Livro sobre literatura da Guiana Francesa e Suriname é lançado por docente do Mestrado em Letras
O livro “Literatura, decolonialidade e trânsitos: Guiana Francesa e Suriname”, organizado pela Profª. Dra. Natali Fabiana da Costa e Silva, docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi lançado recentemente. A obra trata sobre a literatura da região do Platô das Guianas, o diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e o contexto geográfico no qual foi produzida.
A coletânea de artigos é fruto de pesquisas de campo realizadas pela Profª. Dra. Natali Silva na Guiana Francesa e no Suriname, com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As investigações contaram com a participação de instituições e pesquisadores brasileiros, guianenses e surinameses dedicados ao estudo não apenas da literatura, mas também de outras áreas relacionadas à realidade social e cultural dos países.
O livro está disponível gratuitamente através de um link na web e é dividido em três partes. A primeira contextualiza geograficamente, politicamente e socialmente a região do Platô das Guianas para facilitar o acesso à informação para os leitores que buscam conhecer a região. A segunda parte concentra-se especificamente na literatura produzida no Suriname e na Guiana Francesa, enquanto a terceira parte destaca reflexões sobre esses países em conjunto com a produção brasileira e caribenha.
A obra reúne textos escritos por pesquisadores de diversas instituições, como a Unifap, Universidade da Guiana Francesa, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que participaram do projeto liderado pela Profª. Natali Silva.
Segundo a organizadora da coletânea, um dos principais objetivos deste livro é compartilhar reflexões e conhecimentos sobre a literatura e a realidade de dois países pouco estudados ou conhecidos pela maioria das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento cultural e socioeconômico desses locais. A autora defende que o Brasil não percebe ainda todo o potencial geográfico, cultural, político e linguístico das regiões das Guianas.
Nesse sentido, esta obra tem uma importância essencial para divulgar informações científicas importantes sobre a região do Platô das Guianas e colocar em evidência as produções literárias e culturais desses países no cenário global. Por ser inovadora e pioneira ao trazer informações relevantes sobre esses países pouco estudados pelos pesquisadores brasileiros, este trabalho merece destaque como uma importante contribuição para os estudos literários nessa região.
Título | Literatura, decolonialidade e trânsitos: Guiana Francesa e Suriname |
Autora | Profª. Dra. Natali Fabiana da Costa e Silva |
Organização | Profª. Dra. Natali Fabiana da Costa e Silva |
Instituições envolvidas | Unifap, Universidade da Guiana Francesa, Unifal-MG, UFRB e Unesp |
Objetivo | Compartilhar reflexões e conhecimentos sobre a literatura e a realidade de dois países pouco estudados ou conhecidos pela maioria das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento cultural e socioeconômico desses locais. |
Divisão da obra | 1. Contextualização geográfica, política e social da região do Platô das Guianas 2. Literatura produzida no Suriname e na Guiana Francesa 3. Reflexões sobre esses países em conjunto com a produção brasileira e caribenha |
Acesso | Gratuito através de um link na web |
Com informações do site Diário do Amapá.