como o melhor modo de lidar com problemas comportamentais.
A Psicologia Escolar também pode oferecer ferramentas para ajudar os professores a criar um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos.
Vale a pena ler:
Paulo Freire: Nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921 e falecido no dia 2 de maio de 1997, Paulo Freire foi um dos principais pensadores brasileiros da educação moderna. Seu melhor trabalho foi o livro “Pedagogia do Oprimido”, publicado em 1968.
Esse livro é considerado um clássico da pedagogia moderna e discute muitas questões relevantes sobre educação crítica e libertadora. Ele também abordou temas como conscientização política dos alunos, igualdade social nas salas de aula e luta contra as estruturas opressoras existentes na sociedade brasileira. Por meio deste trabalho, Paulo Freire influenciou gerações inteiras de educadores brasileiros a repensarem suas práticas pedagógicas e buscarem formas mais inclusivas e democráticas para ensinar seus alunos. Seu legado continua vivo até hoje nos corredores das escolas brasileiras.
Saiba mais respondendo às perguntas sobre:
1- O que é Psicologia Escolar?
Resposta: Psicologia Escolar é uma área da psicologia que se concentra na compreensão e no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em ambientes educacionais. Estudos nesta área podem incluir avaliações, diagnósticos e tratamentos para problemas de comportamento, bem como pesquisas sobre melhorias no ensino e aprendizagem.
2- Por que a Psicologia Escolar é importante?
Resposta: A Psicologia Escolar é muito importante porque ela nos permite entender como o processo educacional afeta o desenvolvimento de uma criança ou jovem. Ela também está diretamente ligada à saúde mental desses alunos, pois oferece ferramentas para lidar com situações traumáticas ou problemas de comportamento. Assim, os profissionais da área podem auxiliar a melhorar as habilidades sociais dos alunos, suportando-os durante todo o processo de aprendizagem.
3- Quais são as principais abordagens da Psicologia Escolar?
Resposta: Existem várias abordagens dentro da Psicologia Escolar, mas as principais são a abordagem cognitivo-comportamental (ABC), a orientação familiar e a terapia comportamental dialética (TCT). A ABC visa alterar padrões mentais negativos para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem; enquanto a orientação familiar busca estabelecer um diálogo saudável entre pais e filhos por meio do reforço positivo; finalmente, a TCT tem como objetivo auxiliar os alunos na superação de conflitos internos.
4- Qual é a importância dos livros sobre Psicologia Escolar?
Resposta: Os livros sobre Psicologia Escolar fornecem conhecimentos fundamentais para quem trabalha na área, pois promovem um maior entendimento sobre os aspectos psicológicos envolvidos na prática escolar. Além disso, esses materiais permitem que professores, pais e outros profissionais discutam ideias inovadoras para solucionar problemas relacionados à aprendizagem e à relação professor-aluno.
Dicas para economizar na hora de comprar livros de Psicologia Escolar
Você já pensou em economizar dinheiro na hora de comprar livros de psicologia escolar? Se você é estudante ou professor, provavelmente sabe que esses materiais didáticos podem ser extremamente caros. Por isso, trouxemos algumas dicas para você adquirir os livros necessários sem gastar muito!
Uma dica importante é ficar de olho nas promoções. Em algumas livrarias, é possível encontrar descontos interessantes e assim economizar bastante. Se você ainda não conhece nenhuma loja com ofertas atrativas, vale a pena pesquisar na internet e ver qual delas tem os melhores preços.
Outra forma de economizar é comprando livros usados. Se você estiver procurando por um material específico e não tiver problema em adquirir uma versão antiga, vale a pena procurar em sebos ou em sites especializados. Com certeza você conseguirá encontrar o que precisa por um preço bem mais em conta.
Além disso, se você quiser economizar ainda mais, pode emprestar os livros. Se você tiver amigos ou conhecidos que possuam os materiais que precisa, peça para eles lhe cederem temporariamente. Dessa forma, você conseguirá usufruir do conteúdo sem ter que desembolsar nada.
E por último, mas não menos importante: compre online. Sites como Amazon e Submarino costumam ter promoções incríveis e entregam diretamente na sua casa. Além disso, é possível encontrar muitas obras interessantes que podem te ajudar nos estudos.
Informações adicionais:
Fatos Históricos Sobre a Psicologia Escolar
A psicologia escolar tem uma longa história na área de educação e saúde mental. É difícil determinar exatamente quando ela foi desenvolvida, mas há registros que remontam a pelo menos o século 19. Desde então, a psicologia escolar vem evoluindo para atender às necessidades de alunos, pais, professores e outros profissionais relacionados à educação. Abaixo estão alguns fatos históricos interessantes sobre psicologia escolar.
1890: O primeiro estudo científico sobre o desempenho acadêmico é publicado por William James em sua obra “The Principles of Psychology”. Ele primeiro discutiu como os fatores ambientais influenciam o aprendizado e desempenho acadêmico.
1908: O primeiro programa de psicologia escolar é estabelecido na Universidade de Wisconsin. Este programa foi pioneiro no estudo do comportamento dos alunos e suas habilidades cognitivas.
1913: O primeiro livro sobre psicologia educacional é publicado por Edward Lee Thorndike. Ele usou seus estudos para ajudar a melhorar as práticas educacionais.
1927: Kurt Lewin publicou seu trabalho “A Teoria da Dinâmica da Personalidade”, que explorava o lado psicológico da aprendizagem. A partir deste trabalho, ele propôs que os indivíduos podem ser motivados para mudanças de comportamento por meio da experiência.
1940: Jean Piaget publicou seu trabalho “A Teoria Genética da Inteligência”, que abordou o desenvolvimento cognitivo. Ele também propôs que o desenvolvimento da inteligência humana é influenciado pelas experiências com o meio ambiente.
1960: A Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow é publicada. Ele propôs que as necessidades humanas são interdependentes e motivam as pessoas a procurarem satisfação e realização.
1990: A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner é publicada. Esta teoria argumentou que existem vários tipos diferentes de inteligência, incluindo lógico-matemática, verbal-linguística, visual-espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal.
Referências:
[1] Thorndike, E.L. (1913). A teoria do aprendizado por meio da associação. Nova York: Macmillan.
[2] Lewin, K. (1927). A teoria genética da personalidade. Berlim: Springer.
[3] Piaget, J. (1940). A teoria genética da inteligência. Nova York: Harcourt Brace Jovanovich.
[4] Maslow, A.H. (1960). A teoria das necessidades humanas. Nova York: Van Nostrand Reinhold.
[5] Gardner, H. (1990). Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Londres: Fontana Press.
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